Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Preparar, iniciar e acelerar rumo à auto-confiança

por oficinadepsicologia, em 05.09.11

Autora: Filipa Jardim da Silva

Psicóloga Clínica

www.oficinadepsicologia.com

 

Filipa Jardim Silva

Se tivesse um baú de recursos e competências à sua disposição e lhe pedisse para eleger aquele que considera que lhe seria mais útil nas mais diversas situações de vida, provavelmente escolheria a auto-confiança. Não é por acaso que pessoas com uma postura activa, segura e decidida atraem confiança e admiração dos pares, enquanto alguém constantemente nervoso, atrapalhado e inseguro sente-se mais facilimente criticado e sozinho. Muitos sentem-se perdidos na aventura em busca da auto-confiança, podendo ficar emaranhados num ciclo de auto-desvalorização, desesperança, incapacidade de lidar com obstáculos e dificuldades e mais inferioridade.

A boa notícia é que existem mapas para esta aventura e que a auto-confiança pode realmente ser aprendida e construída. Como? – perguntará. Não se constrói por magia nem em poucos minutos. Constrói-se numa viagem, que implica preparação, fazer-se à estrada e por fim acelerar em direcção ao sucesso. Como para qualquer viagem, é necessário assegurar-se que leva todos os mantimentos e utensílios necessários.

 

Preparação da Viagem

Primeiro prepare a sua mochila com a substituição do guião do seu diálogo interno, de incapacitante e sabotador para positivo e encorajador; os pensamentos positivos pesam menos e incentivam a ir mais longe. Depois registe os feitos já alcançados, o que lhe permitirá reconhecer com mais facilidade o sucesso e bem-estar quando surgirem na sua viagem. Pense nos seus pontos fracos e fortes e nas oportunidades e obstáculos do seu caminho, e isso permitirá gerir os seus recursos optimizando as competências e encontrando soluções para as dificuldades. Segue-se a definição de metas: onde quer chegar no final desta viagem e quais as paragens que necessita fazer para gerir o esforço e se abastecer. No início, é melhor estabelecer pequenas etapas, um pequeno passo é suficiente para iniciar uma grande mudança. Na sua mochila não entram os conceitos “desistência” nem “fracasso”, pelo que se porventura se sentir tentado a levá-los, coloque-os de parte e lembre-se que perante as dificuldades da viagem reavaliará os objectivos definidos e poderá ter de traçar novas estratégias, mas continuará sempre, persistentemente, no caminho rumo à meta estabelecida.

 

 

Rumo à meta definida – início da viagem

De acordo com os seus objectivos, identifique as competências que necessita para os alcançar. Procure adquirir esses competências através de conversas com amigos que o inspiram, programas de meditação ou programação hipnótica, um processo psicoterapeutico, o que for necessário para adquirir o que realmente precisa para alcançar o que pretende. Concentre-se no básico, nas pequenas acções, não procure a perfeição em que tudo o faz, caso contrário não conseguirá vencer a inércia. Celebre efusivamente sempre que chegar à estação seguinte, sinta em cada parte do seu corpo as sensações e emoções inerentes ao sucesso. Sabe-se que os hábitos adquiridos repetem-se, por isso se o sucesso se tornar um hábito, melhores e maiores desafios surgirão na sua viagem. Pelo caminho, esteja alerta às tentativas de sabotagem da sua mente, denuncie e afaste-as em tempo real, concentre-se num diálogo interno positivo e de poder.

 

Acelerar em direcção ao sucesso

Nesta fase, sentirá a sua auto-confiança a fortalecer-se. É uma altura em que pode começar a puxar um pouco mais por si, defininindo desafios maiores, afinando as suas competências. Ainda que os pés bem assentes no chão, pode desfrutar da auto-confiança adquirida, encaminhando-se para uma construção contínua e equilibrada de segurança pessoal.

 

Boa viagem!

 

Nota: Um dos recursos a que pode recorrer nesta sua viagem é o programa de reprogramação hipnótica “aumente a sua auto-confiança” disponível na Loja da Oficina.

http://oficinadepsicologia.com/loja/shop/auto-confianca-2/

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:06



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D