Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Como combater a solidão?

por oficinadepsicologia, em 06.02.12

Autor: António Norton

Psicólogo Clínico

www.oficinadepsicologia.com

Facebook

 

António Norton

 

Todos nós já experienciamos a solidão. Existem períodos particulamente propicios que nos relembram a nossa solidão, tais como: O período das férias, o dia dos namorados e durante períodos de muito stress. A solidão faz parte da vida, mas quando é muito intensa torna-se disfuncional. Muitas pessoas não encontram estratégias para sair deste estado. A solidão pode afectar as pessoas de muitas maneiras:
 
Dor Física - Os estudos indicam que existem semelhanças entre as áreas do cérebro relacionadas com as emoções provocadas pela exclusão social e a dor física, o que ajuda a perceber cientificamente a explicação romantizada do "coração partido" e da dor interna.
 
Depressão - Estudos revelam que as pessoas sozinhas apresentam maior número de síntomas depressivos. As pessoas sozinhas e deprimidas experiênciam menores competências sociais para criar laços. Os estudos apontam para uma estreita ligação entre a depressão e a solidão, cada uma alimentado a outra.
 
Saúde Física - Estudos apontam para uma redução da saúde física e do bem-estar nos sujeitos vítimas de solidão. Estes também apresentam maior vulnerabilidade ao aparecimento de doenças. O seu sistema imunitário está mais frágil.
 
Aqui ficam algumas ideias sobre o que fazer perante a solidão:
 
Entre num grupo - Poderá ser um grupo ligado às artes ou ao desporto, ou um grupo comunitário. Entrar num grupo imediatamente conduz a uma integração num conjunto de pessoas que partilham interesses comuns. Poderá trazer um sentimento de pertença. A integração num grupo e o convívio com outras pessoas estimula a criatividade, poderá ser algo que o faça desejar o dia seguinte, ajudando a combater a solidão.
 
Faça voluntariado - Tornar-se voluntário por uma causa em que acredita poderá trazer elevados beneficios. Conhecer outras pessoas, fazer parte de um grupo, criar novas experiências. Praticar e sentir o altruismo poderá trazer outro sentido à sua vida, o que contribuirá para aumentar a sua felicidade e o seu bem-estar, diminuindo a solidão. Trabalhar com os outros mais desfavorecidos pode fazer olhar para a sua vida e para as possibilidades que tem com outros olhos.
 
Procure suporte virtual - Cada vez mais o facebook, e outros portais virtuais têm o condão de dinamizar e fazer crescer as suas relações sociais. Existem muitas pessoas online na mesma situação que você e que estão desejosas que entre em contacto com elas. Existem pessoas com boas intenções que também procuram criar relações, criar laços, criar amizades ou relações amorosas e que procuram o veículo virtual.
 
Invista nas suas relações sociais - Certamente tem pessoas na sua vida que talvez conheça mal, que ainda sejam apenas conhecidos, mas que sempre teve curiosidade de os conhecer melhor. Também poderá investir nas suas relações familiares e torná-las mais profundas e íntimas. Ligue mais aos seus amigos! Hoje em dia, existem serviços de operadores de telemóvel que permitem ligações muitssimo baratas. Invista nas suas relações! Convide os seus amigos para sair! Organize jantares de amigos que tragam dois amigos, dinamizando os encontros sociais e tornando-os fontes de novidade constante.
 
Compre um animal de estimação - Os cães e os gatos, em especial podem trazer vários beneficios e um deles é a prevenção da solidão. Cuidar de um animal reúne principios de altruismo e de companheirismo. Passear um cão leva a comportamentos espontãneos de pessoas que passeiam e que afagam o animal e podem meter conversa consigo, sejam eles pessoas com ou sem animal de estimação. Os animais permitem dar amor incondicional, que poderá ser um extraordinário trunfo para vencer a solidão.  
 
Faça psicoterapia - A psicoterapia tem inúmeras vantagens. Permite criar uma relação de confiança e de exposição da sua intimidade com alguém que o ouve atentamente, com atenção plena e com genuina empatia. Estes elementos são muito reconfortantes para uma pessoa que sofra de solidão. Além de promover este conforto a terapia fornece uma série de estratégias para sair da solidão e reencontrar o seu bem-estar.

 

Entre para um grupo terapêutico - Os grupos terapêuticos são óptimas soluções para combater a solidão. Fornecem uma série de ferramentas importantes para vencer a solidão, desenvolvem competências sociais fundamentais para reconstruir laços, permitem trabalhar e treinar competências sociais através de exercicios de simulação com outras pessoas em situações idênticas, sempre sob o olhar atento e profissional de um ou mais psicoterapêutas. Aproveito para recordar que a Oficina de Psicologia tem à sua disposição grupos terapêuticos para lidar com a depressão e a ansiedade social que muito o poderão ajudar!

 

Como vê, existem muitas formas de combater a solidão.

 

Espero que artigo o possa ajudar!

publicado às 10:36


35 comentários

Sem imagem de perfil

De estefany a 25.01.2013 às 05:22

Eu sou vitima da solidao porque tenho muita magua no meu coraçao, e por mais que eu tenha alguem para conversar eu nao consigo falar os meus sentimentos para ela, sempre fica alguma coisa para dizer mais eu nao consigo explicar
Sem imagem de perfil

De catarina carvalho a 26.02.2013 às 12:35

PODEMOS COMBATER ASOLIDAO ENTRANDO NUM GRUPO TERAPEUTICO SAO OPTMAS SOLUCOES PARA COMBATER A SOLIDAO
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.05.2013 às 21:55

A solidao que sinto e sufocante e apesar das dicas quando estou no meio das pessoas me sinto alheia a todos...

Sem imagem de perfil

De julia a 30.06.2013 às 18:23

as dicas sao optimas mas eu acho que o meu problema vai mas alem.eu tento conversar e sinto k ninguem me entende
Sem imagem de perfil

De kika a 15.07.2013 às 09:01

As dicas são fantasticas mas sair da solidão não é assim tão fácil.
A maioria das pessoas tem amigos de infância coisa que não tenho , e quando temos uma vida que nos obrigou a mudar de país várias vezes a situação é ainda pior.
Sem imagem de perfil

De José a 22.07.2013 às 19:23

Kika,
às vezes os amigos de infância se perdem até quando vc muda de bairro. a gente tem q dar valor pra quem dá valor pra gente.
no momento eu to antenado pra descobrir quem me dê valor.
Sem imagem de perfil

De Jose Roberto Souza a 18.09.2013 às 18:59

Compreendo também tenho sofrido bastante, pois moro sozinho sou tímido , mas acho que através destas oportunidade e redes sociais , poderemos dialogar e criar mais laços de amizade.
Sem imagem de perfil

De consuelo a 12.07.2015 às 01:40

Vivo a mesma situação. Moro sozinha e sou tímida. Além disso, moro em um lugar pequeno, com poucas oportunidades de lazer.
Sem imagem de perfil

De Alexandra a 05.07.2014 às 18:16

Ola Kika,

Sinto exactamente a mesma coisa. Se quiser contacte-me.

Obg, Beijos.

Alexandra
Sem imagem de perfil

De Wallisson a 29.09.2014 às 01:41

Eu sofro muito com solidão e tristezas, insonias, sou uma pessoa quieta, timido, não tenho muito argumentos, mais sempre faço o possível pra amenizar, me sentir menos mal pelos por alguns instantes, saio, assisto um filme, compro o que tenho vontade de comer sem exageros,como chocolate amargo, vou ao parque andar de patins, se eu pudesse teria uma animalzinho, mais o meu ambiente de convivência não permite, tenho dificuldade pra muitas coisas, mais a vida me fez entender, e que eu tenho que ser tolerante mesmo sendo infeliz, a vida continua e tenho que vivê-la sendo de forma desagradável ou não,no momento podemos estar vivendo a tempestade, amanhã pode ser um dia diferente, tenho muita vontade de me tornar um voluntario, fazer terapias, participar de eventos, mais não sei por onde começar, talvez isso me ajude a refletir para ser melhor comigo e com as pessoas que se encontram na mesma situação ou piores....
Sem imagem de perfil

De FIORAVANTE a 31.10.2014 às 10:47

Amigo, comece se informando aonde tem esses grupos de terapia na sua cidade ou em cidades próximas. E procure ser voluntário naquilo que você se identifica, um serviço ou habilidade que tenha, ou até mesmo algo novo, que vá exigir de você uma aprendizado, cuidar de idosos em um asilo, passar um tempo com as crianças em hospitais ou orfanatos lendo histórias para elas, ai você vai conhecer pessoas e se identificar com elas, criando laços de amizades e relacionamentos verdades.

Te desejo sorte. Abraços.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.02.2016 às 11:31

Se houvesse um sitio onde os solitários se juntassem e pudessem conviver seria o ideal
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.03.2020 às 22:23

seria uma otima ideia ,pois eu veja a solidão de uma forma em ter pouca pessoa para conversar .preciso ter mais amigos para conversar .......
Sem imagem de perfil

De Sofia a 17.07.2013 às 15:15

Solidão.... difícil de exprimir..impossível de tratar....acho que não tem nada a ver com falta de amigos, tem a ver com falta de nós mesmos, nada resolve, suporta-se
Sem imagem de perfil

De Anna a 07.08.2013 às 10:04

Andei anos e anos a saltiar de um lado para o outro, para fugir a pais castradores, por questões profissionais... passei por um casamento psicologicamente e emocionalmente violento, acabei mãe solteira, conheci de perto o cancro ... e perdi-me... simplesmente desisti de sair...mas detesto esta situação... Enfim...cada um colhe o que semeia
Sem imagem de perfil

De Piter mateus a 10.11.2013 às 08:17

Adorei bastante do pots xepero k ajude mtx k xtao na mexma xituaxao
Sem imagem de perfil

De Piter mateus a 10.11.2013 às 08:28

É melhor tentar e falhar k precupar se e ver a vida passar e vc sempre agarando xte mao k so nos faz sofrer forxa ai bjx
Sem imagem de perfil

De Guilherme Franco a 03.12.2013 às 16:25

De fato, muitas formas!, a exemplo:

http://guilhermefranco.blogspot.de/2013/11/adeus-solidao.html

Comentar post


Pág. 1/3



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D