Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Autor: António Norton

 

Psicólogo Clínico

 

www.oficinadepsicologia.com

 

Facebook

 

António Norton

Hoje em dia imperam ideias de positivismo, de “smiles”, de “likes”, de sorrisos. Implicitamente corre a ideia de que o importante é nos sentirmos bem.

 

Gostaria que reflectissemos sobre as implicações psicológicas desta mensagem implícita e explicita de obrigatoriedade de “estarmos bem”.

 

Naturalmente, qualquer pessoa gosta de se sentir bem. Mas esta sensação deverá ser natural, ou seja, deverá ser de acordo com os níveis de realização de cada um. Se uma pessoa se sente realizada ou sente que está no caminho certo em áreas como o eixo amoroso, profissional, familiar, de amizades e existêncial (o sentido que dá à sua vida) então é natural que se sinta bem.

 

A vida é dinâmica e existem sempre áreas em que sentimos maior ou menor realização. O eixo amoroso pode estar fantástico e o profissional péssimo e tal poderá não impedir que uma pessoa se sinta relativamente bem.

 

Mas existem situações em que o “tá-se bem” ou o “sorriso” não fazem qualquer sentido, nem têm que fazer. O problema está na dificuldade em vivenciar estas emoções. Parece que esta sociedade defensora do ultrapositivismo não deixa espaço para a partilha e a intimidade da expressão de estados de tristeza, zanga ou dor interior profunda. E esta é uma questão séria e que deverá merecer a nossa reflexão.

 

Quantas vezes é que só no sossego, no conforto e no segredo do nosso quarto é que somos nós, na autenticidade da nossa expressão emocional, sobretudo em períodos de dor e de ansiedade?

 

Muitas vezes, a censura a emoções como a tristeza ou a zanga começa desde a mais tenra infância em que estas emoções não são devidamente legitimadas e são impostos níveis de hétero-censura pelos pais e educadores. A criança aprende que não deverá estar triste ou zangada e não aprende verdadeiramente a sentir e a gerir estas emoções. Estas não aprendizagens muitas vezes têm pesados custos ao longo da vida justamente em períodos em que deveria existir a legitimidade para dizer “tá-se mal”. 

 

A criança vai aprendendo a não gerir interiormente a tristeza e a zanga e depois é lançada numa sociedade onde a partilha da tristeza é, de certo modo, censurada…

 

Este é verdadeiramente um dos dramas da sociedade actual. Parece que não há espaço e compreensão para um olhar triste e vazio ou a ausência de um sorriso. Todas estas manifestações emocionais criam incómodo e embaraço e são olhadas de lado.

 

Se alguém se sente triste ou zangado, sorrir e fingir que está tudo bem só levará a uma maior acumulação de tensão.

Outra das consequências desta censura colectiva é o de a própria pessoa entrar em processos de relativização e de auto-ilusão perante o seu mesmo sofrimento “Se os outros dizem que está tudo bem e que eu tenho é de sorrir, então se calhar até não estou assim tão mal”.

 

A negação do sofrimento. O não dizer “tá-se mal”, o não ouvir as nossas emoções traz consequências… 

O que acontece quando não ouvimos as nossas emoções?

 

Se não ouvimos as nossas emoções, então poderemos correr o risco de perpetuar ciclos de mal estar físico e psicológico. O nosso corpo começará a “guinchar” com dores de cabeça, tensão acumulada nas costas, taquicardias, úlceras, sensações de vómitos e mal-estar abdominal entre muitos outros sinais que a sabedoria do nosso corpo usa para sinalizar a gravidade da situação.

 

O maior erro é ignorar estes sinais e fingir que “tá-se bem!”. Por vezes devemos dizer “tá-se mal” e perceber que o “smile” interior não está disponível. É a consciência do nosso sofrimento que conduzirá à procura da mudança.

 

Se o seu corpo dá sinais de que “tá-se mal” ou se anda zangado, ansioso ou triste continuamente então seja verdadeiro consigo mesmo e assuma que “tá-se mal” e procure ajuda psicológica!

 

Vale a pena pensar nisto!

 

publicado às 10:53


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Jaqueline a 21.04.2013 às 06:02

Afinal foi o Psicólogo Antonio Norton que escreveu sobre esse assunto "Está tudo bem" em 10/12/2012 ou foi o Pastor Samuel Lemos em 8/4/2013?

Tem alguma coisa estranha aí.
Afinal de quem é o texto???

http://oficinadepsicologia.blogs.sapo.pt/176877.html?mode=reply#reply

OU

http://pastorsamuellemos.wordpress.com/2013/04/08/a-geracao-evangelica-do-esta-tudo-bem-e-a-negacao-do-sofrimento-da-alma/

Imagem de perfil

De oficinadepsicologia a 24.04.2013 às 14:35

Jaqueline
Como poderá ver pelas datas o texto do nosso colega Antonio Norton foi escrito em outubro de 2012 e publicado no nosso blog dia 10 de dezembro de 2012. A data em que o texto do pastor Samuel foi publicado é dia 8 de abril de 2013.
Sabemos que temos muitos seguidores e admiradores do nosso trabalho que utilizam as nossas palavras, o que muito nos satisfaz se formos citados, preservando os nossos direitos de autor. Trabalhamos todos os dias com elevado sentido de responsabilidade, rigor e ética pelo que exigimos respeito pelo nosso trabalho.
Fica assim à sua consideração a conclusão óbvia.

Um abraço
Filipa Jardim da Silva
Oficina de psicologia

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D