Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre o Outono

por oficinadepsicologia, em 27.09.13

www.oficinadepsicologia.com

 

Facebook

 

 

Se a Primavera é a estação da renovação, o Outono é a estação da libertação, a partir da qual a renovação é possível.

 

No Outono as árvores despem-se das suas roupas antigas, deixam de alimentar as folhas que trazem da Primavera e do Verão, que amarelecem e morrem, e deixam-nas cair por terra, libertam-se do antigo, do que já não lhes serve, do que já pesa.

 

Também no nosso corpo se dão estas mudanças, já reparou que é no Outono que perdemos mais cabelo?

 

De um ponto de vista psicológico, este libertar do antigo é por vezes doloroso, até percebemos que ele já não nos serve e nos pesa, mas é nosso, é o que conhecemos e é difícil expormo-nos à “nudez” do Inverno, e à incerteza e ao desconhecido do que colocaremos no lugar na Primavera. Muitas vezes no Outono damos por nós com um humor mais deprimido, em processo de luto daquilo que já não nos serve mas custa desprender.

 

O Outono abre caminho à introspecção do Inverno, a partir da qual tomamos decisões mais fundamentadas e mais adequadas às nossas necessidades sobre como nos queremos renovar na Primavera. É assustador “despirmo-nos” no Outono e olharmos verdadeiramente para dentro de nós no Inverno, para a nossa essência. Mas, apesar de difícil, este processo de libertação do antigo é essencial, porque é neste desprender e libertar que abrimos espaço para o novo que a Primavera virá preencher.

 

Este Outono, aproveite para reflectir “do que é que quero e/ou preciso libertar-me?”, “o que é que eu quero e/ou preciso deixar para trás?”, “o que é que pesa, o que é que já não serve?”…

E dê-se este espaço para o deixar cair, dê-se espaço também para a tristeza que poderá sentir ao deixá-lo para trás.

 

Ciente que a tristeza não fica para sempre, o que fica é espaço para o novo que a Primavera poderá trazer.

 

publicado às 10:46


5 comentários

Sem imagem de perfil

De http://www.psicologianofoco.blogspot.com a 28.10.2013 às 18:06

Parabêns pelo blog!!!


http://www.psicologianofoco.blogspot.com.br/
Sem imagem de perfil

De Carolina Torres a 29.10.2013 às 02:57

Olá,
muito leggal o blog! Aproveito para divulgar meu blog, com eventos e cursos em psicologia em São Paulo!
Um abraço,
Carol
Sem imagem de perfil

De Mônica a 17.02.2015 às 02:13

olá, gostaria de me consultar com vocês, telefone, endereço..

obrigada
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.07.2018 às 16:22

Boa tarde.

Esse artigo captou bem o espírito das estações do ano. Pena que nem todos possam vivê-las com a intensidade que vivi, no campo.

Abraços.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.03.2019 às 19:47

Sofro com esses sintomas a muito tempo e não sabia que era da ansiedade.muito obrigado pelas informações mim ajudou muito.
Para uma coisa fora do comum tem época do ano que eu sinto depois passa.Dotos os anos é assim.
Detalhe quando eu volto a treinar musculação ou outro esporte não mim dar nada disso.
Aí fica minha pergunta si eu treinar o resto da minha vida não sentirei mais esses terríveis sintomas?
Mim responda por favor.
Mais uma vez muito obrigado.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D