Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sabia que...?

por oficinadepsicologia, em 19.06.10

Autora: Isabel Policarpo

Psicóloga Clínica

 

Perguntar “porquê” em vez de “como”, ajuda as pessoas a atingirem objectivos como poupar dinheiro ou perder peso.

As pessoas que se focam em como atingir um determinado objectivo, têm mais dificuldades em atingir as suas metas, do que as pessoas que abstractamente pensam no porquê de quererem determinada coisa.

 

Num estudo pediu-se a um grupo de pessoas para fazer um plano concreto para poupar dinheiro, enquanto se pediu a um outro grupo para se focar no porque de querer poupar dinheiro. Depois a ambos os grupos foi dada a oportunidade de gastar algum dineiro, tendo-se verificado que o primeiro grupo teve mais dificuldade em evitar compras e gastos, do que o segundo grupo.

 

Os autores do estudo detectaram que quando as pessoas se focam em aspectos concretos do como querer atingir os seus objectivos, geralmente tornam-se mais fechadas  e menos aptas a tirar partido das oportunidades que não estão dentro dos seus planos. Inversamente, aquelas que se centram no porque, têm mais facilidade em considerar oportunidades “fora do plano” para atingir as suas metas.

 

Se tem algum objectivo que deseja alcançar, mais do que um planeamento detalhado e pormenorizado, importa no dia a dia manter a sua mente aberta e lembrar-se a si próprio porque é importante para si atingir esse objectivo.Boa sorte!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 09:22



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D