Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Talvez sistema nervoso?

por oficinadepsicologia, em 24.01.10

Bom dia:
Pensei que me poderiam ajudar. O meu nome é I. e tenho 28 anos. Em Dezembro de 2008 deu-me uma dor de cabeça que nao aguentava, fui ao médico e ele disse-me que era uma enxaqueca, tomei medicação e passou a dor de cabeça. Passados uns meses andei com dor de costas e só estava bem deitada de barriga para cima, depois passou a dor de costas e começou-me uma dor do lado esquerdo do peito mais para o lado da cova de braço, fui novamente ao médico e ele disse-me que era dor muscular só que essa dor não passou com a medicação que me dava; será que esta dor teve a ver com a dor de costas ja que apareceu logo a seguir? Fui as urgencias tinha o coração alterado, e a tensão alta, melhorei com a medicação que me deram, só que essa dor nunca mais passou e voltei ao médico de família ele disse-me que é do sistema nervoso. As vezes é como que sinto um nó na garganta. Fiz um electrocardiograma para ver se essa dor era do coração mas estava tudo bem. e caroços no peito nao tenho. Nao sei o que fazer... pois a dor aumenta mais quando faço algum esforço ou quando estou mais nervosa. 
Estive a ler um artigo sobre o esgotamento nervoso e queria que que explicassem quais são as causas, os sintomas.
O que me aconselham a fazer? Será que deva procurar novamente o médico de família para fazer exames? Ou devo procurar outro médico e qual médico devo procurar.

Obrigada
I.

 

Cara I.,

A maior parte do que descreve é consistente com uma crise ansiosa. De facto, as dores no peito, no braço e, mesmo, nas costas, podem ser um reflexo da respiração alterada, o que é uma das primeiros coisas que acontece no organismo humano quando a ansiedade é muito elevada. Farei um post brevemente descrevendo alguns sintomas da hiperventilação (é assim que se designa quando começamos a respirar muito rápido e muito superficialmente, como consequência da ansiedade). A tensão arterial elevada também é muitas vezes consequência de stress - e, na sua área de actividade profissional (que eliminámos do seu pedido, para proteger a sua identidade) existiram alterações muito significativas neste final/início de ano que, acredito, a devem ter cansado e colocado sob tensão emocional. É precisamente a este tipo de situações (ansiedade, cansaço, etc) que vulgarmente se designa de esgotamento, se bem que não seja propriamente um quadro clínico por si só.

No entanto, só porque está ansiosa, não significa que não tenha, igualmente, alguma situação de natureza médica que requeira atenção. Assim, a nossa recomendação é de que volte ao seu médico de família para um check-up rigoroso (incluindo à tiróide) e, simultaneamente que peça apoio psicológico, para poder aprender a lidar de uma forma mais tranquila com o seu dia-a-dia.

Provavelmente, com descanso e exercícios de auto-regulação emocional (aprendidos no acompanhamento psicoterapêutico/psicológico) irá melhorar substancialmente, mas volto a insistir que é importante uma análise médica que permita excluir outros factores que possam estar a contribuir para o seu mal-estar.

Ficamos à sua disposição para a apoiar no que entender necessário.

Um abraço solidário,

Madalena Lobo

Oficina de Psicologia

publicado às 09:44


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Luiz a 10.11.2013 às 01:55

Olá, li as declarações aqui postadas e me chamaram atenção, por muitos sintomas serem parecidos com os que tenho vivenciado a já uns 3 meses, salvo que não sinto aceleração cardíaca e nem alterações respiratórias.
Sintomas iniciaram com uma dormência e formigamento somente no braço esquerdo, principalmente na mão, em seguida dor na omoplata direita, queimação em determinados pontos no tórax. Aparecimento de umas manchas brancas no tórax, depois iniciaram dores nas costas, em seguida nuca e atualmente muitas dores na minha caixa torácica. Também tive dores na perna esquerda, sinto choques elétricos, descargas confusas pelo corpo, também tive fortes dores de cabeça e tonturas, acordo durante a noite com dores no tórax. Já realizei diversos exames, eletrocardiograma, radiografia completa da coluna, radiografia do pulmão, exame de sangue completo, como endoscopia, colonos copia e por último uma ressonância magnética da coluna cervical. Será algum distúrbio psicológico tudo isso ou sistema nervoso? Detalhe sou muito calmo, bem na minha, não estou preocupado e nem incomodado com nada da vida. Até o momento por todos os médicos que me consultei, nada foi diagnosticado, só me receitaram relaxantes musculares que não tem causando nenhum efeito e as dores continuam. Até me receitaram um remédio para problemas psicológico, mas o mesmo me causo reações de angústia, sufocamento e o tomei apenas por 3 dias, percebi que me deixavam muito deprimido, pra baixo. Bom sinceramente não sei mais o que fazer, me recomendaram apenas fortalecer minha estrutura muscular, principalmente da cervical.
Sem imagem de perfil

De flavia maria parente a 07.02.2016 às 20:14

EU SEI...VA PRUMA ACADEMIA MALHAR\ TOME MAGNESIO\ SE MEXA- P\ROOCURE FAZER MAIS O Q GOSTA\ RESPEITE SUA ALMA...SEU EU...CHUTA QUEM TE FAZ MAL!!!!!! DESENVOLVA MAIS A FÉ!!!!! VIRE UM ATLETA, Q A CURA CHEGA RAPIDÃO!!!! PROCURE NÃO ENGOLIR SAPOS, SE DIVORCIA, SE O LANCE NÃO TA VALENDO A PENA, Q TU CURA!!!!!! OLHA MAIS PRA TI\ SE AME MAIS\ SAI DE PERTO DE GENTE NEGATIVA\ FAÇA MAIS SEXO\ QUALQUER FORMA DE AMOR...SERVE\ SE LANCE PRA VIDA\ VC É BONITO- A CURA TA PERTO DE VC. QUANDO SE LIBERTAR......ABRAÇOS, FLAVIAFLORIPA.....LIZMASSAGISTA.COM.BR

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D