Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sugestões para adormecer

por oficinadepsicologia, em 20.04.11

Autora: Tânia da Cunha

Psicóloga Clínica

 

A privação de sono pode constituir um dos mais eficazes métodos de tortura, ainda assim, muitas pessoas apresentam dificuldades relacionadas com as questões do sono. A qualidade do sono é fundamental porque quando dormimos reparamos o corpo e compensamos o stress do dia-a-dia.

 

  • Tente não se inquietar com a quantidade de sono que tem, pois isso piora a situação.
    Tânia da Cunha

     

  • Deite-se a uma hora regular. 
  • Se considera que se tem deitado muito cedo, passe a deitar-se 15 minutos mais tarde, durante cerca de uma semana, para ver se o sono melhora.
  • Se de manhã acorda cansado, tente deitar-se 15 a 30 minutos mais tarde até acordar revigorado e não demasiado cedo.
  • Evite dormir durante o dia e diminua o número de sestas, de modo a encontrar-se mais cansado à hora habitual de se deitar.
  • Jante a uma hora regular, algumas horas antes de se deitar.
  • Evite bebidas estimulantes, incluindo chá, café e refrigerantes, e não fume perto da hora de se deitar.
  • Um banho quente pode ser útil para se relaxar à noite.
  • Um passeio tranquilo à noite pode ajudá-lo a relaxar-se e a sentir-se mais cansado.
  • Os hábitos regulares à hora de deitar ajudá-lo-ão a criar o estado de espírito adequado para adormecer.
  • Faça o possível para que o seu quarto seja confortável e esteja a uma temperatura agradável.
  • Evite ler ou ouvir música na cama, a menos que tenha verificado que estes hábitos sejam especialmente úteis para se relaxar.
  • Experimente alguma técnica de relaxamento deitado até sentir vontade de adormecer.
  • Se for incapaz de dormir porque está preocupado e não consegue afastar os problemas da mente opte por um exercício de contenção emocional.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:18



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D