Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Joana Florindo
Psicóloga Clínica
Felicitem-se os mais gulosos e todos o apreciadores de chocolate negro em geral, porque de acordo com um estudo publicado no “Journal of Proteome Research” comer chocolate negro parece contribuir para a redução do stress emocional.
Para além dos seus já conhecidos benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, muito devido às propriedades antioxidantes dos seus compostos, os estudos sugerem que este tipo de chocolate promove a diminuição da pressão sanguínea e ajuda a estabilizar a produção de algumas hormonas do nosso organismo, nomeadamente as responsáveis pelo stress.
Esta investigação contou com a participação de 30 adultos saudáveis, aos quais foi requerido um consumo diário de 40 g de chocolate negro, por um período de 14 dias. Todos os participantes foram classificados de acordo com os seus níveis de ansiedade, após a realização de questionários psicológicos de auto-resposta. E ainda submetidos a análises de resposta metabólica em três períodos distintos da investigação, três dias antes do seu início, a meio, e no final da mesma.
De acordo com os resultados obtidos, os participantes que apresentavam níveis mais elevados de ansiedade tenderam a revelar uma diminuição na produção das hormonas responsáveis pelo stress, bem como outras favoráveis alterações bioquímicas relacionadas com este estado emocional.
Deliciosas notícias podem então ser divulgadas… É possível anunciar a todos que o consumo diário de 40g de chocolate negro, por um período aproximado de duas semanas, está indicado cientificamente para reduzir os níveis de stress, especialmente daqueles que os têm bem elevados.