Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Cristina Sousa Ferreira
Psicóloga Clínica
Em crianças ouvimos esta pergunta vezes e vezes sem conta. Quando respondemos que gostávamos de trabalhar numa papelaria, (imaginando um sem número de lápis de cor e de cera de todas as cores, borrachas e afias, cadernos a estrear com aquele cheiro a novo e que têm nas capas com as imagens dos nossos heróis), ou numa loja de brinquedos (todos nossos, que sonho lindo) ou que queremos ser Bombeiros (com aquele fato vermelho e chapéu imponente com um carro mágico) rapidamente nos incentivam a escolher profissões mais prestigiantes como médico, advogado ou mesmo piloto de avião.
Já na adolescência aspiramos a carreiras mais excitantes e glamorosas como Astronauta, Piloto de Automóveis, Modelo. ou então queremos mesmo ser um Cirurgião famoso.
À medida que crescemos aprendemos que estas profissões exigem de nós um longo período de aprendizagem, enorme competitividade, são fisicamente exigentes e que nos deixam pouco tempo para a família e amigos. Mas que importa? No final somos recompensados por bons salários e notoriedade.
Mas e se quisermos valorizar outros aspectos? Se procurarmos uma profissão que nos traga um nível salarial confortável, pouco stress, que não seja muito exigente fisicamente e não esteja sujeita a perigos ambientais? Que profissão devemos escolher?
Um estudo realizado em 2011 pelo site CarrerCast (especializado em Recursos Humanos e Empreendorismo) e a Associação Psicológica Americana, que teve em conta as mudanças nas condições de trabalho como as inovações tecnológicas ou acontecimentos históricos, dá-nos a resposta.
Notoriedade ou qualidade de vida? Eis a questão.
Os Resultados?
Uma lista com algumas das excitantes profissões de sonho, mas que são simultâneamente as mais stressantes no dia a dia.
E uma lista de profissões que não deixarão o seu coração acelarado de excitação mas são escolhas sólidas para quem procura menos prestígio e mais qualidade de vida.
As mais stressantes:
As menos stressantes:
Cabe-lhe a si decidir, se ainda vai a tempo.
Este estudo foi realizado nos EUA pelo que queremos saber qual a sua realidade aqui em Portugal. A sua profissão é stressante? Como vive o stress no seu dia a dia?
Se escolheu uma das profissões mais stressantes e este já se instalou na sua vida vá à ao site da Oficina de Psicologia e veja as nossas dicas para lidar com o Stress. Vá depois à nossa loja on-line e combata o seu Stress com uns CD’s de relaxamento ou inscrevendo-se num programa StressLess.