Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Adaptação à escola

por oficinadepsicologia, em 11.10.11

E-mail recebido          

 

"Bom dia.

  

Gostaria de pedir a Vossa opinião em relação ao comportamento do meu filho, após a entrada na Infantil.

 

 Meu filho tem 3 anos e esteve sempre em casa comigo. Na semana passada começou a frequentar a infantil e não tem corrido nada bem. A caminho da escola, conversamos e ele diz todo o tempo que não gosta do Colégio. Eu digo que ele já é crescido e todos os meninos crescidos vão para o Colégio para fazer amigos, brincar e aprender a fazer coisas divertidas. Prometo-lhe que vou lá estar até que a professora vá para a sala com eles e que nessa altura ele terá que dar um beijinho e seguir para a sala com os colegas.  Com alguma relutância e com um ar triste, mas sem chorar, ele cumpre o prometido e vai para a sala de aula.  Quando vou buscá-lo, abraça-me e chora por um longo período e as auxiliares informam-me  que ele chora imenso na hora do almoço, vomita e na hora do lanche recusa-se a provar tudo que é novo.

 

Tudo o que relatei até agora, parece-me "normal" na fase de adaptação de qualquer criança, sobretudo uma criança que esteve 3 anos em casa com a mãe. O que me preocupa é o facto de o meu filho ter pesadelos todas as noites, com crises de choro e enquanto dorme diz: "Mamã, mamã, quero a minha mamã".  Não consigo acalmá-lo, falo com ele, digo que estou ali, pego-o ao colo, mas ele não reage, continua aos prantos, a chamar por mim. As crises de choro têm sido cada dia mais intensas e até mesmo no fim de semana isso ocorreu.

 

Penso que falhei quando coloquei o meu filho desde o primeiro dia de escola, durante o horário integral (das 10h às 16h), mas neste momento sinto que estarei agindo de forma errada, se diminuir o seu tempo no infantário.

 

Estou completamente perdida e não sei o que fazer.  Ficarei extremamente agradecida se puderem me dar alguma ajuda.

 

 

 

Os meus melhores cumprimentos,

JC"      

 

 

Cara J. C.,
De facto, e como refere, a integração pela primeira vez no creche ou jardim de infância, é um período que exige adaptações por parte da criança e dos principais cuidadores. Todos os sintomas que menciona aquando da permanência no colégio são comuns numa fase de adaptação. É importante que continue a mostrar "firmeza com amor" na hora de deixar o seu filho no colégio. Firmeza no sentido de não ceder às tentativas da criança não ir/ficar no colégio. Amor no sentido de conversarem sobre tudo o que de positivo as crianças recebem da escola, amor no sentido de manifestar afecto e carinho no momento de se despedirem, amor no sentido de espelhar confiança e segurança ao seu filho quando falam da escola e quando se despedem, assegurando o seu regresso ao final do dia e a sua certeza de que no colégio poderá fazer grandes conquistas.
Relativamente à agitação durante o sono, e pela sua breve descrição, parece-me tratar-se de uma situação de terrores nocturnos, uma situação que deixa os pais bastante assustados por sentirem que nada acalma a criança. Embora muito assustadores para os pais, não o são para a criança porque ela não se lembra de nada. Nestas situações é importante que não tente acordar a criança, assegurando que ela fica em segurança na sua cama. Pode sentar-se ao pé do seu filho, garantindo que fica seguro, até ele estar mais calmo. Os terrores nocturnos podem também ocorrer em etapas significativas do desenvolvimento da  criança, como a entrada para a escola.
Aquilo que lhe permitirá distinguir se se trata de uma fase de adaptação à escola, ou de qualquer outra situação, será a duração dos sintomas. Se estes persistirem por mais de duas semanas, é aconselhável que procure ajuda técnica, junto do Pediatra ou numa consulta de Psicologia.

Caso a possamos ajudar de mais alguma forma, por favor não hesite em contactar-nos.

Um abraço,

Inês Afonso Marques

Oficina de Psicologia

 

 

publicado às 15:50



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D