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Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
E-mail recebido
"Bom dia.
Gostaria de pedir a Vossa opinião em relação ao comportamento do meu filho, após a entrada na Infantil.
Meu filho tem 3 anos e esteve sempre em casa comigo. Na semana passada começou a frequentar a infantil e não tem corrido nada bem. A caminho da escola, conversamos e ele diz todo o tempo que não gosta do Colégio. Eu digo que ele já é crescido e todos os meninos crescidos vão para o Colégio para fazer amigos, brincar e aprender a fazer coisas divertidas. Prometo-lhe que vou lá estar até que a professora vá para a sala com eles e que nessa altura ele terá que dar um beijinho e seguir para a sala com os colegas. Com alguma relutância e com um ar triste, mas sem chorar, ele cumpre o prometido e vai para a sala de aula. Quando vou buscá-lo, abraça-me e chora por um longo período e as auxiliares informam-me que ele chora imenso na hora do almoço, vomita e na hora do lanche recusa-se a provar tudo que é novo.
Tudo o que relatei até agora, parece-me "normal" na fase de adaptação de qualquer criança, sobretudo uma criança que esteve 3 anos em casa com a mãe. O que me preocupa é o facto de o meu filho ter pesadelos todas as noites, com crises de choro e enquanto dorme diz: "Mamã, mamã, quero a minha mamã". Não consigo acalmá-lo, falo com ele, digo que estou ali, pego-o ao colo, mas ele não reage, continua aos prantos, a chamar por mim. As crises de choro têm sido cada dia mais intensas e até mesmo no fim de semana isso ocorreu.
Penso que falhei quando coloquei o meu filho desde o primeiro dia de escola, durante o horário integral (das 10h às 16h), mas neste momento sinto que estarei agindo de forma errada, se diminuir o seu tempo no infantário.
Estou completamente perdida e não sei o que fazer. Ficarei extremamente agradecida se puderem me dar alguma ajuda.
Os meus melhores cumprimentos,
JC"
Cara J. C.,
De facto, e como refere, a integração pela primeira vez no creche ou jardim de infância, é um período que exige adaptações por parte da criança e dos principais cuidadores. Todos os sintomas que menciona aquando da permanência no colégio são comuns numa fase de adaptação. É importante que continue a mostrar "firmeza com amor" na hora de deixar o seu filho no colégio. Firmeza no sentido de não ceder às tentativas da criança não ir/ficar no colégio. Amor no sentido de conversarem sobre tudo o que de positivo as crianças recebem da escola, amor no sentido de manifestar afecto e carinho no momento de se despedirem, amor no sentido de espelhar confiança e segurança ao seu filho quando falam da escola e quando se despedem, assegurando o seu regresso ao final do dia e a sua certeza de que no colégio poderá fazer grandes conquistas.
Relativamente à agitação durante o sono, e pela sua breve descrição, parece-me tratar-se de uma situação de terrores nocturnos, uma situação que deixa os pais bastante assustados por sentirem que nada acalma a criança. Embora muito assustadores para os pais, não o são para a criança porque ela não se lembra de nada. Nestas situações é importante que não tente acordar a criança, assegurando que ela fica em segurança na sua cama. Pode sentar-se ao pé do seu filho, garantindo que fica seguro, até ele estar mais calmo. Os terrores nocturnos podem também ocorrer em etapas significativas do desenvolvimento da criança, como a entrada para a escola.
Aquilo que lhe permitirá distinguir se se trata de uma fase de adaptação à escola, ou de qualquer outra situação, será a duração dos sintomas. Se estes persistirem por mais de duas semanas, é aconselhável que procure ajuda técnica, junto do Pediatra ou numa consulta de Psicologia.
Caso a possamos ajudar de mais alguma forma, por favor não hesite em contactar-nos.
Um abraço,
Inês Afonso Marques
Oficina de Psicologia