Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Inês Afonso Marques
Psicóloga Clínica
A “escola dos crescidos” (leia-se 1º ciclo), em contraste com a “escolinha” (leia-se jardim de infância) é um local repleto de desafios para as crianças. É ali que as crianças estabelecem relações com os pares, de forma mais autónoma, “experimentam” a sua identidade e são expostas a uma variedade de novas pessoas, tradições e rotinas. É aqui que se começa a definir a relação da criança com a escola, contexto ao qual dedicará várias horas e energia ao longo dos próximos anos. Este novo contexto, paralelamente com a pressão para obterem bons resultados escolares, pode ser bastante stressante para as crianças. A pressão desmesurada em relação à escola pode levar a sentimentos negativos intensos que podem conduzir à depressão, à ansiedade e a problemas comportamentais. Ajudar a criança a compreender e a lidar com os sentimentos stressantes é fundamental para a promoção do seu bem-estar e para o desenvolvimento da sua capacidade de obter sucesso na escola e na sociedade.
Todos nós, do mundo dos crescidos, sabemos como reagimos mal ao stress constante. Porque achamos que as crianças conseguem reagir de forma distinta da nossa? Toda a pressão imposta às crianças não resulta em melhores desempenhos ou melhores notas nos testes. Pelo contrário, em muitos casos, conduz a sintomas de ansiedade e depressão e a uma ampla sensação de tristeza.
Boas notícias… O cenário não tem de, necessariamente, ser tão cinzento! Há algumas estratégias que pode adoptar para ajudar os seus filhos a gerir a pressão e aliviar as respostas de stress.
Apesar do stress associado à entrada para escola poder parecer insuportável, quando os pais se envolvem activa e genuinamente na vida dos seus filhos, partilhando momentos de qualidade, o stress pode ser compreendido e transformado em oportunidades de aprendizagem.
Na Oficina de Psicologia encontrará uma excepcional equipa de profissionais preparados para o apoiar nesta tarefa. Nas consultas a criança poderá ver, através de instrumentos apropriados para o efeito, em tempo real, como o corpo está a reagir ao stress e como estão a funcionar as estratégias, aprendidas em sessão, que está a adoptar para diminuir esse stress ou ansiedade. Aumenta desta forma o envolvimento, a motivação e a confiança no próprio processo de mudança.
Conte connosco para o ajudar a preparar o melhor futuro para os seus filhos.