Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Filipa Cristóvão
Psicóloga Clínica
A doença oncológica é recorrentemente uma situação temida e traumática, constituindo uma experiência contínua de ansiedade e stress, assim como o seu tratamento, tendo impacto tanto ao nível individual, como familiar.
Também neste contexto a psicoterapia pode ser um recurso essencial, sendo que a investigação tem provado os seus benefícios ao nível das estratégias para lidar com a situação, nível do ajustamento doença e tratamento, bem como no prognóstico.
Em particular, a psicoterapia pode ajudar o doente a alcançar estes objectivos:
Para o efeito, na Oficina de Psicologia intervimos com um conjunto de técnicas entre elas EMDR, hipnoterapia, estratégias de relaxamento, que devidamente integradas no processo psicoterapêutico e em parceria com o tratamento médico proporcionam maiores níveis de bem-estar.
Fonte: Seligman, L. (1996). Promoting a fighting spirit – psychotherapy for câncer patients, survivors, and their families. San Francisco: Jossey-Bass Inc.