Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Timidez ou Fobia Social?

por oficinadepsicologia, em 16.02.10

Autor: Pedro Albuquerque

Psicólogo Clínico

 

Ansiedade social é o que quase todas as pessoas têm um pouco. É algum tipo de timidez em determinadas situações sociais. Por exemplo quando alguém é um pouco reservado num primeiro encontro, ou quando fica ansioso ao ter de falar na frente de um grupo de pessoas, seja num ambiente mais formal ou informal.

 

Com base nos seus valores (aquilo que é importante para a pessoa) e nas suas crenças (aquilo em que acredita) algumas pessoas experimentam mais ansiedade social do que outros.

 

Esses sentimentos são muito comuns, e a maioria das pessoas é capaz de lidar com esses pensamentos e sentimentos que ocorrem em algumas fases de suas vidas. Essas pessoas sabem que toda a gente os tem e simplesmente colocam de lado o receio e a ansiedade e continuam a fazer o que é mais importante nas suas vidas. No entanto, para algumas pessoas essas mesmas experiências ou situações podem ser vividas com grande mal-estar e esse mal-estar é referido como Fobia Social.

 

As pessoas que sofrem de fobia social têm um medo intenso e sempre presente de serem avaliados negativamente pelas outras pessoas. São pessoas que estão sempre muito conscientes de si, do seu aspecto, da forma como falam, como colocam o corpo, sentindo que os outros os estão a observar e ficando muito preocupados sobre como poderão ser percebidos.

As situações sociais nunca são situações em que se possa estar tranquilo, relaxado, a desfrutar o que está a acontecer ou simplesmente deixar-se ir na onda do encontro. O intuito máximo é querer desesperadamente causar uma boa impressão, sem no entanto se sentir a segurança para o fazer. Devido a isso, surge um medo intenso de causar má impressão (o que se sente que acontece constantemente) e depois de um encontro social, a pessoa rumina durante muito tempo sobre o que correu mal. Evitam-se situações sociais de interacção e de desempenho, isto porque o medo de ficar embaraçado, envergonhado ou humilhado é constante. E a ansiedade aumenta ainda mais quando se pensa que se pode ser avaliado negativamente por isso. A ansiedade aumenta tanto que poderá conduzir a um ataque de pânico, isto se a pessoa ainda estiver na situação.


Devido ao evitamento constante em situações sociais, estas pessoas mantêm um estilo de vida isolado e solitário. Não que gostem ou apreciem esse estilo de vida; muito pelo contrário, sofrem imenso por não terem a espontaneidade que sabem ser necessária para estar com outras pessoas.

 

Frequentemente, as pessoas que partilham as suas vidas, a família, os amigos, os colegas de trabalho, não entendem estes receios, o que reforça a ideia nestas pessoas de que são fracas. Elas acham que são fracas, incompetentes, e sem interesse, quando se comparam com as outras pessoas, mesmo quando têm evidências que isso está longe da verdade.

 

Esta comparação excessiva conduz a uma baixa auto-estima, a que se juntarmos anos de isolamento e a tristeza de querer que as coisas fossem de forma diferente das que são, obteremos os ingredientes necessários para a depressão. A depressão é uma doença muito frequente que acompanha todas as pessoas que têm Fobia Social.

 

Muitas pessoas questionam-se sobre as causas deste modo de vida, a que muitos chamam personalidade, feitio ou maneira de ser. Aquilo que sabemos, é que este modo de vida tem alguma componente biológica mas parece que um dos factores determinantes é a aquisição de experiências durante a vida, ou seja este modo de vida é aprendido. São boas notícias, porque se temos a capacidade de aprender um modo de vida também temos de aprender outro.

 

No entanto, podemos salientar algumas experiências que se sabe poderem contribuir para a Fobia Social:

  • Quando houve, durante o crescimento, experiências negativas com outras pessoas. Por exemplo, quando alguém sofre a intimidação ou humilhação (física ou psicológica) por parte dos colegas, ou não se encaixa num grupo, ou se foi popular e depois perdeu esse estatuto, ou se foi rejeitado, ignorado ou qualquer outra experiência que tenha tido um grande impacto emocional. Habitualmente estas experiências são consideradas como traumáticas e a pessoa poderá querer deixar o passado para trás mas cada vez que se recorda dessas situações, essa carga emocional irrompe sem que se consiga controlar.
  • Quando se cresce num ambiente muito competitivo. Por exemplo, quando existem padrões de exigência muito elevados para a pessoa ser de determinada maneira, como se a pessoa tivesse que ser um modelo, ou “perfeita”.
  • Quando um ou os dos pais têm ansiedade social e transmitem aos filhos um sistema de valores e crenças. Por exemplo, a valorização excessiva acerca do que as outras pessoas pensam de si.
  • Quando, durante o crescimento, a pessoa é punida com situações que a embaraçam ou envergonham.
  • Quando, durante o crescimento, a pessoa teve poucas oportunidades para se socializar. Por exemplo, quando alguém cresce muito fechado na sua própria família nuclear e essa família tende a fechar-se sobre ela mesma.


Resumindo, as pessoas que sofrem de Fobia Social, tendem a:

  • Ser excessivamente auto-conscientes;
  • Ter receio do que os outros possam pensar delas, nomeadamente, que estão ansiosas, que são fracas, estranhas;
  • Ter medo de serem avaliadas negativamente pelos outros;
  • Ter um receio muito elevado de rejeição;
  • Fazer grandes esforços para conquistarem a aprovação dos outros;
  • Ter receio de entrar em conflitos;
  • Ter medo de serem o centro das atenções;
  • Ter sentimentos de superioridade/inferioridade para com as pessoas que percebem ser “melhores” do que elas;

 

Se o seu caso não é bem de timidez, e se reconhece histórias de vida e/ou sintomas como os descritos, procure acompanhamento psicoterapêutico. A Fobia Social tem tratamento eficaz!

publicado às 13:04


214 comentários

Sem imagem de perfil

De Andreia a 22.03.2010 às 07:32

Nem li pois já sei de cor os sintomas e tal.
Na verdade, antes de pesquisar mais sobre a fobia social, sabia bem que o que eu tinha era muito mais grave que fobia social.
Pesquisei para tirar as dúvidas. Há 4 mêses que sei que tenho este transtorno. É muito difícil.

Quem eu sou?? Me perdi de mim mesma...
Posso sorrir, posso rir, falar que tudo está bem, no entanto, dentro de mim, existe um imenso vazio...e ninguém sabe...nem nunca saberá...
Custa viver comigo. É cruel me olhar todos os dias e me odiar. Desejar dormir e nunca mais acordar.

E no entanto, querer imensamente que tudo mude mas nada fazer por isso... Sou uma medrosa... Me tornei uma covarde... Me tornei um nada... Fobia social nos rouba a vontade de viver.

O sentido da vida fica perdido numa miserável fobia. Medo de gente?? Ridículo eu sei.
Mas somente quem sofre, pode compreender o que sinto...

Não tenho um único amigo. Nem umzinho sequer. Ninguém.
Tenho 19 anos e muito medo de continuar assim. Se assim for o destino, prefiro a morte.
Imagem de perfil

De oficinadepsicologia a 22.03.2010 às 09:56

Cara Andreia,
De acordo com o seu comentário, não leu a informação que disponibilizámos para si - e este aspecto é importante. Porque o seu sofrimento evidente, e partilhado por (infelizmente) milhões de pessoas em todo o mundo, pode ser aliviado e, mesmo, totalmente suprimido. Tal como dizemos no artigo escrito: "A Fobia Social tem tratamento eficaz" - por favor, procure acompanhamento psicoterapêutico, para poder iniciar o seu percurso de bem-estar. Pode, ainda, procurar mais informações no nosso site em http://www.oficinadepsicologia.com/fobia_social.htm.
Abraço,
Madalena Lobo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.03.2010 às 02:48

Como eu te compreendo Andreia... Pensei que fosse um caso raro por estas bandas. Tenho exactamente a tua idade e sofro do mesmo mal. E nunca me vou curar. Estou farta... A minha família não me compreende nem o meu psiquiatra. Mal saio à rua, e quase nem vou à universidade, passando o dia todo em casa a dormir cerca de 15 horas por dia. A minha concentração é nula, não fixo nada quanto mais nomes de pessoas. O meu pai está furioso (note-se que tem uma personalidade limítrofe e foi ao psiquiatra mas, desistiu devido ao seu orgulho) e ameaça tirar-me da universidade (uma das melhores do país, por sinal... as propinas são caríssimas. e eu tenho absolutamente a noção e roo-me toda por dentro quero mudar e estou sempre a prometer a mim mesma que o vou fazer mas, não consigo. e isto revolta-me. corrói-me por dentro) e deserdar-me. Já é a segunda oportunidade que me dá neste segundo semestre da universidade. Já não sei o que hei-de fazer... Já melhorei um pouco é verdade mas, sinto um vazio enorme. Não me sinto normal, sinto-me "presa" por dentro, todos se afastam de mim mal me conhecem (e isto não é pura imaginação minha. eu até consigo ser afável e disfarçar a minha timidez mais ou menos. todavia, as pessoas perdem o interesse e eu cumprimento-as mas, elas nem me ligam.). Vou acabar sozinha como já me disseram. E não me venham com bagatelas... Eu estou mais do que consciente do que se passa comigo.
Sem imagem de perfil

De José Paulo a 31.03.2015 às 08:05

Oi Andréia gostaria de saber como você está atualmente se conseguiu enfrentar a fobia ou teve alguma evolução se possível me responda ou envia um e-mail para jpss_180191@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De Andreia a 31.03.2015 às 18:58

Boa tarde!
Que choque ler o que eu escrevi há 5 anos atrás! Na época, tinha descoberto recentemente o nome do meu transtorno e assim pude identificar a gravidade do mesmo e ver que o problema pelo qual já enfrentava desde os 16, era coisa séria mesmo. Posso dizer que foi muito duro enfrentar isso mas, com muito custo e sozinha (por medo de julgamento, vergonha, sei lá), iniciei terapia com psiquiatra e psicólogo. Vivi uma fase de auto-mutilação e anorexia antes do tratamento, porém. Contudo, com a medicação e diálogo, as coisas entraram mais ou menos nos eixos, embora, uma desilusão enorme a meio do tratamento fizesse com que eu caísse no fundo do poço (tentativa de suicídio). E foi preciso quase morrer para renascer. No fundo, consegui acreditar mais em mim e na vida. O diálogo é fundamental, um psicólogo e psiquiatra nunca nos julgará. Não precisa o mundo saber. Eu fi-lo sozinha e consegui. :) Ainda sou tímida e o medo prende-me muitas vezes, mas timidez faz parte da minha personalidade. Felizmente a fobia que foi embora. :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.11.2019 às 11:01

Olá Andreia, tenho 25 anos, sou licenciado (acabei há 2 anos) e desde os tempos do secundário que sinto que tenho fobia social também e é tal e qual como dizes, só compreende esse problema quem o tem. Tive uma infância dura, posso dizer também que sofri rejeição nos tempos da escola e tudo isso contribuiu para esse problema e ainda hoje sinto o mesmo, por exemplo quando estou em sítios com muita gente e quando vejo as pessoas a aproximarem-se desvio-me (como se fosse uma maneira de fugir) e penso constantemente se reparam em mim ou não... Queria saber como estás agora e se podemos falar mesmo até por email se preferires para me apresentar melhor e falar melhor contigo (constancio73@hotmail.com).
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.12.2020 às 16:50

Boa tarde. Cara li tua história e outras neste link tenho 40 anos sou casado tenho uma filha de 9 anos.pelo que pesquisa sofro dessa tal fobia com uma ou duas pessoas até converso más se tiver mais já era fico calado principalmente se tiver que falar em voz alta, entrar em um restaurante então só penso já fico num vermelhão
Com os familiares em casa até sou normal até por ali más para trabalhar me atrapalha bastante.
Sem imagem de perfil

De Angelo a 11.12.2021 às 19:58

Meu irmão vc exatamente igual a mim,agora mesmo está tendo um festa aqui em casa da minha sobrinha e eu estou aqui sozinho,sei que tenho q participar e já fico maluquinho,tenho 44 anos e achei que um dia isso fosse passar,parece que cada dia que passa,cada acontecimento na minha vida me deixa mais amedrontado e ansioso,tem horas que peço pra Deus .e levar pois tirar a própria vida e pecado, até qdo sofrerei disso.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.09.2020 às 02:43

Oi,andreia gostaria de saber,ce ir ao psicologa ajudara msm?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2021 às 19:42

Vivaa! sou o João. Qse nunca comento nd na net, mas achei q precisava, pq..

Eu não sei se tenho fobia social. Acho que tenho nalguns casos, mas tem-se agravado com a pandemia... :/

Comentei mais para dizer que o psicólogo ajuda sem dúvida!! Tenho um psicoterapeuta faz qse 3 anos e com ele tenho-me resolvido e percebido que fui bombardeado com várias mentiras sobre mim e, portanto, ganhei medos. Ele compreende-me (e eu vou progressivamente tendo mais coragem para falar dos meus medos e "podres") e eu procuro constantemente perceber porque é que me sinto como me sinto em várias situações e ele, com o seu conhecimento em psicologia, ajuda-me a refletir sobre o que poderá ser que me faz sentir ou reagir de alguma forma. Devem existir até cada vez mais psicoterapeutas por videochamada, o que facilita logo, mas sem dúvida vale a pena! Um começo de jornada...

Só em 3 anos, sou outro, embora a jornada ainda n tenha acabado
Perfil Facebook

De Carla Santos a 14.07.2018 às 20:35

Não fique assim, minha linda. Eu sempre fui tímida também. E isso é muito ruim, é desconfortante. Quando criança vivia me encondendo de pessoas que não conheciam e na hora de comer não comia de jeito nenhum se tivesse gente. No colégio não tinha amigos e ficava em um canto isolada e nem comia... Chorava facilmente. Eu tinha medo de falar com as pessoas, comer em publico. E também ficava com medo de não ter assunto para conversar. Mas, graças a Deus fui ao psicologo e melhorei bastante, ai o meu psicológo teve que sair para ir trabalhar em outro lugar. Eu tem amigas mas são poucas, mas, sempre que ando só na rua que vejo muitas pessoas na rua eu sinto com vergonha, sem geito. E se pudesse mudariam de caminho... É muito ruim esse sentimento. Mas, muitas vezes disfarço que não estou incomodada, sigo caminhando e dou bom dia, boa tarde ou boa noite e passo rapido. Procure um psicológo e vai te ajudar bastante... Tenha um ótimo dia e fique com Deus, bjs!


Sem imagem de perfil

De Adriano a 25.08.2018 às 19:19

Olá Andreia, tenho 19 anos, sou homem e meio que também tenho fobia social. Não tenho emprego, não tenho faculdade, apenas faço um curso nos sábados, a única coisa. Fui em um processo seletivo mas fiquei invisível lá dentro, não conseguia falar com ninguém, não falei nada até o fim. Acho que meu destino vai ser nunca ter emprego 😕
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.09.2020 às 19:09

Eai mano como tá?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.11.2018 às 20:02

Olá, eu gostaria de saber de ir a um psicólogo te ajudou mesmo e se valeu a pena. Tenho receio de ir a consulta e nem com um psicólogo conseguir falar ou conseguir mas nao adiantar de nada. Fico muito nervoso e ansioso quando é pra falar com pessoas desconhecidas e até mesmo algumas com conhecidas. Sou timido e muito ruim de conversa tbm.. Ahhh que estou fazendo aqui? :/
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2020 às 16:25

Olá alguém gostaria de deixar seu Gmail para passar contato das redes sociais para conversarmos e cada um ajuda o outro?.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.04.2020 às 02:00

Jonathandossamtos@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.06.2020 às 02:36

Oie, tá aqui meu Gmail @silvadeboraca@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.06.2020 às 14:18

eliane.n.neves@gmail.com
Gostaria de conversar com outras pessoas que estivessem passando por isso.
Tenho sentido que o sentimento e medo de simplesmente iniciar uma conversa com outras pessoas está agravando com essa reclusão da pandemia.
Perfil Facebook

De João Pedro Da Silva a 11.06.2020 às 03:50

Eu também tenho extrema dificuldade de socializar. Não consigo manter 3 minutos de conversa com alguém. Já faz anos que estou nesse modo recluso de vida. É um sofrimento que castiga todos os dias. Vou deixar meu e-mail pra quem quiser conversar e partilhar desse mesmo problema comigo! joaopedrodasilvadantas42@gmail.com.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.07.2020 às 02:26

Estou nessa fase já uns 5 anos. Muito chato. Sou sozinha, mesmo convivendo com pessoas que amo, perdi a conexão com , ficou tudo vazio sem graça. Que bom que aqui achei um monte de perdidos. Kk
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.08.2020 às 15:32

Meu Deus passo pela mesma coisa... É um medo de falar com as pessoas,. De encontrar-se em meu caminho... se eu pudesse me enfiaria num buraco... mas ao mesmo tempo quero sair, quero mudar .... Isso é horrível, parece que não tem saída.... mariazinha.life@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.08.2021 às 01:36

Eu nao consigo mim socializa com outras pessoas muito dificil .
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.06.2020 às 13:55

sdaraquel9@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.08.2020 às 07:08

@marigi0216@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.08.2020 às 23:20

Silvaneikaiser555@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.09.2020 às 04:13

Meu zap 83986845639
Mds tô numa crise cerebral q as vezes não sei nem quem sou toda por fora com vergonha das pessoas toda sem jeito pensamento a mil tipo vegetando como é horrível se sentir assim...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.12.2020 às 03:51

Manda seu Facebook ou Instagram pra gente ser amigos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.09.2020 às 04:09

Tbm mé sinto dessa forma e o pior é que as pessoas não entende queria fazer amizade com alguém que sofre do msm transtorno que eu ...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.05.2020 às 22:39

Oi Carla eu te entendo , também tenho um pouco desse problema , topa conversar comigo ?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.10.2020 às 19:13

Eu TB sou assim 31 anos achei q mudaria com o tempo melhorei mais ainda tenho dificuldades de puxar assunto com estranhos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.11.2020 às 15:05

hoje me sinto mto triste,,, vivo sozinha meu frigorifico acho k avariou não sei k fazer... amanhã tenho de trabalhar e não consigo enfrentar pessoas meu redor
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.11.2018 às 22:41

Olá,meu nome é Marina, eu achei que eu era a unica pessoa no mundo que se


sentia assim. Sou completamente isolada não tenho amigos e sinto que ninguém se sente a vontade com a minha presença tenho medo de fazer alguma coisa que não gostem. Antes era pior eu não conseguia nem sair na porta de casa meu maior medo era das pessoas rirem ou virar a fofoca do mês. Hoje eu não saio muito por que eu começo a fazer restos e as pessoas começam a reparar tenho medo de esbarrar nas pessoas e também quando to no meio de muita gente tipo na hora de sair da escola. estou no primeiro ano do ensino médio fico isolada no intervalo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2020 às 16:43

Mim senti assim na infância e hj em dia... Uma pessoa que fingiu ser minha amiga minha inventou fofoca de mim coisas absurdas que eu só descobrir pq ninguém queria mas falar comigo e quando mim ver entra pra casa... E eu nunca fiz nada com ela, tudo é a maneira que nos reagimos eu não tenho nem parente nem amigos pq nasci em outro estado então essa semana resolvi mudar eu quero muito fazer amizades falar com as pessoas e mostrar quem eu sou... Eu tenho medo da avaliação negativa e com essa fofoca mim deixou sem saber o que fazer... Mas andei pesquisando e tá mim ajudando muito aproveitei que a senhora que gosta de mim e sabe quem eu sou e passei a ir lá a tarde conversar e isso mim faz bem e aos poucos percebi que as pessoa não estão mas entrando para casa aí eu falo com todo mundo... dando Boa tarde e etc... Tenho fé que darei a volta por cima de tudo... muitas vezes a gente se fecha pras pessoas e elas só retribuem eu vi gente que eu achei que não gostava de mim quando eu falei respondeu sorriu foi muito bom... E eu tenho amiga em outro bairro que eu posso ir pra lar passear e tentar amizade lá onde ela mora, mas as vezes não consigo falta animo, e se sentir excluida é triste de mais .
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.11.2018 às 02:46

Tenho o mesmo. Eu não tenho nenhum amigo em que eu conte tudo. Na verdade converso comigo mesma. É loucura! Eu sei! Você não está sozinha nessa.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.05.2020 às 21:43

Nossa eu me sinto extremamente desse jeito, minha mãe sempre fala que é só timidez, mas eu sinto que é muito além de ser só isso... hoje em dia não tenho nenhum amigo ninguém pra conversar... qualquer coisa que me dizem me machuca, hoje eu tenho 18 anos mas ainda choro com coisas que já me falaram à anos atrás que me magoaram, tipo, "a esquisita que não fala com ninguém", "quem gosta dela?", "mudinha"... sei lá tenho medo extremo de falar com as pessoas, e sinto que não faço nenhuma diferença no meio delas. O meu abadono e isolamento está rasgando meu interior, eu só queria achar uma saída pra tudo isso...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.05.2020 às 21:51

Esse comentário acima é meu, me chamo Estefane, se alguém quiser conversar é só chamar 98 985087910.
Sem imagem de perfil

De Hellen a 07.10.2021 às 18:35

Nossa, lendo todos esses comentários, percebo que muita gente sofre da mesma coisa que eu (o que é muito triste). Vivemos em um mundo onde aquelas pessoas mais simpáticas, carismáticas, falantes, espontâneas são melhores vistas pela sociedade, o que acaba gerando um padrão. Saber disso aumenta ainda mais o nosso medo.
O pior é realmente não nos entendem, acham que não estamos perto porque não queremos. Quando na verdade, sofremos muito por não conseguirmos estar perto de quem gostamos. Sei bem o que é se sentir isolada, fora do padrão, fugir de situações que nem mesmo representam perigo (mas para quem sofre de ansiedade social, vê como um bicho de sete cabeças quase impossível de vencer). Tenho 20 anos e sofro muito por não conseguir dizer sim para coisas que quero muito. Mas o que digo para mim mesma todos os dias e aproveito para compartilhar aqui é: não desistam. Se a gente não toma as rédeas, a gente se torna escravo dos nossos medos, e os medos roubam o bem mais precioso que a gente tem: a vida. Não deixem! (li esse texto em um comentário em outro site).
Vamos acreditar que é possível ter uma qualidade de vida melhor, somos maiores que nossos medos, por mais que agora não acreditemos nisso, não vamos desistir.
Todos nós fomos criados com um propósito específico, a minha vida e a sua que está lendo isso, é muuuito preciosa. Por favor, leiam o Salmos 139 e sejam abraçados pelo amor de Deus.
Vamos vencer nossos medos e ter a vida que Deus já planejou para nós. Na nossa cabeça parece impossível, eu sei, nem sei como estou escrevendo tudo isso enquanto tudo está uma bagunça na minha mente, sinto que pode ajudar alguém. Não vamos desistir, Você não está sozinho(a), o amor de Deus nos sustenta.
Se precisarem conversar... meu insta é @hellen_priiscila
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.05.2019 às 19:24

Vamos conversar e ser amigos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.07.2019 às 01:59

Sei exatamente como se sente! Já tive fobia social depois depressão em seguida parei de me emportar com julgamentos alheios e simplesmente me fechei. Não tenho amigos por vontade própria. Se vc quiser amigos vc já sabe o que precisa fazer! Simplesmente Seja uma amiga , saia da área de conforto. Saiba que vc não está sozinha.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2019 às 07:09

Tenho 25 anos, sou de Porto Alegre - RS e te entendo mais ou menos. Queria ser seu amigo. Me manda um e-mail se quiser: michael-apolinario@outlook.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.02.2020 às 17:45

Boa tarde, gostaria de saber se existe algum grupo onde possa fazer amizades com pessoas que sofrem de fobia social?
Obrigada
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2020 às 22:32

Olá me chamo ana e Estou com 27 anos desde a infância tenho uma timidez que me limita de muitas coisas na epoca de escola eu n interegia com os alunos sempre no meu cantinho isolada algumas vezes até zombavam de mim até hj na vida não consigo socializar com as pessoas até tento mas é muito difícil pra mim preciso de ajuda e alguém que passe pelo mesmo so assim vou me sentir mas avontade para desabafar anos que sofro com isso somente hj aos 27 anos percebi que isso n é normal e realmente preciso de ajuda. 😢😔
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2020 às 22:35

Olá me chamo ana e Estou com 27 anos desde a infância tenho uma timidez que me limita de muitas coisas na epoca de escola eu n interegia com os alunos sempre no meu cantinho isolada algumas vezes até zombavam de mim até hj na vida não consigo socializar com as pessoas até tento mas é muito difícil pra mim preciso de ajuda e alguém que passe pelo mesmo so assim vou me sentir mas avontade para desabafar anos que sofro com isso somente hj aos 27 anos percebi que isso n é normal e realmente preciso de ajuda. 😢😔 meu contato 02196655-9918 whatsapp
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.04.2020 às 16:00

Olá Ana. Meu nome é Filipe, notei que seu comentário é recente. Aparentemente sofro da mesma fobia social. Gostaria falar e ajudar mutuamente?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.05.2020 às 22:41

Pessoal quem quiser trocar ideia
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.05.2020 às 22:42

Podemos ajudar um ao outra é tentar entender o que se passa na nossa mente
Sem imagem de perfil

De Sónia a 11.07.2021 às 16:13

Também gostaria de saber se há algum local onde pessoas como nós, possam pelo menos tentar conversar. Tenho 49 anos e vivo só, só saio para trabalhar porque tenho de pagar as contas, não consigo fazer amizades, estou sempre deprimida, choro demasiado, a minha família não percebe e acha que sou má carácter e egoísta. Sinto um vazio enorme, uma dor, mas não consigo ultrapassar a situação. Fui a um psicólogo e senti-me ridícula com um comentário dele e nunca mais fui capaz de ir a outro psicólogo. Sinto que vou acabar por morrer sozinha, sem família e sem amigos. As pessoas geralmente afastam-se de mim. Email poesiainesperada@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Hellen a 07.10.2021 às 18:39

Não sei se já conseguiram ajuda, mas conheci um blog recentemente e eles tem um grupo com pessoas com essa mesma dificuldade que se ajudam. Basta mandar seu whatsapp para esse e-mail: lilimarinho7@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 03:34

Li a sua historia de vida e parece esta me descrevendo essas palavras parece ter saido da mimja cabeça e o pior e se crucificar por causa desse problema e achar a vida uma merda e se perguntar porque eu nasci porque a vida e tao dificil porque ninguem gosta de min .... pra min isso e muito ruimm
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.06.2020 às 23:33

Oi,sei bem o que é isso, não tenho muitos amigos, não gosto de sair ,sou casada mais meu esposo é o contrário não gosta de ficar em casa,as vezes joga na minha cara que não sei se socializar,desde criança sofria bullying e não interagia com colegas na escola.hoje trabalho mais gosto de ficar em casa no meu canto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.05.2020 às 20:02

Me descreveu...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.05.2020 às 20:06

É horrível ser assim...Não ser capaz de interagir com as pessoas, não criar relações de amizade,não de aproximar das pessoas com medo,fugir de qualquer evento que tenha um mínimo de pessoas, viver fechada no próprio mundo. Isso tudo é agonizante.
.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.08.2020 às 14:04

me chamem no whats para nòs conversarmos por favor : (11) 96437-5827
Sem imagem de perfil

De Sónia a 11.07.2021 às 16:39

sinto exactamente o mesmo... quantas vezes pergunto a mim mesma, porque raio nasci... 49 anos de desespero, de dor e solidão
Sem imagem de perfil

De Hellen a 07.10.2021 às 18:42

Entendo. Também muitas vezes me questiono perguntando porque nasci assim, mas se posso ajudar alguém que sofre da mesma coisa já valeu a pena. Deus não errou ao nos criar! Ele tem um propósito para cada um. Nunca esqueça o quanto és especial para Ele.
Certa vez disse para minha psicóloga isso, de se perguntar porque eu e ela disse para mudar essa pergunta para "POR QUÊ NÃO EU?".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.12.2021 às 20:21

Sei bem o que vc passa,tenho 44 anos e vivo assim. Todos os dias,trabalho pq preciso,mas se pudesse não sairia de casa,e agora minha filha me contou que está grávida,imagina meu mundo mudando pq outras pessoas entraram na minha vida,nao do BB,mas amigos e parentes do namorado dela,tenho medo de julgamentos,de ficar sem graça perto das pessoas,sofro todos os dias da minha vida e não sei como melhorar.ang.ddc@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.08.2020 às 07:24

bom, eu tenho 14 anos e sofro disso, é muito triste ver pessoas bem mais velhas que eu que tenha o mesmo problema, eu pensava que com o tempo iria passar, mais tenho isso desde os meus 12, nunca fui em um psicólogo pois meus pais pensam que é frescura, que isso é uma timidez normal que vai passar logo, eles mal me conhecem pois nem com eles eu me diálogo, eu espero muito que isso passe logo, ta me prejudicando muito, até minhas notas na escola cairam, não tenho interesse em nada, tudo perdeu a cor e o sentido, o medo de falar com pessoas, o medo de errar, me julgo muito, as pessoas falam que eu sou uma menina linda, mais eu nao vejo nada disso em mim, me rebaixo o tempo todo, evito sair pra não ficar mal, além de fobia social tenho depressão, ta me desgastando e a cada dia que passa me vejo mais e mais no fundo do poço, nao tenho apoio pois ninguém me entende....
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.09.2020 às 00:45

Olá, entrei nessa página por acaso e lendo esses comentários vejo o meu filho de 16 anos quase 17.
Quando criança era super sociável mas com um tempo foi se fechando para os amigos, a timidez passou a prejudica-lo na escola e com as pessoas. Passa maior parte do tempo no quarto em frente ao computador jogando online, essa é a única situação que vejo se socializar. Mas com outras pessoas não quer contato,então percebi que é a mesma situação que todos aqui.
Gostaria muito de ajuda-lo mas não sei como.Converso muito com ele,explico que ele precisa sair para conversar com os colegas mas ele se recusa.
Fico bastante preocupada e penso se tenho culpa na educação que dei 😔
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.09.2020 às 00:20

Não se preocupe, certamente conseguirá lidar com a dificuldade.
Tbm tenho fobia social, e com o tempo aprendi a me conhecer melhor e me aceitar. Quando a gente se aceita, o peso do fardo fica leve.
Hoje tenho 33 anos. Trabalho, sou casada e evito ficar sozinha, tento sair da minha zona de conforto todo dia e me esforço pra interagir.
Sem imagem de perfil

De Douglas Wachholz a 16.09.2020 às 03:56

Gostaria de saber como vocês estão?Afinal já se passou uma década, e eu também convivo com isso, como estão hoje em dia?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.10.2020 às 00:21

Nem sei o que dizer sobre tudo isso, pensei que eu era louca (como todos ao meu redor acham)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.11.2020 às 05:40

Mds você disse tudo o que eu tô sentindo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.11.2020 às 18:11

TENHO 21 ANOS, SOU CRISTÃ,, E TENHO FOBIA-SOCIAL, NÃO TENHO NENHUM AMIGO, MINHAS DUAS FAMILIAS NÃO SÃO UNIDAS, UMA REALMENTE DESPRESA EU E MINHA MAE, A OUTRA SE DISTANCIARAM DE NÓS, QUANDO CRIANÇA, NA EPOCA DE ESCOLA, FOI REALMENTE HORRIVEL PARA MIM, MAS MINHA MAE, SEMPRE ME DEU FORÇA E CONSELHOS, ACHO QUE FOI POR CAUSA DESSES CONSELHOS QUE NÃO ESTOU TAO PESSIMA HJ EM DIA, E MINHA FÉ EM DEUS, QUE ME MANTEM DE PÉ. ANTES EU NÃO TINHA NENHUMA AUTO ESTIMA SEQUER, ASSIM COMO DESCRITO A CIMA TINHA ATE PARANOIA DE ESTAR SEMPRE CONSTANTEMENTE SENDO OBSERVADA OU VISADA PELAS PESSOAS, N TINHA NEM CONFIANÇA EM SAIR NA RUA,POR CAUSA DE UMAS EXPERIENCIAS ANTES NA MINHA VIDA. ANDEI COM ESSES SENTIMENTOS POR BASTANTE TEMPO, ATE QUE FINAMENTE CONSEGUI ME LIBERTAR UM POUCO DEPOIS DO MEU ENSINO MÉDIO, DA MINHA FALTA DE INSEGURANÇA EM MIM MESMA, E MINHA BAIXA AUTO ESTIMA. POREM HJ N CONSIGO ME SOCIALIZAR DIREITO COM AS PESSOAS AINDA, CONSEGUI CRIAR VINCULOS E O QUE ME DA MEDO, HJ FICAR SOZINHA VIROU UM HABITO, UM CONFORTO PARA MIM, E N SINTO MAIS AQUELA ANSIA EM CONHECER OUTRAS PESSOAS, ÃO TANTO QUANTO EU QUERIA ANTES, O QUE ME DÁ MAIS MEDO AINDA, POIS ASSIM COMO LI ASSIMA, ESTOU E SOU CONCIENTE DISSO E SEI QUE PRECISO VENCER ISSO, SE NÃO NUNCA CONSIGUIREI VIVER , PORÉM E MAIS FACIL PENSAR DO QUE FAZER, COMO FAZER, COMO COMEÇAR, O MEDO DE NÃO CONSEGUIR ME ESTABELECER EM CERTOS LUGARES AINDA ME ASSOMBRA, O MEDO DE NÃO SER INTERESSANTE OU N CONSEGUIR FAZER NENHUMA AMIZADE E SER TAXADA COMO ESTRANHA E SOLITÁRIA E TERRIVEL DE MAIS ..POIS UMA VEZ QUE SUA IMAGEM FICA VISADA DE UMA FORMA, E DIFICIL MUDA-LA , DE NOVO, A PERSPECTIVA DAS PESSOAS SOBRE VOCE, O QUE SO AFASTA MAIS E MAIS ELAS DE MIM.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.08.2021 às 00:26

Boa noite me chamo Getulio se tiver interesse em trocar idéia chama no zap 33-989-277-422 podem chamar me identifico com o problema...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.10.2021 às 18:53

Oii, tenho 20 anos e também sou cristã. Realmente o que nos sustenta é a fé em Deus, saber que Ele está cuidando de tudo. Entendo que não podemos ficar na zona de conforto, por mais difícil que seja sair dela. Tenho muito medo de ficar sozinha pro resto da vida, por não conseguir me aproximar das pessoas. Mas não vamos desistir.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.12.2020 às 10:14

Oi tudo bem com você, olha seja Fort tá?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.01.2021 às 00:20

Eu entendo, conte comigo. Estou desse jeito e olhe que já fui muito social. Penso dessa forma também, mas acredito que haja esperança. Talvez algo possa ser feito para canalizar essa dor. Algo que nos devolva o brilho pela vida de novo. 991386749 ddd 81 quem passar por esse problema,pode me contatar. Você não está só
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.01.2021 às 20:31

Meu filho tá assim tb não consegue se socializar agora ele quer fazer amizades
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.05.2021 às 18:07

Tbm sofro com fobia social, é horrível mesmo, chorei só de ler o seu relato. Queria mudar, mas não consigo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.10.2021 às 18:55

Também estou nessa fase de dizer que não consigo, como é difícil mudar, parece impossível. Coisas simples para nós são complicadas. Mas ainda há esperança. Não podemos aceitar que o medo nos domine.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.07.2021 às 11:39

Como está Andreia?
Sem imagem de perfil

De Eliton Junior a 16.01.2023 às 13:35

Eu sei, sinto a mesma coisa!
Sem imagem de perfil

De van derban a 04.02.2012 às 14:49

ola andreia! as pessoas como a gente sempre pensamos que estamos no mundo sozinhas,li a sua postagem e parecia que era eu escrevendo passo pelas mesma coisas que voce.nossa vida e um pesadelo real e 24 horas por dia eo pior e conviver com pessoas normai ver a vida acontecer e nao conseguir fazer nada sera que estamos condenados
Sem imagem de perfil

De van derban a 04.02.2012 às 14:49

ola andreia! as pessoas como a gente sempre pensamos que estamos no mundo sozinhas,li a sua postagem e parecia que era eu escrevendo passo pelas mesma coisas que voce.nossa vida e um pesadelo real e 24 horas por dia eo pior e conviver com pessoas normai ver a vida acontecer e nao conseguir fazer nada sera que estamos condenados
Sem imagem de perfil

De Léa a 20.02.2012 às 02:20

Eu passo por isso quando nao conheço a pessoa. Eu tenho dificudade de me aproximar do nada e manter um dialogo, mas se as pessoas falam comigo ai eu sou muito comunicativa. Eu sempre analiso tudo o que eu faço, tudo o que eu digo ou o que vou dizer. Meus amigos falam que eu nao sou timida pois o meu comportamento com eles é muito diferente. Mas eu tenho esperança e tambem me esforço para mudar esse meu jeito. Tenho 21 anos.
Sem imagem de perfil

De José Paulo a 31.03.2015 às 08:06

Oi Léa gostaria de saber como você está atualmente se conseguiu enfrentar a fobia ou teve alguma evolução se possível me responda ou envia um e-mail para jpss_180191@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De Vítor a 08.07.2012 às 12:44

Boas,

Parabéns à autora e à Oficia pela missão aqui desenvolvida.

Sera que tenho sofrido deste problema de uma maneira parcial , i.e, em certo tipo de situações, mas de forma doentia?Porque me identifico imenso com o texto do artigo publicado.
Talvez eu seja "descompensado" . Sou super a vontade em falar em publico, em defender opiniões e expôr minhas posições, em me afirmar e até sou bastante nervoso e exaltado... mas ironia, ontem disseram-me que o que tenho,por ser assim tal nervoso/exaltado é medo da sociedade!
Estranho... eu tenho de fato medo da sociedade, nunca pensei com tais palavras. Julguei que fosse apenas tímido em certos aspectos.
Meu problema é grave. Pois, eu me pelo de medo em relação a uma mulher bonita e que me fascine só de olhar. Aí, fico só rondando, mas sou quase incapaz de me tentar aproximar. A custa de tal, acabo só, isolado e ... como me chamou meu irmão um dia:sinistro. Ah... mas nessta ocasião estava afastado por estar no meio de um abiente em que todos se divertiam, mas eu... sentia-me diferente, e por isso, nessas situações, acabo sempre me afastando,mesmo temendo que os outros me interpretem mal e por isso me venham represálias.
Muitas das vezes, as pessoas estão me falando com esperança de encontrarem alguém "normal", vivo,alegre, mas sou tão .... vazioooo, que essas pessoas se afastam de mim e me desvalorizam.
Muitos pensam que sou super selecto, mas apesar de o ser, sou-o por algum motivo de fobia social ou trauma do passado, e fico observando as pessoas antes de me aproximar; por outro lado, com tais cuidados e receios,acabo perdendo a festa e as.... meninas.

Enfim, tlvz eu só queira encontrar algo especial e só vejo conversas da treta, falta de ética, insinceridade intelectual, vaidade, contrasenso no ideiais e nos comportamentos, etc. Fique cansado do mundo e de lutar contra ele desde mto cedo, desisti dele. Mas, possas, eu tb queria viver.
Em todo o caso, acbo achando, então, que não só sofro de fobia social, como sou selecto e altaqmente esquisito.

Mas, que me salvará desta espiral de perdição? heheh...

tb passei anos sem conseguir desenvolver relacionamentos ou amizades, apesar de frequentar uma associação religiosa. Tho 34. Que é que se passa comigo? qual a minha doença?


Paz e graça (sou evangelico),
VS
Imagem de perfil

De oficinadepsicologia a 08.07.2012 às 20:45

Caro Vítor,
devido à conjugação de diversos factores (experiências de socialização, relação com figuras significativas, dinâmica familiar na infância, acontecimentos de vida significativos, predisposição genética...), muitas vezes sentimos necessidade de construir muros protectores entre nós e os outros. Mais do que a observação da existência dessas fronteiras importará perceber o papel que têm tido na sua vida.
Pelo que descreve, percebe-se em si uma certa ambivalência entre o desejo de proximidade e o receio dessa intimidade, talvez por medo de ser magoado, pela vulnerabilidade acrescida que sentimos quando nos damos a conhecer e conhecemos um outro.
O Vítor neste momento tem já duas condições essenciais para um processo de desenvolvimento pessoal: consciencialização do seu padrão/ espiral de comportamento e motivação para a mudança. Adicionalmente, parece-me que está numa fase do seu ciclo de vida óptima para uma transformação pessoal, libertando-se de bagagem passada, arrumando o seu presente e libertando-se para abraçar um futuro positivo.
Se lhe fizer sentido, reflita sobre a possibilidade de marcação de uma consulta de psicologia onde será feita uma avaliação completa da sua situação e devolução do melhor plano terapêutico ajustado ao seu perfil e às suas necessidades. Se optar pela equipa da Oficina de Psicologia poderá encontrar todas as indicações necessárias à marcação da sua consulta no nosso site: http://oficinadepsicologia.com/consultas/57-2.

Um abraço,
Filipa Jardim da Silva
Psicóloga Clínica
Sem imagem de perfil

De fernando a 03.09.2012 às 16:02

que post interessante este.

Em boa verdade, reconheci também alguns( para não dizer todos os sintomas aqui descritos) pois já os senti varias vezes ao longo da vida. Ainda os sinto de tempos a tempos para ser sincero.

Acontece-me sempre que algo me perturba a ponto de tirar a vontade de socializar. Depois há um conflito entre a vontade de socializar e ter amigos que é uma necessidade constante e a raiva e revolta para com o que me incomoda de momento que dá vontade de mandar tudo pastar.

Como eu consegui ultrapassar isto foi sendo mais sincero comigo mesmo.
Passei a preocupar-me mais com o que me incomodava a cada momento e menos com o que as pessoas pensam de mim.
Até porque as pessoas não gostam de simpatia forçada. Eu não gosto de simpatia forçada, porque não a consigo manter, consigo mantê-la para dizer olá bom dia, mas não para manter uma conversa. Ou seja acabo por ficar isolado na mesma.
Agora ,reajo para as pessoas de acordo com o que sinto de momento, obviamente, mantendo um mínimo de cortesia, mas não fazendo disso o objectivo principal das minhas relações.
E no fim acaba por se reparar que as pessoas não ligam muito ao aspecto exterior( e se ligarem azarito).

Enfim, mais nao escrevo até porque isto nao é de nenhuma maneira algum conselho técnico, mas um relato da minha experiencia de vida que se pode ou nao adaptar a outras pessoas :)
Bem hajam
Imagem de perfil

De oficinadepsicologia a 08.09.2012 às 23:03

Caro Fernando,

obrigada pela partilha da sua experiência positiva, na qual muitas outras pessoas se poderão rever ou até se poderão inspirar.

Um abraço,
Filipa Jardim da Silva
Oficina de Psicologia
Sem imagem de perfil

De Ju a 05.08.2014 às 02:24

Impressionante como o texto caiu como uma luva pra mim...há tempos que procurava saber se esse enorme vazio que sinto, se essa ansiedade desmedida em saber se sou aceita ou não pelos outros era possível.
Vi que não sou o único ser no mundo, o que de certa forma me conforta...

Mas é difícil (às vezes quase impossível) ter que conviver com esse sentimento. Nas relações sociais (família, trabalho, festas etc), fico sempre angustiado em saber o que pensaram, como pensaram, o que irão falar de mim. E torcendo pra que não pensem mal..não é raro me esforçar bastante pra tentar agradar os outros!

É um medo de ser taxado como antipático, burro, fraco, ao ponto de nem querer me relacionar com as pessoas...tem dias que prefiro nem ver gente...tem dias que prefiro nem viver...

Pode ser idiotice, mas é complicado ter consigo esse sentimento que me corrói e não ter alguém pra desabafar.

Amigos? Tenho, mas muito poucos...do nada cismo porque acho que me interpretaram mal e, pra não continuarem pensando assim de mim, me afasto de vez.

Às vezes acho que sou tão ruim que acabo afastando até os amigos de meus amigos...sei lá, é algo louco, impensável, mas que acaba com minhas energias...

No entanto, vi nesse texto uma esperança para toda essa angústia...espero que com a ajuda de um profissional eu possa sair desse abismo que eu mesmo criei!

Parabéns ao autor do texto! Foi de grande valia!
Sem imagem de perfil

De José Paulo a 31.03.2015 às 08:09

Oi Ju gostaria de saber como você está atualmente se conseguiu enfrentar a fobia ou teve alguma evolução se possível me responda ou envia um e-mail para jpss_180191@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De Kecy a 24.09.2014 às 01:43

Tenho ansiedade social :/
Sem imagem de perfil

De xxxxx a 22.10.2014 às 22:50

eu tenho fobial social há um ano. foi impressionante como fui perdendo a quantidade de amigos e colegas... hoje prefiro estudar em casa do que ir pra colégio... minha familia acha que é timidez mais é algo muito maior e mais angustiante que isso. entrar em uma sala de aula pra mim é impossível... ir ao psicologo não me adiantou em nada. até pra escrever um comentário "dói"
Sem imagem de perfil

De José Correia a 28.10.2014 às 05:05

Olá
Vou dizer-lhe o que penso sobre a sua reflexão.
Em primeiro lugar, afirma que tem fobia social há um ano. Significa que sentiu isso mesmo nessa altura ou teve sempre e só agora tomou consciência?
Também diz que já foi a um psicólogo e não "adiantou" nada.
Gostaria de lhe dizer uma coisa, aliás várias coisas, tanto mais que já tive esse problema: que o ser humano é no fundo e naturalmente social. Se isso não acontece é porque existe algo a ser analisado, normalmente acontecimentos do passado ou mesmo no presente.
O facto de o psicólogo não ter ajudado, isso não impede que vá a outro, porque é natural que tenha algo corrido mal...
Para terminar, devo dizer-lhe ainda que natureza humana é muito flexível, quer dizer que é muito susceptível de se adaptar às circunstâncias por mais adversas que sejam! Esse seu problema vai desaparecer quando descobrir isso e para acontecer é necessário experimentar, procurar solucionar com profissionais e não duvide que tem solução!!

Sem imagem de perfil

De José Paulo a 31.03.2015 às 08:10

Oi xxxxx gostaria de saber como você está atualmente se conseguiu enfrentar a fobia ou teve alguma evolução se possível me responda ou envia um e-mail para jpss_180191@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2020 às 16:59

Olá... Eu acho que vou está com depressão...

Talvez você se sentiu inseguro(a), por não conseguir fazer amigos
E nisso, a pessoa acaba se sentindo, incapaz de se relacionar e toma isso com verdade!

A uma semana, eu mim senti assim, mas desde ontem, acordei e sair dando bom dia a todos... E todos mim trataram bem.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.11.2020 às 13:47

Me indentifico super, não quero que as aulas voltem, só tenho 3 amigas e olhe lá, ainda bem que estou de quarentena.
Sem imagem de perfil

De Jr a 20.11.2014 às 01:35

A 3 meses procurei ajuda psiquiátrica e lendo a bula do medicamento que foi indicado achei escrito em sua indicação a patologia da fobia social, logo me identifiquei com o nome e procurei na net sobre o tema e aqui estou, me identifiquei muito com o texto mas com algumas divergências que me chamaram a atenção e confundiu minha opinião sobre o meu diagnóstico, tenho 38 anos e desde a adolescência vivo um mundo arquitetado pela solidão, sei até como tudo começou, na infância era muito popular, dinâmico e excelente aluno e despertava inveja a muitos garotos até que um dia numa zoação da turma de amigos saiu o apelido esquisito para alguns meninos e entre eles eu, fiquei bravo e não aceitei a brincadeira como outros garotos, resultado o apelido pegou e daí para frente minha vida mudou, fui afastando das amizades e me isolando pois tinha muita vergonha deste apelido, apesar da popularidade era tímido com as meninas mas depois deste episódio fiquei com uma timidez doentia, comecei a ficar com vergonha de conversar com todas as pessoas e fui me isolando, me destruindo, um dos sintomas que despertei foi a “síndrome do azar”, tudo era azar para mim, tudo dava errado, atraia só coisas ruins, até minha saúde foi afetada, não me abria com meus pais, perdi o brilho, para ter uma ideia, depois de alguns anos me trancava no quarto para estudar e muitas vezes chorava e não conseguia mais me concentrar nos estudos, na época do vestibular havia estudado muito pouco e a consequência foi que não passei no primeiro ano e no segundo passei apenas numa faculdade particular, uma decepção para mim e acredito que para meus pais, tornei um colecionador de derrotas, fui lapidado com uma personalidade autocrítica demasiada, fui se tornando uma pessoa amarga, já não tinha mais amigos na cidade natal, como passei numa faculdade longe de casa consegui melhorar minha vida pois lá ninguém sabia do meu passado que escondia de colegas de república, era outra pessoa mas apresentava muitos traços do passado, não conseguia me relacionar com mulheres, via meus amigos sempre com “peguetes” e eu sempre sozinho, isso me deprimia e meus amigos foram percebendo como eu era e fui me tornando novamente na pessoa que era na cidade natal, nos feriados que voltava para minha casa não saia de casa, minha família chegou a achar que eu era gay e isto me feriu ainda mais, enfim, me formei, com dificuldade arrumei um emprego, ai começou outro problema, não sabia controlar o tempo no serviço, ficava sem comer era perfeccionista a ponto de não conseguir delegar nada e me sobrecarregar até que um dia meu pai faleceu e tive que mudar para minha terra natal onde não guardava boas lembranças, arrumei um outro emprego que fiquei 11 anos e cheguei até o cargo de gerente, sempre fui muito dedicado e tinha autoestima elevada no trabalho sabia de minha capacidade acima da média, mas sempre com muita dificuldade em lhe dar com pessoas, convivia com uma angustia crônica, odiava como eu havia vivido todos estes anos, tenho boa aparência, sempre fui paquerado mas nunca tive iniciativa, sou um desastre com mulheres, Deus sempre me deu a chance da virada e eu nunca fui competente a ponto que deixei a vida me levar e assim aconteceu, conheci minha mulher no trabalho ela era cliente, deixei ser escolhido, comecei o relacionamento sem pretensões pois nossa diferença social e cultural era um abismo, mas me deixei levar e o resultado foi que ela engravidou e tivemos uma filha, não casei, sempre me esquivei pois não tinha amigos para convidar, hoje vivo uma união em que nunca amei a esposa, sou infeliz e por causa da exaustão decidi pedir demissão e desde então tenho pânico em voltar a trabalhar no que fazia e já faz um ano que não trabalho, me sinto arruinado, agrido a minha esposa verbalmente como se ela fosse a responsável do meu fracasso, não consigo buscar forças para lutar, procurei um médico e um terapeuta, comecei a me tratar mas ainda não estou sentindo melhoras, posso resumir que me sinto um fracassado e que não consigo apagar o meu passado, mas ainda bem que não nutro pensamentos de morrer pois minha filha é meu combustível, nela encontrei a razão para lutar e acredito que vou conseguir. Li sobre a síndrome de Burnout, tenho dúvidas do que tenho de fato?
Sem imagem de perfil

De Felipe a 20.06.2017 às 21:07

Caramba mais que hisotira. Eu consigo me reconhecer bastante no que tu descreveu bro. Eu quero saber se atualmente 2017 voce melhorou e se ainda ta fazendo algum tratamento... E sua familia tb, porque tu disse que nunca amou sua esposa...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.06.2019 às 08:24

Ola Jr,

Gostaríamos de saber como vc está atualmente, acreditamos q o seu testemunho pode fazer muito bem a pessoas q se identificaram com a sua história, assim como eu.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.02.2020 às 17:16

Olá... Eu não sou medica mas velo que o seu problema é as críticas à lhe ia que você quer ser visto como o bom o melhor

Mas a vida é de outra forma entende? Você pode errar, levar toco, e depois rir disso, pessoas gostamais de gente real que tem erros que brinca...

Eu falo por experiência própria eu passei a minha vida sofrendo com coisas bestas mas estou mim esforçando pra musar, busque seus sonhos que vComo tinha dançar cantar qualquer coisa, e sobre sua esposa, não jogue a sua culpa em cima dela, arruma outra e deixa ela ser feliz, e vc também a vida é uma te os que ser reais

Eu vim para São Paulo a um ano eu não conseguir fazer amigos só por acharazões que não iam gostar de mim, e aconteceum várias coisas que mim deixou triste esses dias sair falei com todos dei bom dia e aos poucos vou mim chegar a meus vizinhos para um quero muito mim superar e isso precisamos de força

Pensamentos boms assisti piadas e coisas alegres senotar no causada e falar com os vizinhos eu tô fazendo isso é tão me ajudando, tenta vc também.

A não ser ache fracassado sou desempregada no consegui terminar o estudo e tá tudo bem!!!Pelo menos fingir que tá tem dias difíceis e outros melhores Seja alegre e isso basta!

Comentar post


Pág. 1/11



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D