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Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Cristina Sousa Ferreira
Psicóloga Clínica
Li hoje um artigo da FastCompany.com , “ Gratitude as a business strategy” que me inspirou a este texto.
As pessoas que conheço, de familiares a amigos, de empregadas de balcão a empregadas domésticas, de arquitectos a contabilistas, sofrem de PDG – Perturbação de Déficite de Gratidão.
Apesar de todas as nossas boas intenções e acções recebemos muito mais “encontrões” do que agradecimentos. Estamos sedentos de apreciação genuína e de agradecimento. Queremos saber o que valemos e que os nossos esforços são reconhecidos e apreciados. O mesmo acontece com os nossos filhos, pais, amigos, familiares e colegas de trabalho.
Pense bem no seu ano que passou. Para muitos de nós foi duro por muitas e diversas razões. O que é que os seus colegas, amigos ou familiares fizeram de que esteja genuinamente grato? Aquele telefonema na altura certa, aquela esforço voluntário, aquela palavra amiga, aquele ombro, aquele olhar, aquele sorriso, aquele silêncio, aquele.....
Até ao fim do ano como lhes pode agradecer? Como pode satisfazer a sede global de gratidão? Como pode surpreender com uma palavra ou um gesto de agradecimento?
Perca agora (ganhe digo eu) 5 minutos, a fazer uma lista das pessoas a quem esteja genuinamente grato. Construa e implemente um plano de acção para comunicar o seu agradecimento.
Dê de beber gratidão!