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O lugar seguro: hipnoterapia clínica

por oficinadepsicologia, em 20.02.12

Autora: Susanne Marie França

Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta Clínica

www.oficinadepsicologia.com

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Susanne Marie França

A técnica do Lugar Seguro é utilizada e adaptada pelas mais variadas abordagens psicoterapêuticas. Na hipnoterapia pode ser usada na indução à hipnose, no aprofundamento após a indução, na preparação para trabalho analítico como a regressão, e na auto-hipnose. Se conciliarmos ao exercício do Lugar Seguro terapia sugestiva, aumentamos a eficácia desta técnica e conseguimos usufruir ao máximo do poder da mente.


Antes de fazer o exercício do Lugar Seguro, escreva num papel 3 sugestões que estejam relacionadas com algo que deseja mudar na sua vida, como comportamentos, pensamentos, hábitos e rotinas, etc.


As regras básicas na formulação de sugestões são:


•    Simplicidade – aborde um tema de cada vez. Não baralhe a mente com mensagens contraditórias. Seja directo, conciso e específico. A mente não irá interpretar a sugestão, mas sim absorver literalmente.
•    Não utilize a palavra NÃO – se deseja deixar de se sentir ansioso, não diga “a partir de agora nunca mais me vou sentir ansioso”, ao invés diga “ a cada dia sinto-me cada vez mais calmo”. A lei do efeito inverso faz com que aquilo que tentamos evitar e negar com a palavra NÃO ganhe força e prevaleça. Se eu lhe pedir que “não pense no elefante amarelo” qual é a imagem que lhe vem automaticamente à mente?
•    Seja realista e honesto. Se tem um exame na faculdade e não estudou, não vale a pena pensar que uma sugestão acerca do sucesso que vai ter no exame o ajudará a ter uma boa nota. A sugestão tem que se adequar a um contexto e um objectivo realista e tangível.
•    Uma emoção forte (negativa ou positiva) vai sempre ser mais poderosa do que uma emoção mais fraca. Associe sempre emoções às sugestões que elaborar. Só mudamos aquilo que sentimos.
•    Pratique, pratique, pratique – A repetição é o modo como adquirimos novos hábitos, padrões de pensamento e/ou acção. A repetição das sugestões, permite o registo e automatização de novos hábitos que irão substituir os que já não se adequam às nossas circunstâncias actuais de vida.

 

Como fazer o exercício do Lugar Seguro:


Feche os olhos suavemente…inspire profundamente…e expire…libertando todo o ar…todas as sensações que acumulou durante o seu dia e deseja agora libertar….sinta a sensação de leveza…cada vez que expira. Gostaria que se imaginasse no campo...repare na temperatura do ar…nas cores…no ar puro que inspira…sinta os seus passos firmes….sinta vivamente cada sensação que este lugar lhe transmite…...sinta os cheiros…as cores...as texturas… os sons…tão agradáveis…imagine a sensação de segurança…de paz. Já nada mais interessa a não ser esta sensação de libertação. Continue a caminhar…a reparar em cada detalhe…em cada folha…árvore…flor…a sua mente está a libertar e a processar o seu dia. Deixe fluir todos os pensamentos…agora já não interessam…agora a única coisa que é importante…é o seu relaxamento…o seu bem-estar…físico e emocional…Continue a caminhar pelo campo e a respirar lentamente…repare como já conseguiu abrandar o ritmo de respiração e do pensamento….Relaxe."

Repita silenciosamente as sugestões que escreveu e memorizou. Sinta, visualize, e imagine vivamente cada palavra…
Saudações Hipnóticas,


Susanne Marie França

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publicado às 15:20


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