Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Madalena Lobo
Psicóloga Clínica
O exercício que lhe proponho é o melhor que conheço, do ponto de vista da eficácia; tanto assim que lhe chamo ‘Valium instantâneo’...
Coloque as mãos por cima do umbigo e observe-as um momento. O mais natural, para si que é ansioso(a), é que elas pouco ou nada mexam. Vamos modificar isso: olhando para as mãos, imagine que tem um balão dentro da barriga, imediatamente por baixo do umbigo. Durante todo o exercício, sempre que inspirar, vai imaginar que está a encher esse balão – não se preocupe com o resto do corpo: enchendo o balão, a caixa torácica expande, os ombros relaxam e todo o corpo se acomoda à entrada de ar. Sempre que expirar, imagine que está a deixar que o ar saia suavemente do balão; muito suavemente, sem fazer qualquer esforço.
Inspire pelo nariz, para filtrar as impurezas do ar e expire pela boca, entreabrindo levemente os lábios (não se preocupe porque o ar sai sozinho), já que, assim, aproveita para relaxar as cordas vocais.
Última coisa: inspire à contagem de 4 segundos de uma forma suave e continuada, e sem fazer pausa, comece logo a expirar, fazendo-o à contagem de 8 segundos, também de uma forma continuada; depois faça uma pausa com uma duração que lhe seja confortável (pode utilizar 2 segundos para começar, e, depois, ir adaptando ao seu próprio organismo). Se a música não é o seu forte, é provável que não tenha bem a noção da duração de um segundo – no início, pode ir ao site www.metronomeonline.com, posicionar o cursor no valor 60 (significa 60 batidas por minuto) e contar 1 segundo por cada batida que ouvir.
Sendo um ciclo de respiração composto por ‘inspiração-expiração-pausa’, faça 5/10 ciclos de respirações sempre que se sentir acelerado durante o dia, e quando se deitar e se sentir agitado.