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20 conselhos saudáveis

por oficinadepsicologia, em 03.05.12

Autora: Cristina Sousa Ferreira

Psicóloga Clínica

www.oficinadepsicologia.com

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Cristina Sousa Ferreira

 As Universidades de Harvard e Cambridge publicaram um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática.

 

1º - Tomar um copo de sumo de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

 

 2º - Salpicar canela no café mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

 

 3º - Trocar o pão branco tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

 

 4º - Ingerir regularmente vegetais e mastigá-los por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de radicais químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm. (A sinigrina, que é um glucosinolato, é um sal potássico que se encontra nas sementes de mostarda, na raiz do rabanete, na couve-de-bruxelas e nos brócolos. Em alguns casos, os glucosinolatos parecem oferecer proteção frente a alguns tipos de cancro.)

 

 5º - Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ía ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração. Esses 20% podem ser postos numa caderneta de poupança. Em cinco anos dá para comprar muita coisa.

 

6º - O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

 

7º - Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

 

8º - Comer pizza. Quem diria! Mas escolha as de massa fininha. O licopeno (C40H56) – um pigmento vermelho antioxidante encontrado, por exemplo, no tomate e no pimentão – pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é mais bem absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizzas. Atenção senhores: tomate faz bem para a próstata!

 

 9º - Limpar a escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes, constipações e outros não-sei-quês. Assim, é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos dia sim, dia não, aproveitando, por exemplo, o banho no chuveiro, sobretudo após doenças (quando devem ser mantidas separadas de outras escovas).

 

 

 10º - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos. Inverta as suas rotinas. Por exemplo: se está habituado a tomar banho começando pela cabeça, de vez em quando comece pelos pés.

 

 11º - Usar fio dental e não mastigar pastilhas elásticas. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam pastilha elástica têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose (doença degenerativa da artéria devido à destruição das fibras musculares lisas e das fibras elásticas que a constituem, levando a um endurecimento da parede arterial, geralmente produzida por hipertensão arterial de longa duração ou pelo aumento da idade), pois têm os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo. Agora, não adianta utilizar o fio dental de meia em meia hora para viver mais. Ninguém fica para semente!

 

 12º - Rir é o melhor remédio. Uma boa gargalhada é um mini 'workout', um pequeno exercício físico. Sabia que 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida? Rir baixa o distresse e acorda as células naturais de defesa e os anticorpos.

Eustresse = baixa ansiedade. Distresse = alta ansiedade. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse faz com que se intimide e fuja da situação.

 

13º - Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados no momento em que forem consumidos. Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro. Melhor do que isto é não descascar o que não precisa ser descascado. Por exemplo: maçãs, pêras, figos, batatas, etc.

 

 14º - Ligar para a sua família de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas mantêm um laço afetivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, previnem a tensão arterial alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade precoce.

 

 15º - Desfrutar de uma chávena de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes do que o chá verde. Se beber só uma chávena por dia diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá prolonga a vida depois de ataques ao coração.

 

 16º - Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de distresse e visitam o médico com mais freqüência, dizem os cientistas da Cambridge University. Os animais domésticos fazem-no sentir-se otimista, relaxado, e isto baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores animais de estimação, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

 

 17º - Colocar tomate ou verduras frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.


 18º - Reorganizar o frigorífico. As verduras, se dispostas aleatoriamente no seu frigorífico, perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (cada uma das substâncias encontradas em certas plantas cítricas e que apresentam propriedades tônico-circulatórias). Os flavonóides, encontrados em todos os vegetais, têm também a propriedade de combater o cancro. Por isto, deve-se usar a área do frigorífico reservada para verduras, aquela caixa na parte de baixo.

 

19º - Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo incluídas nas saladas e nos cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes. 

 

20º - E, por último, um mix de pequenas dicas para prolongar a vida

a) Comer chocolate. Duas barras por semana prolongam a vida um ano. O amargo é fonte de ferro, de magnésio e de potássio.

b) Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais do que os pessimistas, que, para além disso, apanham gripes e constipações mais facilmente.

c) Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis do que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

d) Conhecer-se a si mesmo. Aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

 Uma vez incorporados, estes conselhos facilmente se tornam hábitos.

 

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: Escolha a melhor forma de viver; o costume a tornará agradável!

publicado às 09:55



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