Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Auto-afirmar-se para comunicar eficazmente

por oficinadepsicologia, em 30.05.12

Autora: Marta Porto

Psicóloga Clínica

www.oficinadepsicologia.com

Facebook

 

Marta Porto

A auto-afirmação espelha um conjunto de comportamentos emitidos por uma pessoa, num contexto interpessoal, no qual exprime os seus sentimentos, desejos e opiniões, ou ainda os seus direitos, de forma directa, firme e honesta, respeitando os sentimentos, atitudes e direitos dos outros. Assim, não tem como objectivo controlar, manipular ou punir os receptores, invocando simultaneamente uma atitude de respeito.

Existem três passos ou princípios para aplicar a assertividade, sendo que a sua prática segue sempre uma determinada ordem. No início, pode parecer muita coisa a aprender, mas a sua aquisição é semelhante à aprendizagem da Condução de Automóveis. Inicialmente, poderá ser complicado e difícil, contudo à medida que vamos praticando acaba por se tornar natural.

 

Passo1 Força-o a focalizar toda a sua atenção no seu interlocutor e não a usar o tempo que este usa para lhe falar em favor da sua defesa ou ataque. Ao escutar activamente, demonstra compreensão e empatia para com o outro e o seu ponto de vista, mesmo que não esteja de acordo com ele.

Passo 2 Leva-o a expressar de uma forma directa os seus pensamentos e sentimentos sem insistência e sem pedir desculpa.

Passo 3 É essencial, a fim de que possa indicar de modo claro, consistente com o objectivo, qual a acção e/ou resultado que deseja sem hesitações ou insistência.

Assim, a atitude de auto-afirmação, permite-lhe estar à vontade na relação face-a-face, controlar a situação, negociar na base de objectivos preciosos e claramente fixados, procurando compromissos realistas. Lembre-se sempre do seguinte: em caso de desacordo, é fundamental negociar mais na base do interesse mútuo do que na ameaça.

 

 

A Passividade: um comportamento ineficaz  

 

Uma atitude passiva implica medo de se envolver, o que pressupõe submissão e uma tendência a evitar o conflito, o que espelha uma atitude de fuga na presença de contrariedades. Assim, a passividade caminha lado a lado com a permissão de que as outras pessoas o tratem, aos seus pensamentos e sentimentos, como eles quiserem, sem que você se defenda. Significa fazer o que os outros querem que faça, independentemente dos seus desejos.

Os comportamentos característicos da passividade são os seguintes:

1-      Mostrar acordo em relação a assuntos que não lhe interessam

2-      Não conseguir pedir um favor

3-      Evitar contacto visual

4-      Apresentar um padrão de discurso hesitante

5-      Apresentar postura corporal tensa e movimentos corporais desajustados ou ansiosos

6-      Falta de confiança

O comportamento passivo produz irritação, aborrecimento e pena por parte dos outros receptores, estabelecendo-se um padrão em que os outros abusam constantemente. O problema é evitado, os seus legítimos direitos são postos de lado, deixando que a zanga e ressentimento cresçam dentro de si.

Neste sentido, perante uma situação em que se depara com a necessidade de fazer face às reacções dos outros, quando deles necessita, ou quer emitir o seu desacordo (situações diárias, com os amigos, familiares ou no trabalho), a passividade não traz resultados satisfatórios, nem assegura relações agradáveis com os outros, ao passo que afirmar-se tranquilamente traz-lhe mais possibilidades de resultados positivos nos seus relacionamentos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:37


50 comentários

Sem imagem de perfil

De Coach Outlet a 15.07.2016 às 12:01

Another Look at Some of the Bags of Coach Cuba Cruise 2017
When [url=http://www.michaelkorsoutletonlines.us][b]michael kors outlet online[/b][/url] staged it's [url=http://www.coachoutletstoress.us.com][b]coach outlet[/b][/url] Cruise 2017 [url=http://www.coachfactoryonline.name][b]coach factory outlet online[/b][/url] show in Cuba, up-close shots of the collection's [url=http://www.coachoutletonlinesale.us.com][b]coach outlet online[/b][/url] bags [url=http://www.coachfactoryoutletsstores.us.com][b]coach outlet[/b][/url] and accessories [url=http://www.michaelkorsoutletonlines.us.com][b]michael kors[/b][/url] weren't [url=http://www.officialcoachfactoryoutlet.us.com][b]coach factory outlet[/b][/url] readily [url=http://www.michaelkorsoutletwebsite.us.com][b]michael kors outlet online[/b][/url] available. I spent hours on [url=http://www.coachfactoryonline.us.org][b]coach factory outlet[/b][/url] Instagram and scouring other fashion sites to [url=http://www.coachoutletonline.us][b]coach outlet online[/b][/url] see what I [url=http://www.michaelkorsoutlet.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] could find [url=http://www.michaelkorssoutlet.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] and ended [url=http://www.coachoutletstore.us.com][b]coach factory outlet[/b][/url] up with a good [url=http://www.michaelkorsoutletsonline.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] assortment of bags and the [url=http://www.coachfactory.name][b]coach factory[/b][/url] scene of [url=http://www.coachfactoryoutletinc.us.com][b]coach factory outlet[/b][/url] the show. The [url=http://www.michaelkorsonline.us.com][b]michael kors outlet online[/b][/url] Rainbow Chanel [url=http://www.michaelkorsfactoryoutletonline.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] Boy Bag [url=http://www.michaelkorsoutletinc.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] really [url=http://www.coach-factoryoutletstores.us.com][b]coach outlet[/b][/url] stood out, but [url=http://www.coachoutletstoreonlines.us.com][b]coach outlet store online[/b][/url] the [url=http://www.coachstores.us.com][b]coach outlet store[/b][/url] collection included plenty of other [url=http://www.coachpurses.us.com][b]coach purses[/b][/url] bags [url=http://www.outlet-michaelkors.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] that paid [url=http://www.coachpurses.us.com][b]coach outlet[/b][/url] homage to the aesthetic culture of Cuba as well.
You can probably imagine what [url=http://www.michaelkorsoutlet.eu.com][b]michael kors outlet[/b][/url] our [url=http://www.coachfactoryoutletsonline.us.org][b]Coach Factory Outlet[/b][/url] Instagram [url=http://www.wwwcoachoutlet.us.com][b]coach outlet[/b][/url] feed looks like at [url=http://www.coach-factoryonline.us.com][b]coach factory online[/b][/url] any given moment, [url=http://www.michaelkors-outlet-online.com][b]michael kors outlet online[/b][/url] and if [url=http://www.onlinemichaelkorsoutlet.us.com][b]michael kors outlet online[/b][/url] you guessed an [url=http://www.michael-korsoutletonline.com][b]michael kors outlet online[/b][/url] endless amount of [url=http://www.coach-factorystoreoutlet.us.com][b]coach factory outlet[/b][/url] covetable [url=http://www.coachfactoryonlinesale.us.com][b]coach factory outlet online[/b][/url] handbags, you're right on the money. Scrolling [url=http://www.michaelkorsoutletonlines.us][b]michael kors outlet[/b][/url] through [url=http://www.coach-factorystoreonline.us.com][b]coach factory store[/b][/url] our feed, there are a [url=http://www.michael-kors.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] few handbag culprits that [url=http://www.coach-factorystore.us.com][b]coach outlet[/b][/url] reign [url=http://www.michaelkorsoutletco.us.com][b]michael kors outlet[/b][/url] supreme [url=http://www.coach-factoryoutletstore.us.com][b]coach factory outlet[/b][/url] among our [url=http://www.coachoutletstorefactory.us.com][b]coach outlet[/b][/url] followers, including [url=http://www.michael-kors.us.com][b]michael kors[/b][/url] Hermès [url=http://www.factorystoreonline.com][b]coach factory online[/b][/url] and [url=http://www.coachoutletstoreonlines.us.com][b]coach outlet[/b][/url]. Raf Simons' time [url=http://www.coachoutlets.us][b]coach outlet[/b][/url] as [url=http://www.coachoutletusaonline.us.com][b]coach outlet online[/b][/url] creative

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D