Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O estigma dos problemas psiquiátricos

por oficinadepsicologia, em 01.03.10

Email recebido

 

Sofro já alguns anos de uma ligeira doença psicológica Esquizofrenia tenho sido acompanhado no Hospital psiquiátrico de Lisboa tomo risperdal   3mg e floxitina duas cápsulas a minha pergunta e a seguinte  visto que sofro desta doença tenho muitos efeitos secundários tanto da medicação como da doença em si tais como :
Aumento de peso
Perda afecto
Isolamento Social
Inibição sexual
Baixa auto estima
Sou muito inibido
Sofro de ansiedade
Será que que eu consigo ultrapassar estes efeitos da doença conseguem dar apoio ou não gostam de lidar com este  tipo de doentes, eu pergunto isto porque sei do estigma que estes doentes tem fora do Hospital não que eu seja  uma pessoa violenta ou difissil de se lidar mas o receio que depois das pessoas saberem do meu estado clinico não queirao mais se  envolver nem mesmo pagando.Trabalho tenho um rendimento mensal logo gostava de iniciar esta esperiencia nao sou uma pessoa rica mas entre 25 a 30 euros acho que consigo pagar  uma ves por semana.
Grato pela atenção dispensada sem outro assunto de momento obrigado
 
Resposta
 
Caro R.,
A sua análise da situação pela qual está a passar é muito correcta! Tendo sido diagnosticado com uma esquizofrenia é imprescindível manter o acompanhamento psiquiátrico no Hospital mas deveria, igualmente, ter acompanhamento psicoterapêutico, para o ajudar a lidar com os sintomas de que nos fala.
E, infelizmente, tem razão quando diz que não é fácil encontrar acompanhamento para o seu caso mas talvez não tanto por estigma. A verdade é que, como nos casos de esquizofrenia a componente de tratamento mais importante é a psiquiátrica e a maior parte das situações é acompanhada em contexto hospitalar, é nos hospitais que reside a maior experiência a lidar com as características específicas do seu problema. Penso que seja por isso que tenha tido alguma dificuldade em encontrar quem o ajude, fora do hospital.
Na Oficina de Psicologia contamos com profissionais que têm experiência de trabalho em contexto hospitalar e que, por isso, o poderão acompanhar. Sendo um projecto de contributo social, as nossas consultas têm um custo de apenas 25€ e poderá, ainda, candidatar-se à Bolsa Micro, que lhe dá acesso a valores de 12€ por consulta.
Não hesite em enviar-nos o pedido de consulta através do nosso site em http://www.oficinadepsicologia.com/marcar_consulta.htm. Teremos todo o gosto em o receber - afinal, é para apoiar situações como a sua que existimos!
Abraço solidário
Madalena Lobo

publicado às 11:06



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D