por oficinadepsicologia, em 22.07.12
E-mail recebido
Caros Srs.
De há algum tempo para cá tenho sido alertada pelo meu parceiro para o facto de, durante o sono, parecer mastigar pastilha elástica. Segundo ele passo todo o sono a "mastigar". E também a atirá-lo cama fora. Ao que parece reclamo a cama para mim. Mas de manhã não me recordo de nada.
Em média sempre durmi umas 5/6h por noite no máximo. Não consigo dormir mais.
Que eu me lembre nunca tive este tipo de comportamento durante o sono, pelo menos que alguém me tivesse alertado.
Com os melhores cumprimentos
C.
Cara C.,
do que nos relata o seu caso pode remeter para uma situação de bruxismo. O bruxismo nocturno envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo causar dor muscular e fadiga. Ocorre em cerca de 15% da população, é observável em todas as idades e geralmente está relacionado com niveis elevados de stress.
Junto de um dentista poderá avaliar o estado da sua dentição e confirmar ou não o diagnóstico de bruxismo, uma vez que esta problemática danifica o esmalte dentário. Podem também surgir dores de cabeça tensionais originadas pela contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir o rosto, pescoço, ouvidos e ombros.
Outro aspecto importante a ter em consideração será a necessidade de diminuir a tensão psicológica e o stress. Procure introduzir no seu dia-a-dia a prática de exercício físico bem como de exercícios de relaxamento, reservando algum tempo antes de adormecer para acalmar a respiração, libertar-se das preocupações do dia e assegurar que esvazia a sua mente de pensamentos perturbadores ou emoções mais intensas. A Psicoterapia acaba por ser útil nestas situações por trabalhar a origem e manutenção de sintomas ansiosos e por vezes depressivos, fornecendo um conjunto de técnicas de gestão emocional.
Estamos disponíveis caso considere que a podemos ajudar.
Um abraço,
Filipa Jardim da Silva
Psicóloga Clínica