Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quando a timidez é demais

por oficinadepsicologia, em 01.05.13

Autora: Vera Lisa Barroso

 

Psicóloga Clínica

 

www.oficinadepsicologia.com

 

Facebook

 

Vera Lisa Barroso

A timidez só por si não representa um  problema grave, uma vez que quase todos nós podemos ter algum traço inibitório (rubor, vergonha, insegurança) em determinadas circunstâncias, sobretudo as de exposição social.

 

Mas há um grau realmente perturbador nestas manifestações... quando existe um sofrimento tão acentuado que provoca limitações, chegando à chamada fobia social - esta sim tem características patológicas e é conveniente procurar a ajuda de um profissional. Aquilo que acontece muitas vezes é que os tímidos procuram ajuda só em limite extremo, quando estão já em sofrimento muito elevado. Por isso, enquanto pai, aprenda a distinguir os sinais.

 


Sinais de alerta: pessoas tímidas são retráidas, têm medo de se êxpor em situações sociais, apresentam comportamento inibido, são muito sensíveis a críticas, acham que serão alvo de avaliação negativa e não é raro que abusem de bebidas e outras drogas, geralmente com o objectivo de ganhar coragem para as situações temidas! Assim, quando antes dos 5 anos a criança já mostra sinais muito fortes de que é tímida, os pais devem ficar atentos.

 


A timidez excessiva tem consequências: fisicas (boca seca, taquicardia, rubor nas faces, dor de cabeça, dor de barriga e suor excessivo); comportamentais (a pessoa fala pouco, tem gestos pouco expressivos, desvia o olhar facilmente, apresenta hesitação em falar e pode muitas vezes acompanhar o discurso com movimentos corporais involuntários); psicológicas (pensamentos recorrentes de que estão a ser avaliados, de que ninguém tem interesse por aquilo que dizem, de que todos os outros fariam melhor que ele) e emocional (sentimentos de insegurança, vergonha, medo, comparação e inferioridade - a timidez pode estar muito relacionada com a baixa auto-estima).

 


Em termos sociais, isto não significa que a criança tímida seja pouco sociável. Muitas delas têm grande vontade de estar com outras crianças, mas evitam porque têm receio de errar e estragar as suas amizades.

 


Existem muitas situações que podem contribuir para as crianças se tornarem mais tímidas: mudanças frequentes de escola, separação dos pais, pais rígidos ou perfeccionistas e um ambiente familiar que não favoreça o contacto social.

 


A fobia social tem variações: pode ocorrer em situações específicas ou em situações generalizadas. Para entender melhor a fobia social é importante associa-la à timidez e compreender que se trata de um problema de ansiedade e a ansiedade pode tornar-se patológica quando começa a afectar o funcionamento do nosso corpo. Não espere demais...

publicado às 10:03


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Akim Rohula Neto a 09.07.2013 às 03:05

Timidez é um assunto bem importante principalmente por causa do preconceito que o tímido tem com relação á sua própria timidez.
Geralmente é um agravante quando o tímido se cobra para não ser tímido e a maior parte deles faz isso.
É um fator que é importante de ser trabalhado com as pessoas para elas se sentirem "à vontade" para serem tímidas, sem culpas e com isso poderem realizar o processo de desinibição.
Abraço
Sem imagem de perfil

De Amauri Antonio da Silva a 28.08.2014 às 20:45

mas a timidez atrapalha e domina a mente da pessoa a ponto de deixar a pessoa com a auto estima baixa e sem forças para se animar o desanimo chega a ser tanto que a pessoa acaba entrando em depressão e só o acompanhamento psicologico não adianta é preciso se criar ou inventar um remedio para se curar a timidez temos que considera la como doença só assim conseguiremos acabar com ela digo isto porque sou timido tambem sofro muito por ser assim e não me aceito porque já perdi muita coisa sendo assim esta na hora dos pesquisadores inventarem um remedio contra timidez porque ela não é só medo como algumas pessoas dizem é muito mais do que isto.
Sem imagem de perfil

De Jonathan a 25.01.2020 às 01:43

Hj fui para uma festa que durou umas 5 horas e quase nao falei nada. Umas risadas e umas 20 palavras e tava em pleno sofrimento... N sei o q fazer
Sem imagem de perfil

De Amauri Antonio da Silva a 16.11.2014 às 11:52

O que precisa ser feito é criar um grupo de estudos sobre a timidez envolvendo psicólogos, médicos de varias áreas para estudarem os comportamentos dos tímidos e saber o que e porque ela afeta a mente da pessoas e deixa ela sem ação e desinibida a ponto de não conseguir se relacionar com outras pessoas os psicologos só conversam e não receitam remédios porque dizem que não podem mais outros médicos podem, mas curar a timidez superficialmente não basta porque ela volta cada vez mais forte é preciso se inventar um remédio que combata a timidez de dentro para fora agindo na mente da pessoa mudando a auto estima da pessoa deixando ela mais alegre e mais feliz só assim combateremos esse mal chamado timidez.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.07.2021 às 00:04

Eu concordo.
Sem imagem de perfil

De joceano moser a 21.02.2015 às 18:50

O negocio, quando se tem fobia social , é pensar consigo, "sem ameaça fisica , sem medo ";)

http://timidessuperada.blogspot.com.br/
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.11.2019 às 01:37

ta difícil preciso de ajuda perdendo oportunidades de emprego por causa dessa situação exemplo numa entrevista começo a suar muito tipo de pinga como fazer onde posso buscar um tratamento existem tratamento gratuitos pois estou desempregado
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.02.2021 às 14:59

Nossa eu sou muito muito timido mesmo, mas agora percebi que tenho fobia social puxa vida sera q isso é tratavel? ja tenho 28 anos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.05.2021 às 00:07

Eu tenho 18 anos e não sei mais oque fazer.A timidez me impõe muitos limites,eu não consigo me comunicar,tenho medo da represália alheia.Sempre foi difícil mas agora que estou entrando no mercado de trabalho,por assim dizer,ficou insuportável,eu não consigo fazer nada,tenho medo das pessoas.Acredito que chegou em um nível que preciso de ajuda.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D