Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Isabel Policarpo
Psicóloga Clínica
Sabia que ouvir música contribui para melhorar o humor?
Provavelmente já teve oportunidade de reparar nos efeitos que a música tem no seu dia-a-dia. Às vezes quando estamos parados nas intermináveis filas de trânsito e já irritados , de repente surge no rádio aquela música que nos apetece cantar e dançar e sem termos consciência do que sucedeu a nossa ansiedade como que se dissipou. Outras vezes chegamos a casa exaustos e desanimados, mas o simples facto de colocar o nosso cd preferido a tocar, parece funcionar como um elixir - de repente sentimo-nos mais enérgicos e optimistas.
Nada disto é fruto do acaso. Investigações recentes revelaram que a música à semelhança de outros estímulos como por exemplo a comida ou o sexo, tem a capacidade de activar circuitos especializados de neurónios - os circuitos de motivação e recompensa do sistema nervoso, que produzem e regulam a sensação de prazer.
Sempre que estes circuitos são activados dá-se a libertação de diversos neurotransmissores, em particular de endorfinas, que conduzem a múltiplas sensações de bem-estar e satisfação existencial. Efectivamente, as endorfinas promovem motivação e energia perante a vida, produzem alegria e optimismo e inclusivé diminuem a sensação de dor e alívio da ansiedade e depressão.
A capacidade da música induzir sensações de prazer, sugere que a música não sendo estritamente necessária à nossa sobrevivência, constitui sem dúvida um benefício significativo para o nosso bem estar físico e mental.
A música e a arte em geral, sempre fizeram parte do “arsenal” do homem primitivo, que vivia subjugado pela angústia e pelo medo. À luz destas novas descobertas, equaciona-se a hipótese de que os nossos antepassados recorressem a estas formas de expressão como uma forma de aliviar as suas dificuldades de sobrevivência.
De que está à espera para ir ouvir aquela música que sempre o fez vibrar?