Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O stress e a gravidez

por oficinadepsicologia, em 24.04.10

Autora: Ana Crespim

Psicóloga Clínica

 

Estar grávida é fantástico! A possibilidade de gerar uma vida dentro de nós, de a sentirmos a crescer, a mexer, é algo único. Mas este período não é só feito de bons momentos, quer por receios associados ao próprio estado, quer por factores externos que não podemos controlar. E esta não é uma questão que se possa negligenciar. Afinal, está em causa a saúde da mãe e do bebé.

 

É sabido que a gestação é um período em que muito do que a mãe experiencia, é também vivido pelo bebé. Existem inúmeros estudos nesse sentido, que realçam a importância de uma gravidez saudável, com baixos níveis de stress, de nervosismo, num contexto apoiante, no intuito de proteger a criança de possíveis sequelas. Mas agora, um estudo foi um pouco mais longe e os seus resultados deixam-nos a pensar ainda mais na importância deste tema.

 

De acordo com um estudo de um Hospital em Boston (Intitulado: Stress During Pregnancy May Increase Offspring's Risk of AsthmaScienceDaily, 19 de Março de 2010), a vivência de stress durante a gravidez pode conduzir ao aumento do risco para criança de vir a sofrer de asma sazonal – mais concretamente, na Primavera. Este estudo contemplou as diferenças nos marcadores imunológicos em dois grupos diferentes: crianças filhas de mães inseridas em ambientes de elevado stress; e crianças em que as mães estavam inseridas em ambientes com baixo nível de stress. A comparação entre estes dois grupos, permitiu concluir que existe uma maior probabilidade de que as crianças do primeiro grupo venham a desenvolver asma em algum período do seu desenvolvimento. Isto é, estas crianças sofrem uma diminuição no seu sistema imunológico, ficando mais susceptíveis a certos factores ambientais.

 

 

Estudos com animais já tinham obtido resultados neste sentido. No entanto, este foi o primeiro estudo realizado com humanos. Para que tal fosse possível, foram incluídas no estudo mulheres grávidas de várias cidades, pertencentes a minorias étnicas – nas quais a prevalência de asma é superior. Aquando do nascimento, foi recolhida uma amostra do cordão umbilical, da qual foram isoladas células imunológicas, expostas posteriormente a vários factores (substâncias passíveis de desencadear alergias, tal como o pó, estimulantes virais e bacterianos, entre outros), no intuito de compreender o poder de resposta do sistema imunológico da criança. Esta análise permitiu relacionar o historial de stress da mãe durante a gravidez, com a imunidade da criança.

 

Para si que está grávida, seja qual for a sua classe social ou grupo étnico, que este artigo funcione como uma informação adicional e não como um stressor. A mensagem que pretendo transmitir não é propriamente de alerta, mas sim de elucidação. Afinal, por vezes achamos que o estado de “nervos” em que nos encontramos é natural para aquela fase da vida, que faz parte – “Ah, deve ser das hormonas, que andam para aqui todas aos saltos”. No entanto, o que consideramos como banal, pode tornar-se numa sequela futura para a vida que carregamos e até mesmo para nós. Sim, porque apesar de este estudo só contemplar os efeitos na criança, não nos devemos esquecer da influência que a vivência do período pré-natal tem sobre a progenitora.

 

Por tudo o que está em risco neste período da vida, procure a calma e o bem-estar, mesmo nos “sítios” mais improváveis. Pequenas pausas diárias, caminhadas, grupos de apoio que envolvam a temática da gravidez – em que podemos partilhar experiências, deixando de sentir que o que nos passa pela cabeça nos transforma num ser estranho, mas sim que existem outras pessoas que temem as mesmas coisas – podem se constituir como pequenos passos para a grande caminhada que é a vida do seu filho. Do mesmo modo, como claramente o quer acompanhar nesta jornada, cuide-se, respeite-se e… Seja Feliz!

 

publicado às 10:03


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D