por oficinadepsicologia, em 16.05.10
E-mail recebido
Bom dia,
Ando a sonhar todas as noites e apesar destes sonhos serem de coisas simples, a verdade é que me afectam porque são vividos intensamente durante o sono.
Haverá algum motivo especial para isto?
Obrigada
Resposta
Cara S.,
De um ponto de vista científico, o estudo do sono em geral é uma disciplina razoavelmente recente, pelo que é ainda muito pautada pelo que se desconhece. Os sonhos, muito em particular, têm atraído as atenções de várias áreas do conhecimento, ao longo da História mas, se tentarmos resumir o que efectivamente se sabe ser verdade, rapidamente descobrimos que cabe numa ou duas frases...
De um ponto de vista clínico, isto é, socorrendo-me essencialmente da minha experiência de trabalho com os clientes que tenho acompanhado, e fazendo a ponte para as teorias mais recentes sobre a função dos sonhos, diria que o mais importante - como aliás, intuíu - é a emoção que lhes subjaz. Parece ser aceitável assumir o sonho como um momento de processamento emocional das emoções e sensações que nos foram perpassando ao longo do dia, semana, mês, anos, numa tentativa de o cérebro as enquadrar, lhes retirar sentido, as integrar no sistema completo que nós somos, para que possam ocupar o seu lugar, devidamente "arrumadas", no nosso dia-a-dia.
Neste contexto, a recorrência de sonhos - temas ou emoções - deve ser objecto de trabalho psicoterapêutico porque assinala temas, normalmente de natureza emocional, que o cérebro/organismo não está a conseguir processar sózinho, retornando a eles vezes sem conta, no esforço de o fazer. Se lhe perturbam o sono ou a sua emoção se arrasta para o dia dificultando o seu bem-estar a minha sugestão é de que procure um psicólogo que a possa ajudar, assumindo os sonhos como um acontecimento de vida tão natural como as suas experiências acordada.
Abraço solidário,
Madalena Lobo
Psicóloga clínica