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Prepare a sua mente para o Verão

por oficinadepsicologia, em 21.05.10

Programa Experimente - LISBOA

Inicio 28 Maio às 19h00

 

Todos sabemos por experiência pessoal que a entrada da Primavera e do Verão trás um colorido emocional e de disposição diferente do período invernal. Os dias ficam mais luminosos, os aromas intensificam-se, tornam-se florais, suaves. A temperatura fica amena, e as roupas mais leves. Apetece-nos passear, desfrutar do sol.

Contudo, temos consciência que muitas vezes carregamos o stress, a ansiedade e as dificuldades relacionais para esses momentos que se aproximam, o que nos leva a não viver o que realmente se está a passar no decurso da vida, momento a momento.

 

 

"O Mindfulness tem sido descrito como uma consciência intencional focalizada " uma maneira de prestar atenção sem julgamento e com sentido no momento presente. (Jon Kabbat Zinn)

Logo à partida, parece que falamos de uma capacidade muito simples e nada aplicável à vida dia-a-dia. Mas rapidamente percebemos que quando tentamos focar a nossa mente em alguma coisa, a nossa mente começa logo a controlar-nos, o que nos leva muitas vezes a viver no passado ou no futuro. Os pensamentos surgem sem controlo, e saltam de uns para outros.

 

Com Mindfulness, passamos a ter uma maior consciência do momento presente, uma maior estabilidade mental e a desenvolver a capacidade de responder de forma adequada, criativa e com abertura às oportunidades que nos surgem. Isto é muito valioso para a vida emocional, relacional e laboral.


Podemos aprender a controlar a nossa mente, em vez de sermos controlados por ela.

 

A Oficina de Psicologia em Lisboa é pioneira em implementar e promover o Mindfulness nos serviços de saúde e nas organizações.

 

De entre os maiores benefícios do Mindfulness encontra-se:

  • Maior capacidade de gerir o stress
  • Comunicação mais clara e mais eficaz
  • Melhoria da capacidade para resolver conflitos
  • Melhor relacionamento interpessoal
  • Aumento da criatividade
  • Maior estabilidade durante períodos de mudança

 

Pelo facto de nos centrarmos no momento presente, podemos:

  • Parar padrões habituais de pensamento
  • Ter maior clareza sobre nós mesmos, dos outros e do nosso meio
  • Ter uma melhor compreensão das situações complexas
  • Escolher a resposta mais eficaz e soluções mais apropriadas

 

Quem deve participar:

  • Indivíduos e grupos que estão a passar por altos níveis de stress
  • Indivíduos que querem ser mais eficazes na sua comunicação interpessoal e reduzir conflitos interpessoais
  • Indivíduos que desejam maior clareza e criatividade

publicado às 14:58


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