Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Joana Florindo
Psicóloga Clínica
A real importância da associação entre uma dieta alimentar adequada e a prática de exercício físico para atingir ou manter uma boa forma física, é reconhecida por todos. No entanto, por questões de falta de tempo, motivação ou vontade, para alcançarmos a linha pretendida, a maior parte de nós parece apenas apoiar-se nas dietas alimentares, negligenciando o exercício físico. Mas parece que uma simples redução na ingestão calórica não é suficiente para perder peso. O nosso corpo pode mesmo sabotar-nos a dieta.
Um grupo de cientistas da “Oregon Health & Science University”, Estados Unidos da América, ao estudarem um grupo de Macacos Resus, descobriram a existência no organismo de um mecanismo compensatório que previne a vontade para praticar exercício físico, quando a dieta alimentar seguida inclui um menor número de calorias que o habitual.
De acordo com o citado na edição on-line de 14 de Abril de 2010 do ScienceDaily, a experiência consistiu numa redução drástica da quantidade de calorias contidas na alimentação, após a qual os macacos apresentaram níveis de actividade física muito inferiores aos registados anteriormente, aquando a dieta hipercalórica inicial, bem como perdas de peso pouco significativas. Por sua vez, no grupo de controlo, os macacos que continuaram a alimentar-se normalmente e a praticarem exercício físico durante cerca de 1 hora por dia, registaram uma diminuição de peso. Deste modo, os cientistas prevêem a existência de uma relação inversamente proporcional entre a quantidade de calorias ingeridas e a disposição para a pratica de exercício físico. Presumindo que esta ligação se deva a um mecanismo de salvaguarda de energia, que serve para prevenir uma eventual falta de alimentos.
E assim, combatendo o nosso próprio organismo, quando se tem como objectivo a perda de peso, os especialistas alertam para a necessidade de combinarmos uma dieta adequada à prática regular de exercício físico.