Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Joana Florindo
Psicóloga Clínica
Ingressamos muitas vezes em ginásios na esperança de obter resultados milagrosos, baseando-nos apenas na prática de exercício físico para compensar os excessos do dia-a-dia. Imaginamos que com determinação e empenho, rapidamente nos conseguimos libertar dos excessos calóricos de muitas deliciosas tarde de maçã com canela ou de muitos outros refrescantes e doces gelados de fruta, obtendo o emagrecimento ambicionado. No entanto, parece que a realidade nos pode pregar algumas partidas, e nem todos conseguiremos emagrecer apenas com a ajuda do exercício físico.
Um estudo conduzido pelo “Brigham and Women’s Hospital” e pela “Harvard Medical School” de Boston, Estados Unidos da América, citado na edição on-line de 20 de Abril de 2010 do ScienceDaily, investigou a relação entre a prática de actividade física e as alterações de peso, num grupo de 34.079 mulheres saudáveis, ao longo de 13 anos, e revelou que o sucesso do exercício físico na manutenção de uma boa forma física, parece dever-se ao Índice de Massa Corporal (IMC) de cada uma.
As mulheres que apresentavam um IMC inicial igual ou inferior a 25, consideradas de “peso normal”, tenderam a responder melhor ao exercício físico como forma de controlar o seu peso, contrariamente àquelas que apresentavam um IMC superior a 25, consideradas com “excesso de peso”. Tais resultados levaram os autores a sugerir que para estas mulheres, com peso elevado à partida, a prática de exercício físico como forma de controlo de peso não é suficiente. Uma redução adequada da ingestão diária de calorias torna-se igualmente necessária.
Pois bem, sejamos Magrinhas, Gordinhas ou Assim-Assim, contrariando ao máximo a tal tendência natural de aumento de peso com o avançar da idade, conciliemos a prática de exercício físico regular a uma dieta alimentar cuidada, e sejamos nós a pregar uma partida a essa tendência.