Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Um estudo da Universidade de Sydney, demonstrou que a larga maioria dos ex-fumadores pararam de fumar, sem qualquer ajuda de medicamentos. Efectivamente e apesar da excessiva ênfase das campanhas de controlo tabágico ventilarem a importância de métodos como a Terapia de Substituição da Nicotina (TSN) – os chamados “adesivos”, como a forma eficaz de combater o tabagismo, a análise de mais de 500 estudos realizados no âmbito da cessação tabágica, evidenciou que o método mais eficaz para deixar de fumar é o chamado "sindrome de abstinência” que surge quando se deixa de fumar de um momento para o outro, ou “reduzir para largar”.
Se gostava de deixar de fumar, mas ainda não teve coragem, como mais um estímulo para que o faça, aqui fica a informação de que a maioria dos ex-fumadores inquiridos no estudo referiu que deixar de fumar foi menos difícil que aquilo que tinham esperado.