Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Inês Mota
Psicóloga Clínica
Numa sociedade em constante mudança, em que tanto os papeis como os actores mudam em velocidades diferentes à reposição dos cenários, que é feito dos papéis de género nas relações românticas?
É um tema atribulado e controverso, pois se por um lado os estereótipos ditam dos homens que mostrem: mais acção, controlo, força, independência, liderança, ambição e dominância, e das mulheres que mostrem: mais cuidados, preocupação com o bem- estar dos outros, expressividade emocional, a verdade é que actualmente os homens pedem coisas diferentes às mulheres e elas deles. Com mais regularidade ouvimos as mulheres expressar que apreciam homens sensíveis, sendo no entanto, por vezes, as mesmas mulheres, que quando eles se exprimem dessa forma consideram que eles estão a assumir uma postura frágil.
Um estudo recente revela uma interessante diferença de género em relação à autenticidade: capacidade de as pessoas se verem a si próprias de forma clara e objectiva e de agirem de forma consistente com as suas crenças e interagirem então de forma honesta com os outros, o que influencia de forma significativa o estado das relações amorosas.
Assim homens considerados como mais autênticos têm parceiras que mostram mais comportamentos relacionais saudáveis na relação. No entanto, não se demonstrou diferença no comportamento relacional dos homens em resposta à autenticidade das mulheres. Estes resultados parecem ir de encontro aos estereótipos de género da nossa sociedade.
Possivelmente como os homens têm um papel menor em desenvolver as componentes de intimidade na relação, não são então tão afectados pela forma como as suas parceiras são autênticas ou não.
É sem dúvida um campo tão interessante como intrigante, mas lembremo-nos que este estudo também confirma resultados que mostram que homens e mulheres que agem de uma forma construtiva e saudável nas suas relações, aumentam a satisfação dos seus companheiros na relação, o que leva a que ambos sintam um clima de maior positividade e bem-estar na relação.
Na dúvida…, seja autêntico, para que a diferença na sua relação, seja sempre em prol da maior satisfação, maior envolvimento e intimidade!