Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Cerca de 80% das mulheres reporta sintomatologia física, emocional ou comportamental associada ao ciclo menstrual. Algumas referem um quadro de sintomas que permite falar-se em síndrome (ou tensão) pré-menstrual. Quando os sintomas reportados são, sobretudo, do foro emocional e do humor e adquirem gravidade suficiente para interferirem no normal funcionamento diário da mulher, deve ser avaliada a possibilidade de sofrer da Perturbação Disfórica Pré-Menstrual (PDPM). Calcula-se que entre 3 a 8% das mulheres em idade fértil sofram desta perturbação que é, muitas vezes, mal diagnosticada ou, mesmo, não diagnosticada de todo, o que impede uma intervenção de tratamento. As mulheres mais afectadas situam-se entre os 35 e os 45 anos.
Para se diagnosticar a PDPM é fundamental que os sintomas, habitualmente depressão, ansiedade, irritabilidade e volatilidade de humor, surjam no período compreendido entre 1 a 2 semanas antes da menstruação e se resolvam logo após o seu início. De igual forma, estes sintomas não se referem apenas a um agravamento de uma situação pré-existente - convém referir que cerca de 40% das mulheres que pedem ajuda para uma PDPM sofrem, na verdade, de uma situação depressiva que, muito naturalmente, resulta agravada nos período pré-menstrual.
Veja a sintomatologia e descarregue um auto-registo que a poderá ajudar a verificar se precisa pedir ajuda para esta situação em http://www.oficinadepsicologia.com/premenstrual.htm.