Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Madalena Lobo
Psicóloga Clínica
Andamos, a maior parte, intoxicados com os pormenores diários que nos sustentam a vida, as pequenas e grandes rotinas que nos consomem o tempo, as preocupações do hoje e do amanhã com que ludibriamos temas de fundo, as ninharias que engrandecemos numa confusão de perspectiva. E os ponteiros vão compassando com indiferença o que apenas nos parece um segundo após o outro. E, um dia, damos pela ausência dos anos que desapareceram e, no pior cenário, pelo facto de terem deixado muito pouco, quase nada, de rasto que nos agrade.
Por isso, como medida preventiva, e se gostamos da ideia de nos desintoxicarmos, quer seja através da alimentação, da água ou de um spa purificador, porque não aproveitarmos este tempo de pausa, suspenso no calor que convida a uma paragem reflexiva, para atendermos a uma revisão constructiva do que tem sido a nossa vida e do que queremos que ela seja? Segurar as rédeas da vida é o oposto de nos deixarmos conduzir passivamente para onde quer que as circunstâncias, a inércia ou o fado nos quiserem atirar.
Deixo-lhe algumas perguntas que talvez queira manter perto de si e revirar regularmente, deixando que as respostas se vão formando no seu espírito. E, quem sabe, decidindo mudanças, pequenas ou grandes, não importa.