Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autor: Hugo Santos
Psicólogo Clínico
O Verão continua ao rubro, com as suas altas temperaturas e a vontade de viver momentos de bem-estar.
Assim, pegámos na prancha para novamente apanhar uma ondas de boas emoções. Aqui ficam mais algumas dicas para si.
5. A ressaca do stress
Começar as desejadas férias significa muitas vezes uma mudança significativa de ritmo e é frequente sentir-se a ressaca do stress e de uma vida agitada.
Quando se muda para um ritmo de vida mas tranquilo muitas vezes o corpo ressente-se do esforço anterior.
Este fenómeno assemelha-se aos atletas que estiveram a fazer um enorme esforço durante a corrida e que depois de cortarem a meta sentem um imenso cansaço.
Por isso, se lhe surgirem sintomas desta ressaca do stress já sabe que é natural e que com o descanso tenderão a desaparecer.
6. Cuidado com a Ansiedade
Nesta altura do ano em que a temperatura aumenta significativamente, ainda para mais com o Verão quente que estamos a ter, o nosso metabolismo aquece também.
Por isso, arrefeça o seu ritmo, desacelerando e cuidando da sua ansiedade.
Descanse, repouse, faça boas refeições e usufrua dos momentos de liberdade e satisfação que tem nesta altura do ano.
Uma pequena sesta poderá fazer milagres. De igual modo, experimente fazer alguns exercícios de relaxamento.
7. Ultrapasse a Depressão
Apesar de estatisticamente ser mais frequente os sintomas da depressão surgirem no Inverno, existem igualmente tristezas de Verão para as quais aqui fica o alerta.
De igual modo, o facto de ser suposto nesta altura estarmos todos a divertir-nos pode ser frustrante para quem se sente infeliz, agravando assim o sentimento de culpa e de solidão (mesmo aquela solidão acompanhada, em que mesmo rodeados por pessoas sentimo-nos incompreendidos).
Por isso cuide-se. Dê atenção a essa tristeza. Se ela insistir em pesar-lhe nos ombros peça ajuda e marque uma consulta de psicologia.
8. 8 ou 80
Ás vezes a tendência para entrar no mar quando a água está muito fria é mesmo atirando-se de cabeça, depois de se estar muito tempo na areia.
Experimente não só o 8 e o 80. Experimente meios termos, como molhar os pés ou as pernas, mesmo que a água esteja fria.
O nosso sistema de defesa às vezes está fortemente activado e só conseguimos avançar quando ele se desliga e, então, ficamos totalmente vulneráveis.
Assim, no Verão é frequente sentirmos essa coragem de experimentar e de querer viver coisas novas e diferentes. Isso é óptimo. Avance. Mas podemos sempre ter algumas ressalvas e usufruir também dos outros momentos, daqueles simples, dos que não correm tão bem, dos contratempos. Todos fazem parte.
9. Prepare a sua Reentrada
As férias passam rápido. Isto é algo que se constata na generalidade, e rapidamente está à porta o regresso ao trabalho.
Voltar à rotina das obrigações depois do descanso não é fácil.
Por isso, prepare a sua reentrada.
Regresse gradualmente, deixando algum tempo de folga e algumas actividades ainda com sabor a Verão.
De igual modo, comece a fazer alguns projectos que lhe dêem satisfação para a sua reentrada. Por exemplo, porque não experimentar um dos nossos grupos que arrancam em Setembro. Temos vários workshops, para todos os gostos, e com sucesso garantido: http://www.oficinadepsicologia.com/LISTgallery2.htm
Continuação de um Excelente Verão, com Boas Emoções