Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
A Desordem por Défice de Atenção com Hiperactividade (DDAH) é a perturbação psicológica mais frequentemente diagnosticada em crianças, sendo mais comum em rapazes. Acaba de surgir um estudo do Instituto de Investigação sobre Saúde Infantil (Perth Telethon) no Journal of Attention Disorders que estabelece uma associação entre a DDAH e um regime alimentar que denominaram de “ocidental”.
No estudo efectuado, a alimentação dos adolescentes foi segmentada entre “saudável” – forte em frutas e legumes, cereais e peixe - e “ocidental” – tendencialmente à base de cozinhados de compra, alimentos processados, fritos e alimentos saturados em gorduras, açúcares refinados e sódio.
A forma exacta como esta associação entre uma alimentação menos saudável (ainda que mais actual, infelizmente) e a DDAH se inter-relacionam ainda não é conhecida, mas, para si que tem crianças e adolescentes em casa sob suspeita desta desordem da atenção, talvez seja uma boa ideia apostar num regime alimentar que seja mais conforme com os padrões nutricionais da saúde. Por isto, e pela saúde de toda a família, também!