Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ansiedade Social

por oficinadepsicologia, em 12.01.11

E-mail recebido

 

"Boa tarde,

Tenho 16 anos e sou estudante, encontrei o vosso site recentemente e fiquei surpreendida ao ler sobre Fobia Social, pois foi como ler uma descrição detalhada sobre mim mesma.
Não sei se terei mesmo uma fobia social, mas que algo tenho isso eu sei.
Na escola não consigo inserir-me em grupos de amigos, manter ou iniciar uma conversa, falo apenas com duas ou três raparigas mais próximas e é só. Qualquer outra pessoa que coloque conversa eu não consigo falar e faço de tudo para evitar. Espanto-me comigo mesma, pois invento o que for preciso para não estar com pessoas. Até apanhar o autocarro tenho de esperar mais de 1 hora, como não gosto de esperar na paragem porque podem aparecer pessoas que falem comigo ou simplesmente olham, eu vou para um café pouco frequentado e lá fico a fazer tempo até à hora. Se entrar no café e estiver pessoas conhecidas ou da minha idade compro uma pastilha e saio, mesmo que tenha ido com intenção de lanchar.
Estou farta de constantemente mudar a minha vida por este receio parvo, eu detesto ser o centro de atenções, detesto apresentar trabalhos, se me atrasar para uma aula já não tenho coragem de bater e entrar. Pois isso implica ser o centro de atenções por momentos, por isso nunca chego atrasada. Não tenho coragem para bater à porta de pessoas, pedir informações ou mesmo telefonar. Não saio nem vou a festas porque nunca sei como me comportar e acabo por me sentir completamente humilhada, invento desculpas e não vou. Digo sempre que os meus pais não me deixam, mas na realidade nem lhes pergunto. Mas ultimamente os poucos amigos também se afastam mais. Nas férias limito-me a ficar fechada no quarto a ver filmes e séries. No entanto sou boa aluna e tenho boas notas, acho que pela simples razão de não querer decepcionar os meus pais nem ser chamada à atenção na escola.
O que posso fazer? Não quero procurar psiquiatras ou psicólogos porque isso implica falar disto com alguém (o que nunca fiz) e por isso peço ajuda a vocês, o que me aconselham? Eu realmente quero melhorar, quero andar na rua de cabeça erguida e sem medo de olhar na cara das pessoas, sem medo do que pensam ou dizem de mim, quero namorar como todos os outros, sentir-me acarinhada e amada, mas como se não consigo chegar perto das pessoas? Continuo a dizer a mim mesma que quando for para a Universidade, e provavelmente morar com gente da minha idade, que tudo irá mudar. Que encontrarei um namorado, que irei ter amigos e ir a festas. Mas na realidade o que sou agora não vai mudar de um dia para o outro, verdade? Ajudem-me por favor."

 

 

Cara  L

 

Antes de mais, ainda bem que encontrou o nosso site e teve oportunidade de se dar conta que as dificuldades que sente se enquadram num perfil de sintomas bem conhecido. De facto, os comportamentos e emoções que descreve, bem como a forma como pensa e antecipa qualquer situação social encaixa “que nem uma luva” com os sintomas de Ansiedade Social. Dadas as dificuldades que sente em estabelecer interacção com pessoas fora do seu círculo de confiança, parece-me perfeitamente natural que lhe pareça uma tarefa hercúlea relatar as suas dificuldades a um profissional de saúde mental. No entanto, e dado o quadro que pinta, permita que partilhe a minha preocupação com a sua situação. As perturbações de Ansiedade, como é o caso da Ansiedade Social, caracterizam-se por comportamentos de duas categorias: evitamento ou fuga. Neste caso concreto, fuga de situações sociais potencialmente embaraçosas nas quais estamos já envolvidos (como, por exemplo, sair de uma paragem de autocarro quando começa a encher), ou evitamento de situações que antecipamos como sendo geradoras de maior ansiedade (por exemplo, ir mais tarde para a paragem se antecipamos que esteja muito cheia de gente). Estes comportamentos permitem um alívio temporário da ansiedade, pelo que os repetimos. A longo prazo, no entanto, aquilo que fazem é agravar o medo e desconforto que sentimos. Quanto mais nos retiramos destas situações, menos competentes e seguros nos sentimos nelas. O que resulta, com a passagem do tempo, numa escalada dos sintomas... até que nos começamos a ver como verdadeiros “bichos do mato”! É exactamente isto que me preocupa no seu relato: é evidente o quanto sofre com tudo isto, e igualmente evidente o quanto se bate para evitar este sofrimento. Por muito que lhe custe conceber partilhar isto com alguém, diz-nos a experiência que sem acompanhamentos especializado é difícil ultrapassar quadros de Ansiedade Social. Pelo contrário, se bem trabalhados, estes quadros têm evoluções muito favoráveis. Por isso fica aqui o melhor conselho que lhe posso dar:  procurar ajuda especializada. Existem técnicos altamente treinados para dar resposta especificamente a situações como a sua. Em qualquer caso, há algo que pode ir fazendo. Sabendo, de antemão, que é um difícil desafio. Pode lutar contra a tentação de evitar e fugir de situações sociais. Faça uma escala por ordem crescente das situações menos perturbadoras para as mais perturbadoras. Dedique-se a ir-se confrontando gradualmente com cada uma delas. Feito com um psicólogo, este processo seguirá o seu rumo ideal. Mesmo que decida não procurar acompanhamento, por favor não baixe os braços!

Um abraço,

 

Francisco de Soure

Oficina de Psicologia

 

publicado às 15:11


12 comentários

Sem imagem de perfil

De João valverde a 23.03.2011 às 11:58

que psicologo especializado neste tipo de patologia aconselha?

cumprimentos,

joão
Imagem de perfil

De oficinadepsicologia a 07.04.2011 às 14:46

Caro João,

Idealmente, qualquer psicólogo clínico deverá ter formação nesta área. No entanto, é sabido que alguns profissionais, de facto, se especializam em intervenções focadas na ansiedade e mesmo fobia social.
Na Oficina de Psicologia, contamos com pessoas com muitos anos de experiência nesta área, assim como com modelos de intervenção - individuais e de grupo - concebidos especialmente para este tipo de dificuldades. Se pretender discutir alguma situação em particular, ou receber alguma informação mais detalhada a respeito deste assunto, por favor não hesite em consultar o nosso website e contactar-nos por e-mail ou telefone de forma a melhor o podermos esclarecer.
Um abraço
Francisco de Soure
Oficina de Psicologia
Sem imagem de perfil

De Faiane Giraldes a 12.03.2015 às 02:58

Olá...
Então, fiquei procurado a respeito da minha dificuldade e esse blog com essa postagem foi oque mais me indentifiquei... Tenho 16 anos, e desde pequena tive dificuldades de fazer amizades sozinha, não sei conversar, nem com os meus pais e nem com meu namorado se quer eu consigo me abrir, expor oque sinto, minhas opiniões... Acredito que sou assim por sempre me esconder e não querer que me vejam, não querer ser o centro das atenções... Em casa sempre a minha irmã o foco de todos, e nos grupos que entro sempre são os outros, por mais que eu me esforce, eu nunca sou elogiada nem vista pelo que faço... Me tornei uma pessoa completamente fechada em meu mundo. Sofro muito com isso, me sinto inferior sempre, difícilmente eu me sentir completamente feliz. Espero que eu tenha resposta, obrigada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.11.2019 às 17:46

Me descreveu ...
Sempre tive dificuldades em me interagir com as pessoas , seja família ou amigos ou até mesmo estranho .
A minha mente trava, não tenho nenhum tipo de assunto , na verdade mesmo , não sabia desenvolver nenhum tipo de assunto .
As pessoas conversava comigo e eu não sabia que tipo de resposta dar .
Fiz várias pesquisas sobre o assunto..
De como perder essa timidez .
E de como ter diálogo com uma pessoa .
A única resposta é ter atitude e encarar os problema ...
compartilhar nossos conhecimentos..
Nossas ideias .. acontecimentos ...
Observar cada passo que damos ... para que possamos passar em diante...
Ler sobre várias coisas que te interessa ... ver série ..
Criar hobbis cotidiano
Fazer coisas que vc gosta em geral .
Tá informando sobre o mundo .
Pra resumir ...
Viver sem arrependimentos .
Sem imagem de perfil

De B a 30.09.2015 às 00:58

Olá, sou B, e tenho 17 anos. De alguns dias para cá, me deparei com algumas coisas que estão me deixando um pouco desesperadas. Ao andar
Na rua, no trabalho ou na escola, por mais que eu esteja fazendo alguma coisa, presto atenção em tudo que falam a mim ou em mim ou em minha volta, e encaro as pessoas no momento em que elas estão falando, o que tem as deixado muito encomodadas, não sei o que fazer, pois por mais que eu tente, parece ser automático. Estou desesperada, pois quando chego no trabalho todos se calam, na rua as pessoas procuram não conversarem perto de mim, na escola não converso com ninguém, pois não consigo me concentrar apenas em uma conversa. Ultimamente ando olhando para o chão, e nem olho para os lados, as pessoas parecem até ter medo de mim. Não sei o que fazer.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.10.2019 às 13:58

Se loko passo por isso todos os dias e ja tem anos tenho 29 e começou isso quando eu tinha 23 sofro mto e o foda q tnho q lidar cm varias pssoas pq fasso tattoo encasa pra disfarçar os olhares eu uso rayban todos os dias e todas as horas todo mundo so me ve de oculos escuros... sou cazado tenho 2 flhos so tiro os oculos pra faze a ta tattoo e dormir e no banho .. ta sendo dificil
Sem imagem de perfil

De Anônima a 09.03.2017 às 02:15

Me indentifico com essa descrição, apesar de particular. Meu problema é parecido, apesar disso tenho amigos, porém nos últimos dias tenho me afastado pois estou a estudar, e o inferno começa a partir dai, onde eu vejo que minha condição mental para estar perto de outros indivíduos é precária. Eu tentei inúmeras vezes estabelecer alguma conversa, mas travo e fico em silêncio, na maioria das vezes tento falar, mas fico extremamente irada ao tomar um corte, e sim, sinto algo ruim em relação as pessoas, as vezes até raiva. Por ironia estou tentando fazer psicolgia. Sou desengonçada, meto os pés pelas mãos o tempo todo. Eu me sinto cansada de mim mesma todo dia. Às vezes tenho vontade de não existir. Me sinto péssima e muito pequena perto das pessoas, passo com psicologa e nada disso muda, talvez porque eu seja mesquinha e acabo mentindo para ela, pelo fato de não conseguir dizer como realmente me sinto. Eu só queria nunca ter estado aqui e sentido tudo isso. Sinto tanto pelo o que sou, mas não consigo mudar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.07.2018 às 11:30

Me identiquei, porém eu tenho 22 anos e já sou assim desde que me conheço, eu sou muito inseguro, quando era mais novo era muito zoado porque eu tenho um problema fisico sou gay e ainda por cima sou feio. quando saiu na rua, ou ara ir no trabalho ou na escola, por mais que eu esteja fazendo alguma coisa, presto atenção em tudo que falam a mim ou em mim ou em minha volta, e encaro as pessoas no momento em que elas estão falando, o que tem as deixado muito incomodadas, não sei o que fazer, pois por mais que eu tente, parece ser automático. Estou desesperado, pois quando chego no trabalho todos se calam, na rua as pessoas procuram não conversarem perto de mim, na escola não converso com ninguém, pois não consigo me concentrar apenas em uma conversa. Ultimamente ando olhando para o chão, e nem olho para os lados, as pessoas parecem até ter medo de mim. Não sei o que fazer. E apesar de tudo isto eu também não sei explicar, parece que me suga toda as minhas energias, a minha vontade de falar e de ouvir os outros,se a pessoa está falando eu ouço no primeiro minuto mas depois já não presto mais atenção e a pessoa se sente como desvalorizada por eu não ter prestado atenção nela. eu não aguento mais isso, só queria ter uma vida normal, social.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.01.2019 às 16:49

Olá, ha muito tempo eu tenho tido o mesmo problema, me encaixo em todas as situações descritas acimas pelo pessoal, nao consigo conversar com pessoas normalmente, em conversas em grupos eu sempre me inibo a ponto de não falar nada, nao consigo conversar com meninas, justamente por isso nunca namorei, quando mais novo eu era muito mais pior, com o tempo tive uma melhora, bom por experiencia própria a minha melhora veio depois que eu comecei a me expor mais em situações que me deixavam desconfortável, o que posso dizer a voces é: tentem enfrentar isso, eu sei q nao é facil pois tbm passo pela mesma coisa, muitas pessoas pensam q isso é apenas frescura mas nao é, iniciei o meu tratamento com o psicologo hoje, bom espero sinceramente ver melhoras ao longo do tempo, quem quiser informações mais detalhadas a respeito da consulta com o psicologo pode me contatar nesse email, ai eu paço a minha rede social(n vou passar aqui direto por motivos de segurança) EMAIL: gabrielmanganotti@gmail.com
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.05.2019 às 20:21

Olá, tenho 17 anos e eu identifico-me bastante com o que disseram acima. Eu não sou muito dada a conversas, porque tenho medo que o que eu diga seja menos interessante do que os outros, eu tento falar, mas eu sinto que ninguém se importa.
Eu mudei de escola, e no início do ano escolar eu conheci uma rapariga e afastei me do resto da turma porque tinha medo que eles me fizessem perguntas e as minhas respostas não fossem tão boas quanto as deles. Eu nunca fui social, mas fiquei 2 semanas sem falar com ninguém enquanto toda a gente se conhecia, eu estou agora aos poucos a fazer amizade com o resto da turma, mas mesmo assim sinto que não á nada para falar e depois fico no telemóvel para disfarçar.
Eu também tenho uns problemas com rapazes, se eu gostar de um rapaz eu fico tão estranha que eu não sei o que falar, por isso eu nunca namorei, nunca sei o que falar, eu tenho medo de perguntar ''Então qual o género de música que mais gostas'' e ele responder e eu depois n ter mais nada para falar. O que eu devo fazer? Eu já não sei mais, eu já pensei para mim ''Agora vais perguntar como correu o fim de semana'' ou ''O que fizeste estas férias'' mas e se as pessoas não gostam de mim por essas perguntas que eu faço? E se eu estou a mais na minha turma? Ou no mundo? Eu sei que nunca vou conseguir mudar isso porque eu sempre fui assim, mas o que eu posso fazer mais? Eu tenho tentado ser mais confiante e tentado deixar de ter medo do que as pessoas dizem ou pensam de mim, mas existe sempre alguma coisa na minha cabeça que me diz ''Não fales!'' ou ''Não és importante'', eu devo mudar isso em mim. Mas e se as pessoas não gostam de mim? AJUDEM-ME!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.11.2019 às 17:58

Ter assunto é você falar sobre tudo, não ter medo de falar . A VIDA é um risco ...
Se você não arriscar , nunca vai ser feliz .
O primeiro passo é pensa que vc é capaz .
Que você vai conseguir . E colocar em mente que seres humanos vive em constante mudança ... vc pode ser o que vc quiser ...
É difícil , sim ! É muito difícil Mas não impossível . Seja confiante com suas palavras ...
E quando vc menos esperar ... as suas conversas vão sair naturalmente .
Só tenha mais confiança .
E sempre quando se sentir insegura ...
Lembre-se : Eu sou capaz ..
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.11.2019 às 16:08

Olá ,eu odeio ter q sair pra qualquer lugar sozinho principalmente lugares novos ,como sair pra comprar algo eu sempre fico desconfortado de falar com as pessoas ,se eu chegar em um mercado eu entro e procuro oq eu quero mil vezes antes de ir perguntar para o caixa se tem ou não .
Isso e muito ruim ,tipo eu quero ir no cinema só q nunca fui sozinho ,eu não vou mesmo querendo ver MT o filme so pelo motivo de eu n saber oq fazer ,n consigo pensar .
Mas se eu tiver com algum amigo ou estiver fazendo a mesma coisa pela segunda vez eu faço tranquilo ,na minha roda de amigos eu sou o q mais fala e se tiver com outras pessoas q eu conheço a MT tempo eu falo tranquilamente ,já sozinho n consigo nem falar alto .

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D