Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Madalena Lobo
Psicóloga Clínica
De acordo com alguns autores (nomeadamente Elaine Aron), de 15 a 20% da população pode ser classificada como sendo de elevada sensibilidade, ou seja, correspondem a pessoas com um sistema nervoso especialmente sensível. Se dominar a língua inglesa e quiser verificar os seus resultados neste domínio, sugerimos o seguinte link: http://www.hsperson.com/pages/test.htm.
Alguns aspectos que podem indiciar uma forte sensibilidade:
Se reconhece em si áreas de especial sensibilidade, saiba que a melhor estratégia é a defensiva, uma vez que, de acordo com os autores que se têm dedicado a esta área, a hipersensibilidade é um traço que não admite modificação. Por isso, o ideal será estar sintonizado com o seu conforto pessoal nas variadas situações por que passa ao longo do dia, habituando-se a reconhecer aqueles aspectos sensoriais que têm um impacto elevado no seu bem-estar e tentar: