Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Adaptado por: Madalena Lobo
Psicóloga Clínica
Vamos começar por nos focarmos nas reacções corporais que o perturbam. Se este for um momento de bem-estar, traga à memória as sensações físicas desagradáveis de ansiedade, depressão ou dor. Assim que conseguir activar a memória corporal destas sensações, responda mentalmente às seguintes questões:
Onde, no corpo, é que se localizam essas sensações?
Se essas sensações tivessem uma forma, qual seria?
E qual seria a sua dimensão?
Qual a cor dessas sensações?
Que temperatura têm? Frias, quentes, mornas?
Qual a sua textura? Lisa, sedosa, rugosa, áspera?
Que som é que associa a essas sensações?
Mantenha presente no seu espírito a descrição que obteve.
E qual é a cor que associa ao bem-estar?
Imagine que essa cor o atravessa a partir do topo da sua cabeça e se dirige a essa forma no seu corpo. Digamos que a fonte dessa luz é o universo, de forma que quanto mais a utiliza, tanto mais ela está disponível. A luz dirige-se à forma, entra nela, ressoa com ela, vibra com ela, rodeia-a, envolve-a… E enquanto isso acontece, o que acontece à forma?
Mantenha-se a visualizar esse feixe de luz colorido a incidir na forma que representa as sensações desagradáveis, observando o que vai acontecendo às características que a compõem: o que se passa com a sua forma, dimensão, cor, temperatura, textura, som?
Assim que se sentir melhor, leve a luz a todas as zonas do corpo, deixando que a sua energia reparadora banhe a totalidade do seu ser e visualize-se a fazer o que pretende ao longo do dia da forma como gostaria que isso acontecesse: em tranquilidade, com boa disposição, com lucidez e facilidade. Conte até 5, à medida que vai acrescentando movimento e reorientação para o sítio onde está.