Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cursos e Profissões: encontrar um caminho

por oficinadepsicologia, em 03.03.11

Autora: Inês Afonso Marques

Psicóloga Clínica

 

 

9º ano de escolaridade. 2º Período. Medo. Ansiedade. Sensação de impotência. O motivo? Não são os testes, nem os exames de Português e Matemática. São as escolhas que terão de fazer até ao final do ano lectivo. É a consciencialização para o processo de tomada de decisão que, se ainda não se iniciou, terá de ocorrer com brevidade.

 

 

Vou continuar a estudar? Em que área? Um curso profissional ou um curso científico humanístico? Há mais opções? Mas eu nem sei se quero ir para a faculdade! E a escola? Já estava nesta desde o Jardim-de-Infância. Vou ter de ir para longe de casa? E os meus amigos? Como vai ser? O que é a Filosofia? E se eu me arrepender?


A maioria encara este processo de tomada de decisão como o mais importante que tiveram em mãos, até então. Assume que as decisões tomadas são irreversíveis.

 

Qualquer projecto, desde a sua concepção à sua implementação, desenvolve-se no tempo e reconfigura-se a cada momento. O projecto vocacional inscreve-se na construção de outro mais amplo, um projecto pessoal, de vida. Ele é exigido numa fase de desenvolvimento, a adolescência, que só por si levanta ao jovem tantas questões… Os movimentos de aproximação e afastamento em relação à família, a regulação das emoções, a pertença ao grupo e o desenvolvimento de uma identidade própria… Fazer (mais) uma escolha, tão importante dizem eles, no seio de um turbilhão de emoções, questões e complicações é uma tarefa que os jovens sentem como bastante árdua e ansiogénica.

 

Por tudo isto, num processo de Orientação Escolar e Vocacional, os jovens poderão encontrar apoio para que a caminhada seja feita de forma mais confiante, tomando consciência que têm nas suas mãos as ferramentas necessárias para superar o desafio.

Por um lado, terão oportunidade de se conhecerem melhor. (Re)descobrirão forças e fraquezas, gostos e interesses, capacidades e competências. Por outro lado, conhecerão oportunidades de formação e profissões. Terão a possibilidade de reflectir sobre o mapa que se vai construindo.

No final, com coragem e ponderação, as melhores decisões serão tomadas.

 

publicado às 08:52



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D