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Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Tânia da Cunha
Psicóloga Clínica
Frequentemente em contexto familiar, escolar ou outro, somos confrontados com comportamentos desajustados de algumas crianças. Exemplos disso podem ser: as birras nas “caixas” do supermercado, as dificuldades em cumprir regras, a pouca tolerância à frustração, a baixa auto-estima, a dificuldade em expressar, etc.
A intervenção nas áreas de dificuldades na gestão das emoções e/ou de problemas sociais tem vindo a afastar-se da perspectiva da diminuição ou extinção de comportamentos considerados inapropriados, concentrando-se mais em ajudar as crianças a desenvolver ao máximo as suas capacidades pessoais e relacionais expressando os seus sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos de um modo mais ajustado.
Existem programas de competências sociais e emocionais, que propõem às crianças estratégias de carácter lúdico para desenvolver comportamentos assertivos, com o objectivo de fortalecer e desenvolver atitudes livres e saudáveis.
Trata-se de programas que permitem uma série de aprendizagens destinadas a evitar o aparecimento de comportamentos considerados desajustados, proteger e tentar ajudar aqueles que se encontrem em “risco” de assumir tais comportamentos.
Em jeito de conclusão, é importante promover junto das crianças a aquisição e desenvolvimento de aptidões individuais e sociais básicas de modo a potenciar as relações com o outro, bem como desenvolver competências relativas à identificação, expressão e regulação de emoções.