Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Tânia da Cunha
Psicóloga Clínica
Numa visão alargada podemos definir o relaxamento como um estado de consciência caracterizado por sentimentos de paz e alívio de tensão, ansiedade e medo. O termo relaxado é usado quer para referir o relaxamento muscular quer para pensamentos de tranquilidade.
O relaxamento é considerado em situação pré-natal desde os anos 30, quando foi percebido que funciona como uma forma de quebrar o ciclo dor-medo-tensão-dor no parto.
As técnicas que usam formas controladas de respiração têm vindo a perder credibilidade ao longo dos anos. (Hiperventilação).
Estudos apontam que uma mãe grávida em trabalho de parto cuja respiração natural é artificialmente aumentada mais facilmente sofrerá os efeitos nefastos dos baixos níveis de dióxido de carbono do que obterá vantagens do aumento dos níveis de oxigénio.
Tem-se recorrido cada vez menos a exercícios de controlo da respiração encorajando em vez disso as mulheres a respirar livre, natural e facilmente.
A consciencialização da respiração, tem sido largamente ensinada. É vista como uma forma de ajudar a mãe a compreender o seu próprio corpo.
O relaxamento muscular é um método bem conhecido de redução da tensão aplicado a mulheres em trabalho de redução da tensão em trabalho de parto.
O relaxamento pode ser ensinado em várias posições: deitado, sentado, de gatas, de joelhos com braços apoiados no assento de uma cadeira, em pé com os braços levantados e apoiados na parede, ou qualquer outra posição que a mulher considere confortável tem assim a possibilidade de escolher uma de entre um vasto leque de posições.
Outra técnica, que proporciona maior tranquilidade, são as imagens mentais que podem ser utilizadas para reforçar o relaxamento durante a gravidez e o trabalho de parto, dado que através da capacidade que têm para distrair a atenção podem ajudar a bloquear as vias da dor para o cérebro.
Quebre o ciclo dor-medo-tensão-dor e tenha um parto tranquilo!