Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Tânia da Cunha
Psicóloga Clínica
As Dificuldades de Aprendizagem são um dos maiores obstáculos à escolaridade dos alunos que desencadeiam um grande desassossego nos pais.
As crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar dificuldades de aquisição da fala, problemas ao nível da percepção motora, problemas visuais, problemas de cálculo, problemas de leitura, entre outros.
A aprendizagem é uma construção pessoal, consequente de um processo experiencial; interior à pessoa; uma alteração do comportamento relativamente estável. Trata-se de uma construção pessoal, uma vez que qualquer aprendizagem passa através da experiência pessoal de quem aprende, numa procura de equilíbrio entre o adquirido e o que falta adquirir, através de mecanismos de assimilação e acomodação.
Para além de todo o trabalho de reeducação que a criança possa realizar na escola, o papel dos pais é muito importante em todo o desenvolvimento das crianças e no caso de crianças com dificuldades de aprendizagem, este papel ganha uma dimensão muito maior.
É importante que os pais em parceria com professores e outros técnicos que trabalhem com a criança:
Muitas vezes os pais pensam que estas dificuldades se devem a descuido, desinteresse e preguiça por parte da criança, o que faz com que frequentemente a pressionem a trabalhar mais e culpem-na pela sua incapacidade para aprender a ler, escrever ou fazer cálculos matemáticos.