Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Hiperventilação - sintoma ansioso

por oficinadepsicologia, em 24.01.10

 

Autora: Madalena Lobo

Psicóloga Clínica

 

A hiperventilação corresponde a respirar mais depressa e mais superficialmente do que aquilo que o corpo precisa. Os efeitos deste acto são, habitualmente, desagradáveis – talvez uma forma de a Natureza nos dizer para voltarmos a repor o equilíbrio.

 

 

A hiperventilação pode ser crónica ou pontual; no primeiro caso é mais difícil de detectar e o padrão de respiração exige mais paciência para ser modificado. Quando é pontual, as consequências, ou seja, os sintomas, tornam-se subitamente mais visíveis para o próprio e, portanto, resultam mais assustadores.

 

 

Quando a hiperventilação é consequência da ansiedade é fácil perceber porque surge: se estivermos perante uma ameaça importa fugir ou lutar. Para qualquer uma destas acções precisamos de um extra de oxigénio, por isso, quando o cérebro (mais concretamente a amígdala) detecta uma potencial fonte de perigo, transmite imediatamente a ordem para começarmos a tratar da questão do oxigénio, isto é, para hiperventilarmos.

 

 

 

Esta respiração rápida resulta num equilíbrio anormal de dióxido de carbono e oxigénio no sangue. Ao diminuir a quantidade de dióxido de carbono, o sangue torna-se básico (isto é, com mais base do que ácido). Dito de outra forma o equilíbrio de cálcio e potássio nas membranas celulares é modificado, o que produz funções nervosas e musculares deficitárias. Por isso, se estava a pensar que os sintomas que tem não podem derivar de uma coisa tão simples como respirar mais do que a conta, já deve ter uma ideia de que, ao fazê-lo, põe em marcha um processo fisiológico complexo que vai afectar muitas funções corporais.

 


Sintomas típicos da hiperventilação

 

  1. “Engolir ar” é, muitas vezes, uma consequência da hiperventilação. Como o estômago não foi desenhado para digerir ar (enfim, esse é mais o departamento dos pulmões), de uma forma prática, o que pode acontecer é:

·        Flatulência

·        Inchaço abdominal

·        Arrotos

·        Dores de estômago

    1. A maior passagem de ar pela boca pode criar secura na boca

  1. A hiperventilação causa algumas alterações químicas no organismo, nomeadamente, provoca um decréscimo de dióxido de carbono no sangue. Isto, por sua vez, reduz o fluxo sanguíneo ao cérebro, o que pode causar:

·        Fraqueza

·        Sensação de desmaio ou desmaio

·        Tonturas

·        Confusão mental

·        Agitação

·        Sensação de estar fora do seu corpo

·        Ver imagens de coisas que não estão presentes

·        Sensação de que não se consegue respirar

  1. A hiperventilação também pode provocar uma queda nos níveis de cálcio no sangue, o que pode causar:

·        Dormência e formigueiro (normalmente nos braços e à volta da boca)

·        Espasmos ou caimbras nas mãos e nos pés

·        Latejar dos músculos

  1. Quando se hiperventila, os músculos expandem mais do que o normal o que, sem que se tenha consciência disso, faz com que os músculos do peito expandam, para que a caixa toráxica acomode a maior dimensão dos pulmões. É este trabalho muscular adicional que cria a sensação de respiração ofegante e dificulta que se consiga uma inspiração funda porque os músculos do peito se cansam, tal como as pernas se cansam depois de uma boa corrida. Os níveis mais baixos de dióxido de carbono no sangue podem provocar o estreitamento temporário das vias aéreas o que cria um som sibilante ao respirar, característico das pessoas asmáticas. Resumindo, a hiperventilação pode criar:

·        Dores no peito

·        Respiração ofegante ou sensação de sufoco

Som sibilante ao respirar

 

 

publicado às 21:41


103 comentários

Sem imagem de perfil

De josé luiz maldonado da silva a 19.04.2012 às 00:34

essas informaçoes muito me ajudaram pois sofro muito com esses sintomas e ninguem conseguia saber do que se tratava agora vou pedir ao médico que investigue o caso pois não vejo a hora de me tratatar muito agradecido mesmo e uma boa noite a todos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2020 às 20:43

Muito me ajudaram.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.06.2020 às 00:06

Oi, vc ficou bom da respiração?
Eu quero saber, pq sinto isso.
Por favor , me responda!
Meu whatsapp +55091982987788
Obrigada.
Perfil Facebook

De Maiisa Ferreira a 11.09.2020 às 17:34

Boa tarde, e aí vocês ficaram bom da respiração, quero saber também, qualquer coisa só me falar no Whatsapp 27992354136 obrigada
Sem imagem de perfil

De Alex l g rodrigues a 29.09.2012 às 19:48

em relação a hiperventilação o que mais me causa medo e a sensação de estar fora do meu corpo isto e muito estranho,acabo entrando em pânico e com isso aparecem outros sintomas,ex sensação de morte eminente,desmaio e coisa do tipo,mais com estas informações fico mais tranquilo pois sei o por-que destes sintomas isso me ajuda.Mais na verdade gostaria de saber como evitar a hiperventilação?
muito obrigado !!
Imagem de perfil

De oficinadepsicologia a 05.11.2012 às 09:34

Alex,
quando pensamos na hiperventilação associada a estados de ansiedade, percebemos que em primeiro lugar poderá ser importante desafiar a intolerância à incerteza, geradora de picos de preocupação. Para além de procurar aumentar a flexibilidade face à imprevisibilidade inerente à nossa vida, será também eficaz reservar horas do dia para se dedicar às suas preocupações. Ao ser capaz de adiar os seus pensamentos ansiosos (adiar e não evitá-los ou fugir deles), irá sentir-se mais eficaz e capaz de se auto-regular, logo mais confiante.
Esta mudança de foco de atenção é optimizada por uma atitude mindfulness no seu dia-a-dia, ou seja, procurar manter uma consciência plena no seu momento presente, baseada numa lógica de aceitação e não de evitamento ou julgamento. Ao invés de absorver pensamentos perturbadores como se fossem factos, olhe para eles como hipóteses que está a testar no sentido de verificar se vão ao encontro daquilo que quer e lhe serve. Ao examinar e desafiar os seus medos e preocupações, vai desenvolver uma perspectiva mais equilibrada da vida e de si.

A ansiedade é mais do que um sentimento; comporta uma resposta fisiológica que se faz sentir no corpo: hiperventilação, tensão muscular, tonturas, entre outros sintomas. Daí a importância de induzir o corpo a respostas de tranquilidade, para de forma oposta, diminuir a activação ansiosa, e isso é possível através do relaxamento. Com exercícios como a respiração abdominal, o relaxamento muscular progressivo e a meditação feitos diariamente é possível regular os estados de ansiedade para níveis funcionais e ajustados a diferentes situações de vida.

Por último, ter tempo para cuidar de si e manter um estilo de vida saudável - estar com pessoas de quem se gosta, praticar exercício físico, dormir entre 7 a 9 horas por dia, comer de forma equilibrada - desempenha um papel essencial na manutenção da ansiedade e preocupações num nível funcional e adequado.


Um abraço,
Filipa Jardim da Silva
Oficina de Psicologia
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.05.2018 às 11:31

Nossa ....
Amei o seu comentário.
Estou passando por isso é agora com que vc escreveu me ajudou muitíssimo !!!
Obrigado de coração 🍃❤ .
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.06.2018 às 10:22

Realmente, de grande ajuda!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 31.10.2018 às 00:57

Qual médico pode ajudar com isso?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.04.2020 às 02:16

Estou sentindo td isso muito ruim
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.11.2020 às 09:00

Bom dia.
Eu ontem tive crise,falta muito o ar estufou estomago e eu ñ suporto.
Hoje vou marcar pneumomogista.
Ja fui no cardio fiz um ECO E HOLTER nao acusou nadaa.
O cardiologista pediu que fosse no psicologo e psiquiatra nao fui ainda.
Hoje to marcando pneumomogista porque ja fui fumante e tem asmaticos na familia.
Vixe sensaçoes horriveis.
Vou fazer checaup pq to com 42 anos preciso me cuidar tenho filhos e precisam de mim.
Peço a Deus que restaure minha?saude me dando paz e anos de voda pra criar meus filhos e ve-los encaminhado.
Boa sorte pra nós.
Essa ansiedade agora ta me dando coceira .
Tenho tremores nas carne nas palpebras dor de cabeça...Tontura e um negocio na?mente na cabeça sei la inexplicavel...Sao tantos sintomas...Mas vou procurar psiquiatra e psicologo vai ser importante pro tratamiento
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 21:53

E muito ruim ja não sei mas oque fazer
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.05.2020 às 17:26

Sofro com essa sensação de falta de ar, o pior momento e quando tô comendo, pois a sensação aumenta. Horrível!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.07.2020 às 09:29

Eu também sensação que vou engasgar ae tampa tudo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2020 às 18:10

Eu tbm sinto isso
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.11.2020 às 15:59

Boa tarde tomei água com açúcar estou bem obrigado
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.11.2020 às 14:53

Faça exercícios físicos, pratique hipnose, faça exercícios respiratórios. Mas não esqueça de Deus em 1⁰lugar.
Assim que estou me curando.
Sem imagem de perfil

De Julio a 26.03.2013 às 14:23

Compreendo que, com ou sem a utilização de estrangeirismos, porém tendo o objetivo de ajudar, esclarecer algum assunto, já justifica plenamente a atitude de se comentar a respeito de qualquer assunto. É o que penso.
Sem imagem de perfil

De Soraia sampaio a 18.06.2013 às 22:57

muito bom, saber sobre a hiperventilação,pois sinto todos este sintomas e os medicos nunca conseguiram diagnosticar,o mas ruim e quando vejo coisas que não existe,mas isso me ajudou muito,obrigada!
Sem imagem de perfil

De carlos a 31.03.2014 às 11:41

eu queria expor o meu caso acho que neste site vou ser correspondido e assim eu desde pequeno sofro de stresss e um stress que me faz tremer as maos por exemplo em apresentaçoes nestes ultimos anos tem dado mais no comewr em segurar um garfo em segurar um copo pegar no pires com a chevena de cafe, a tempos pesquisei na net beneficios k poderiam controlar isso e o consumir alcool acalma um pouco, mas n e soluçao tomo uns comprimidos inderal mas so quando preciso no fundo eu queria um psicologo que me cura se nao me da vontade de viver como sou
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.06.2018 às 16:58

Procure ajuda profissional. Sim, um psicólogo, e provavelmente um psiquiatra (seu psicólogo vai detectar isso). Minha psicóloga usa uma técnica chamada EMDR. É muito eficaz pois é pontual. Vc vai em cima do q te traz mais desconforto e sofrimento. Assim, não é preciso ficar anos em terapia. Mas, vc tem q estar aberto, do contrário, nenhum método funcionará. Abraços
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.03.2018 às 22:54

Subscrevo o comentário.

Tenho imensa falta de ar, e o meu abdomen esta constantemente inchadissimo! Sinto me fraca e com dificuldade em respirar. Este processo não é facil mudar :(
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.03.2020 às 14:43

Eu também tô asim em dificuldade de respira e muito ruim
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2020 às 18:12

Eu tbm me sinto sem vontade de viver
Sem imagem de perfil

De Leonardo marcel a 06.07.2014 às 11:25

Olá, gostei muito da explanação. e dai queria fazer uma pergunta, pedir uma sugestão de vocês , como evitar essas ansiedades com métodos práticos (se é que existem) , alguns disseram de respirar dentro de um saco, outros falam de meditação. O que pra voces serveria para um lutador, conseguir entrar no ring e não deixar a ansiedade atrapalhar o que vem treinando a muito tempo.
Sem imagem de perfil

De MYRIAN BACHMANN GASTAO DE OLIVEIRA a 21.06.2019 às 23:59

Sou Myrian
sofro com esta hiperventilacao constantemente, fico angustiada e incomodo as pessoas que estao ao meu lado Chego a me sentir descriminada e quanto mais quero parar mais eu fico a respirar e me falta ar com a sensação que não consigo encher o pulmão. Tambem me acordo bem e na atividade do dia volta tudo.
Consigo melhorar um pouco me deitando e fazendo exercicio respiratorio
Como vocês padeço com este problema
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.12.2019 às 21:54

😔 eu também tenho esse problema des dos meus 12 anos.
hoje com 35 não aguento mais.
O pior é q eu fico a pensar, e quando eu ficar velha? Ai vou morrer né 😅
Pq tem oras q o ar não entra parece vai me dando um suador parece q vou dar um treco.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.12.2019 às 00:44

Eu tbm sofro desde os 11 anos, e agora com 33 anos comecei a fazer acompanhamento com psiquiatra e psicóloga. Descobri que estou no espectro autista, tenho síndrome de Asperger. E parte da ansiedade e todas as crises de pânico fazem parte. Inclusive a hiperventilação.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2020 às 18:14

Agora vc concegui viver melhor
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.01.2020 às 17:52

Olá também sinto isso muito ruim só Deus pra nós ajudar uma luta todos os dia só melhoro quando durmo.. É Vc como está
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2020 às 18:16

Eu tbm 😭😭😭8491126382 vamos conversa poder ser importante ê bom p gente
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.06.2020 às 00:20

Também sinto essa necessidade de respirar profundamente e o meu estômago fica alto.
Eu queria muito uma ajuda.
Por favor alguém me ajude!
Obrigada
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.09.2020 às 10:33

Eu também tenho isso anos Vc disse.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.12.2020 às 00:45

Eu tbem sofro com a hiperventilação faz um ano. Acordo bem, e nas atividades do dia a dia a falta de ar aparece. Já fui em vários médicos, cardio, pneumo, otorrino, e nada físico. Mto difícil conviver com isso.
Sem imagem de perfil

De Joana a 01.12.2014 às 21:29

Boa tarde,

Muito obrigada pelas informaçoes. O que me tem passado é que tive alguns episodios de ataques de panico. Depois de entender o que se passava, estes reduziram de intensidade mas comecei a estar contantemente consciente da minha respiraçao, a tomar atençao aos sintomas do corpo... E muitas vezes terminava tendo sintomas de estar a hiperventilar (Normalmente formigueiros nas maos e nos braços). Como posso evitar estes sintomas? Muito obrigada.
Sem imagem de perfil

De gilberto a 04.12.2014 às 09:45

Eu quero agradecer ao seu diagnostico pois foi relatado aqui a minha crise de panico, são tantos arrotos incontroláveis e um sufuco
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.04.2020 às 05:13

Eu também estou assim
Sem imagem de perfil

De edson a 05.12.2014 às 23:31

olá olha tenho isso a muito tempo tive uma sindrome do panico a uns 10 anos atras tomei anafranil e olcadil juntos passou o pânico depois comecei a usar estimulantes como vitassai stress natusgerin vitamina isso começou a me fazer mal então resolvi parar e tomei em seguida olcadil aí depois de uma semana mais ou menos comecei exatamente com os sintomas descritos acima a 10 anos atrás um médico me receitou fluoxetina quando tomei passou tudo tomei só uma semana depois que parei de tomar voltou tudo de novo aí não tomei mais fiquei sentindo isso todos os dias fui tomando olcadil durante 10 anos o que aliviava um pouco recentemente voltei a tomar fluoxetina depois de 10 anos e não adiantou mais talvez de tantos olcadil que eu tomei tinha 31 anos agora tenho 41 anos e vem piorando a sensação de ficar puxando ar toda hora tomo olcadil ainda o que alivia alguma coisa 5 mg mais pra dormir o que é difícil o engraçado é que quando durmo não acordo uma vez na noite durmo direto e quando acordo acordo me sentindo melhor o ar entrando melhor mas é só passar um pouquinho e volta tudo de novo durante o dia o melhor momento pra mim é quando estou dormindo.Acho que não da pra identificar isso num exame e tem piorado se vocês souberem de um especialista que possa entender qual especialista eu procuro que entenda disso o que eu sinto como vocês entendem pelas explicações que vocês deram provavelmente um medicamento possa me ajudar as unicas coisas que tomei foi fluoxetina e olcadil nunca tomei algo diferente disso as vezes acho que estou com uma doença grave e não consigo identificar fico tirando raio xis do torax pra ver se ve algo poderia estar fazendo uma tomografia sei lá mas tem que ter uma explicação o porque disso as vezes estou calmo totalmente calmo e estou sentindo isso se tenho ansiedade e fico ansioso aí piora mais fico tomando olcadil no momento pra me ajudar um pouco mas pode ser o remédio errado se puderem me dar alguma orientação eu agradeço.Desde já espero do fundo do coração e peço a DEUS que os que estão sentindo isso e que descrevem aqui no forum sejam curados pelo poder de DEUS todos aqui deste forum pois todos sabem que não é fácil que DEUS ajude cada um de vocês assim como também peço por mim.Esta escrito que no final dos tempos aparecerão doenças desconhecidas nas pessoas e estamos sem dúvidas vivendo isso mas de forma alguma uma doença dessas atingirá um servo de DEUS por isso eu peço por todos aqui e por mim porque para DEUS nada é impossível.Que DEUS abençoe vocês que tem procurado ajudar neste forum pessoas que estão passando por estes problemas se for de coração como vejo que é sem dúvida é um ato de caridade e amor ao próximo muito grande continuem assim.Se puderem responder pra mim esta minha humilde descrição do que estou passando eu agradeço.obrigado
Sem imagem de perfil

De Alane Lira a 28.04.2017 às 16:34

Me sinto exatamente assim fqz 3 meses já. E sinto uma dor horrível nas costas, ja fiz varios exames e não acusa nada.
Sem imagem de perfil

De Wave a 19.08.2017 às 02:16

me sinto assim sempre.. puxo o ar, a hora q me sinto bm é quando estou dormindo, sinto meus pensamentos pesados
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.06.2018 às 21:03

Amém 🙏🏻
Perfil Facebook

De De Rezende Etr Eversom a 13.07.2018 às 19:14

Tenha fé Jesus vai te curar ele é Nossa remédio
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.11.2018 às 00:18

Parceiro tbm cinto isso , pode meu número é 18996243049
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.12.2018 às 23:00

Sinto esses mesmos sintomas que vc. Quando eu durmo passa. Eu acordo bem. Mais passa um pouco eu já começo a puxar o ar. Vc encontrou ajuda?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.09.2019 às 02:31

Sinto as msm coisa que vc...è dificil mais vamos ter calma e fè que tudo da certo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 21:50

Eu sinto as mesmas coisas e orrivel tar puxando o ar todo estante minda uma sençaçao de pânico medo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.06.2020 às 16:20

Conseguiu solução?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.07.2020 às 03:50

Eu sinto e muitas melhoro usando uma técnica de respiração , primeiro vc inspira e segura o ar aí vai soltando devagar depois você solta os músculos e tenta não pensar em nada, depois inspira fundo e vai soltando o ar devagar conte até 10 , vai fazendo isso várias vezes, só que tem que ser devagar, eu melhoro quando faço isso
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.08.2020 às 20:08

🙏🙏
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2020 às 02:36

eu estou do mesmo geito tem hora que mim bate um desespero sinto muita dores nas costa mim ajudem ja não aguento mais essa sençaçao
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2020 às 02:45

83998106890 mim chama no whats mi. fala se vc ta melhor pq eu ja não aguento mais essas sençaçoes e im suportavel mim ajudem
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.11.2020 às 01:19

Tbm tenho isso, o que melhora é fazer a respiração de diafragma e difícil no início mas derrepente vc vê que passou. Vc respira pelo nariz e solta lentamente pela boca, enchendo o abdomem. Tenta se conseguir da o maior alívio uma psicóloga quem me ensinou a fazer várias vezes por dia.
Sem imagem de perfil

De Katia a 10.03.2015 às 01:14

Tenho 52 anos e tive síndrome do pânico aos 30 anos. Desde então vigio minha respiração e às vezes, seguido de estufamento, fico com dificuldades de respirar. Daí fico tentando arrotar para descomprimir o pulmão. Gente é uma sensação horrorosa. Me ajudem a descobrir alguma coisa que cura isso.
Sem imagem de perfil

De Adriana a 17.03.2015 às 19:39

Também vigio o tempo todo e arroto para aliviar se descobri algo me passe que se eu descobri tb te aviso,
Sem imagem de perfil

De Janice a 18.03.2016 às 23:33

Olá!
Me encontro nessa situação atual, e engolir ar e todos os outros sintomas gerados por esse ar..Vocês descobriram algo que ajudou?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.02.2019 às 01:16

Sou Mirian..e estou agora com estes sintomas...e pior a taquicardia...medo...mas vai passar...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.03.2019 às 21:59

Olá tenho esses mesmo sintomas,Sufoco, arrotos pra ver se melhora e horrível, Você conseguiu solucionar l?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.09.2019 às 02:32

Msm coisa que eu..dificil demais
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.09.2020 às 11:23

no meu caso creio que foi causado por alguns traumas que passei e que om que finalmente encontri esses comentários pois pensei que estava enfartando ,a minha pressão sobe tem alem da maioria dos sintomas que vcs descreveram o pior é sem dúvidas a falta de ar enfim a sensação de desmaio tem é horrível,mas é um alívio saber o que causa tudo isso,no meu caso fazer exercícios físicos ajuda a respirar melhor e simplesmente conversar com alguém tbem isso me faz pensar que podemos vencer esse prolema ...enfim as e melhoras a todods vcs e muito origado por expressarem o que sentem ,isso me ajudou muito .
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.09.2020 às 11:26

o meu teclado esta com problema na tecla b ,esqueci de conferir antes de postar me desculpem..
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.07.2020 às 03:44

Eu sinto isso, muitas vezes melhoro quando, eu solto os músculos, tento pensar em nada, daí inspiro profundente, seguro e vou soltando o ar devagar contando até 10 lembre- se devagar, concentre-se neste tipo de respiração vai notar melhoras assim como eu notei
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.09.2020 às 08:54

Meu dia é bom dormindo ou quando arroto que dá um alívio momentâneo. Caso o contrário é a agonia da hiperventilação que faz até perder minha concentração !
Cabeça pesada e muitas dúvidas :(
Dúvidas :
Problema no pulmão ?
Diafragma ?
Problemas no estômago ?
Rinite e sinusite ?
Respirar pela Boca ?
Problema Cardíaco ? ( Só de sentar na mesa com braço escorado e certo que vai formigar )
Sensação de flutuar e horrivel, ter que fazer as coisas em câmera lenta .. Da até medo de esbarrar nas coisas ou derrubar um copo !
Fora quando todo mundo come 5 pedaços de pizza sorrindo e como 2 pedaços e parece que comi a pizza sozinho :(
Fisgadas nas costas fina ? Vem e volta ? Na altura do pulmão e coração ? Já dá um Pânico..
Coração as vezes acelera, por vezes batidas irregulares né ... Vou parar de falar, pois são muitos os sintomas do nosso dia ...
Deus abençoe
(11) 93094-6055
Seguem meu contato pra nos ajudarmos
Sem imagem de perfil

De Ju a 15.04.2015 às 10:14

Bom dia!
Estava a pesquisar na net sobre dor no peito e vim aqui parar. É um artigo muito interessante e últil.

A hiperventilação pode ser uma consequência da asma induzida pelo esforço? Ou do exercício físico?
E a dor no peito pode durar horas?

Agradeço a vossa ajuda.

Comentar post


Pág. 1/5



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D