Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Hiperventilação - sintoma ansioso

por oficinadepsicologia, em 24.01.10

 

Autora: Madalena Lobo

Psicóloga Clínica

 

A hiperventilação corresponde a respirar mais depressa e mais superficialmente do que aquilo que o corpo precisa. Os efeitos deste acto são, habitualmente, desagradáveis – talvez uma forma de a Natureza nos dizer para voltarmos a repor o equilíbrio.

 

 

A hiperventilação pode ser crónica ou pontual; no primeiro caso é mais difícil de detectar e o padrão de respiração exige mais paciência para ser modificado. Quando é pontual, as consequências, ou seja, os sintomas, tornam-se subitamente mais visíveis para o próprio e, portanto, resultam mais assustadores.

 

 

Quando a hiperventilação é consequência da ansiedade é fácil perceber porque surge: se estivermos perante uma ameaça importa fugir ou lutar. Para qualquer uma destas acções precisamos de um extra de oxigénio, por isso, quando o cérebro (mais concretamente a amígdala) detecta uma potencial fonte de perigo, transmite imediatamente a ordem para começarmos a tratar da questão do oxigénio, isto é, para hiperventilarmos.

 

 

 

Esta respiração rápida resulta num equilíbrio anormal de dióxido de carbono e oxigénio no sangue. Ao diminuir a quantidade de dióxido de carbono, o sangue torna-se básico (isto é, com mais base do que ácido). Dito de outra forma o equilíbrio de cálcio e potássio nas membranas celulares é modificado, o que produz funções nervosas e musculares deficitárias. Por isso, se estava a pensar que os sintomas que tem não podem derivar de uma coisa tão simples como respirar mais do que a conta, já deve ter uma ideia de que, ao fazê-lo, põe em marcha um processo fisiológico complexo que vai afectar muitas funções corporais.

 


Sintomas típicos da hiperventilação

 

  1. “Engolir ar” é, muitas vezes, uma consequência da hiperventilação. Como o estômago não foi desenhado para digerir ar (enfim, esse é mais o departamento dos pulmões), de uma forma prática, o que pode acontecer é:

·        Flatulência

·        Inchaço abdominal

·        Arrotos

·        Dores de estômago

    1. A maior passagem de ar pela boca pode criar secura na boca

  1. A hiperventilação causa algumas alterações químicas no organismo, nomeadamente, provoca um decréscimo de dióxido de carbono no sangue. Isto, por sua vez, reduz o fluxo sanguíneo ao cérebro, o que pode causar:

·        Fraqueza

·        Sensação de desmaio ou desmaio

·        Tonturas

·        Confusão mental

·        Agitação

·        Sensação de estar fora do seu corpo

·        Ver imagens de coisas que não estão presentes

·        Sensação de que não se consegue respirar

  1. A hiperventilação também pode provocar uma queda nos níveis de cálcio no sangue, o que pode causar:

·        Dormência e formigueiro (normalmente nos braços e à volta da boca)

·        Espasmos ou caimbras nas mãos e nos pés

·        Latejar dos músculos

  1. Quando se hiperventila, os músculos expandem mais do que o normal o que, sem que se tenha consciência disso, faz com que os músculos do peito expandam, para que a caixa toráxica acomode a maior dimensão dos pulmões. É este trabalho muscular adicional que cria a sensação de respiração ofegante e dificulta que se consiga uma inspiração funda porque os músculos do peito se cansam, tal como as pernas se cansam depois de uma boa corrida. Os níveis mais baixos de dióxido de carbono no sangue podem provocar o estreitamento temporário das vias aéreas o que cria um som sibilante ao respirar, característico das pessoas asmáticas. Resumindo, a hiperventilação pode criar:

·        Dores no peito

·        Respiração ofegante ou sensação de sufoco

Som sibilante ao respirar

 

 

publicado às 21:41


103 comentários

Sem imagem de perfil

De edson a 05.12.2014 às 23:31

olá olha tenho isso a muito tempo tive uma sindrome do panico a uns 10 anos atras tomei anafranil e olcadil juntos passou o pânico depois comecei a usar estimulantes como vitassai stress natusgerin vitamina isso começou a me fazer mal então resolvi parar e tomei em seguida olcadil aí depois de uma semana mais ou menos comecei exatamente com os sintomas descritos acima a 10 anos atrás um médico me receitou fluoxetina quando tomei passou tudo tomei só uma semana depois que parei de tomar voltou tudo de novo aí não tomei mais fiquei sentindo isso todos os dias fui tomando olcadil durante 10 anos o que aliviava um pouco recentemente voltei a tomar fluoxetina depois de 10 anos e não adiantou mais talvez de tantos olcadil que eu tomei tinha 31 anos agora tenho 41 anos e vem piorando a sensação de ficar puxando ar toda hora tomo olcadil ainda o que alivia alguma coisa 5 mg mais pra dormir o que é difícil o engraçado é que quando durmo não acordo uma vez na noite durmo direto e quando acordo acordo me sentindo melhor o ar entrando melhor mas é só passar um pouquinho e volta tudo de novo durante o dia o melhor momento pra mim é quando estou dormindo.Acho que não da pra identificar isso num exame e tem piorado se vocês souberem de um especialista que possa entender qual especialista eu procuro que entenda disso o que eu sinto como vocês entendem pelas explicações que vocês deram provavelmente um medicamento possa me ajudar as unicas coisas que tomei foi fluoxetina e olcadil nunca tomei algo diferente disso as vezes acho que estou com uma doença grave e não consigo identificar fico tirando raio xis do torax pra ver se ve algo poderia estar fazendo uma tomografia sei lá mas tem que ter uma explicação o porque disso as vezes estou calmo totalmente calmo e estou sentindo isso se tenho ansiedade e fico ansioso aí piora mais fico tomando olcadil no momento pra me ajudar um pouco mas pode ser o remédio errado se puderem me dar alguma orientação eu agradeço.Desde já espero do fundo do coração e peço a DEUS que os que estão sentindo isso e que descrevem aqui no forum sejam curados pelo poder de DEUS todos aqui deste forum pois todos sabem que não é fácil que DEUS ajude cada um de vocês assim como também peço por mim.Esta escrito que no final dos tempos aparecerão doenças desconhecidas nas pessoas e estamos sem dúvidas vivendo isso mas de forma alguma uma doença dessas atingirá um servo de DEUS por isso eu peço por todos aqui e por mim porque para DEUS nada é impossível.Que DEUS abençoe vocês que tem procurado ajudar neste forum pessoas que estão passando por estes problemas se for de coração como vejo que é sem dúvida é um ato de caridade e amor ao próximo muito grande continuem assim.Se puderem responder pra mim esta minha humilde descrição do que estou passando eu agradeço.obrigado
Sem imagem de perfil

De Alane Lira a 28.04.2017 às 16:34

Me sinto exatamente assim fqz 3 meses já. E sinto uma dor horrível nas costas, ja fiz varios exames e não acusa nada.
Sem imagem de perfil

De Wave a 19.08.2017 às 02:16

me sinto assim sempre.. puxo o ar, a hora q me sinto bm é quando estou dormindo, sinto meus pensamentos pesados
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.06.2018 às 21:03

Amém 🙏🏻
Perfil Facebook

De De Rezende Etr Eversom a 13.07.2018 às 19:14

Tenha fé Jesus vai te curar ele é Nossa remédio
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.11.2018 às 00:18

Parceiro tbm cinto isso , pode meu número é 18996243049
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.12.2018 às 23:00

Sinto esses mesmos sintomas que vc. Quando eu durmo passa. Eu acordo bem. Mais passa um pouco eu já começo a puxar o ar. Vc encontrou ajuda?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.09.2019 às 02:31

Sinto as msm coisa que vc...è dificil mais vamos ter calma e fè que tudo da certo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2020 às 21:50

Eu sinto as mesmas coisas e orrivel tar puxando o ar todo estante minda uma sençaçao de pânico medo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.06.2020 às 16:20

Conseguiu solução?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.07.2020 às 03:50

Eu sinto e muitas melhoro usando uma técnica de respiração , primeiro vc inspira e segura o ar aí vai soltando devagar depois você solta os músculos e tenta não pensar em nada, depois inspira fundo e vai soltando o ar devagar conte até 10 , vai fazendo isso várias vezes, só que tem que ser devagar, eu melhoro quando faço isso
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.08.2020 às 20:08

🙏🙏
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2020 às 02:36

eu estou do mesmo geito tem hora que mim bate um desespero sinto muita dores nas costa mim ajudem ja não aguento mais essa sençaçao
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.10.2020 às 02:45

83998106890 mim chama no whats mi. fala se vc ta melhor pq eu ja não aguento mais essas sençaçoes e im suportavel mim ajudem
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.11.2020 às 01:19

Tbm tenho isso, o que melhora é fazer a respiração de diafragma e difícil no início mas derrepente vc vê que passou. Vc respira pelo nariz e solta lentamente pela boca, enchendo o abdomem. Tenta se conseguir da o maior alívio uma psicóloga quem me ensinou a fazer várias vezes por dia.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D