Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Susanne Diffley
Hipnoterapeuta Clínica
Agora com a chegada da bem-vinda Primavera, sentimos aquela vontade de limpar e arejar as nossas casas, gavetas e armários. Abrimos as nossas janelas logo de manhã para deixar entrar os raios de sol luminoso, dar cor e luz ao nosso quarto de dormir. Até parece que “ganhamos uma nova alma”, com todo este esplendor….
Mas será que é mesmo assim que você se sente nesta Primavera?
A realidade está esbanjada nas caras das pessoas que todas as manhãs apanham os transportes públicos (quando os conseguem apanhar porque não há greve), e vão mais um dia para o seu emprego (sortudos aqueles que ainda o têm), para regressar a casa ao fim do dia e ouvir as Noticias no Telejornal, que nos relembra diariamente do pesadelo que implica a mais famosa palavra portuguesa (crise). Automaticamente, imaginamos e antecipamos todas as preocupações e privações que prometem durar e perdurar.
Mas será que a nossa realidade interior tem que ser mesmo assim?
Não menosprezando a gravidade da situação actual, sugiro que hoje à noite apague a televisão e faça algo que lhe dê prazer. Quando foi a ultima vez que tirou uns minutos para si e leu uma passagem do seu livro favorito? Qual foi a ultima vez que ouviu a sua musica preferida? Qual foi a ultima vez que falou ao telefone com o seu melhor amigo (a)?
Nesta azáfama que é a vida, temos tendência a esquecermo-nos das pequeninas coisas, que podem ser os verdadeiros raios de luz na nossa existência rotineira. Nesta Primavera - que diga-se, é das Estações do Ano mais bonitas – ao contrário de arejarmos só as nossas casas, porque não fazer o mesmo às nossas mentes?
Na Primavera, as plantas crescem mais fortes e bonitas, os pássaros cantam mais alto e as crianças gritam e correm com mais alegria. É o renascimento depois da hibernação do Inverno. É a renovação da alma!
Não deixemos que a crise nos tire o prazer dos pequenos (grandes) momentos da vida!
Para finalizar, gostaria de sugerir um pequeno exercício de Hipnose Clínica. Este tipo de exercício de visualização criativa, vai ajudá-lo a relaxar e a abstrair-se do mundo exterior, e por uns momentos, criar no seu mundo interior um “cantinho” de calma e sossego, que poderá aceder mentalmente sempre que necessário.
Coloque o seu corpo numa posição confortável, sentado ou deitado, e certifique-se de que não será incomodado nos próximos 15 minutos. Por favor, nunca faça este tipo de exercício quando estiver ocupado com outras tarefas ou ao volante do seu carro.
“E agora…permita que os seus olhos se fechem…suavemente…sinta o conforto nas suas pálpebras…relaxe os músculos dos seus olhos….à volta dos seus olhos…repare como os seus olhos estão confortavelmente fechados…confortavelmente fechados…muito relaxados…Gostaria que imaginasse que essa sensação de relaxamento…começa agora a espalhar-se por todos os músculos do seu corpo…sinta o conforto…o relaxamento cada vez mais profundo…em todo o seu corpo…mais leve…mais calmo…
“…gostaria que imaginasse um lugar muito especial…pode ser um lugar imaginário ou real…um lugar que tenha visitado e lhe traga memorias muito agradáveis…ou um lugar que lhe surge espontaneamente na sua mente…e lhe transmite sensações de grande bem-estar e conforto…não sei qual vai ser o seu lugar favorito de relaxamento…mas peço-lhe que se transporte mentalmente para este lugar…imaginário ou real…e que sinta vivamente cada sensação…que este lugar lhe transmite…sinta os sons…os cheiros…repare nas cores...nas texturas…sinta a temperatura do ar…você está lá agora…imagine vivamente este lugar…Agora, intensifique as sensações que este lugar lhe transmite…”
Diga a si próprio três vezes a seguinte frase:
“ Dia após dia, sinto-me melhor, e cada vez melhor, sob todos os pontos de vista”
“Respire fundo…Conte mentalmente de um a cinco e abra novamente os olhos”.
Saudações Hipnóticas