Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Isabel Policarpo
Psicóloga Clínica
O método utilizado na tentativa de suicídio, pode ser um indicador importante do risco associado a subsequentes tentativas de suicídio?
O suicidio é uma das causas mais comuns de morte entre aqueles que têm entre 15 e 44 anos.
Os estudos têm demonstrado que as pessoas que previamente atentaram contra a sua vida, apresentam um risco acrescido de cometer de suicídio à posteriori. A presença de perturbações psíquicas e abuso de substâncias, afiguram-se igualmente como outros factores de risco conhecidos.
No presente estudo seguiram-se pessoas que já tinham feito tentativas de suicídio usando diferentes métodos e verificou-se que o risco de ser bem sucedido no suicídio é particularmente elevado junto daqueles que anteriormente o tentaram através de enforcamento, afogamento ou saltar de um local alto. Por exemplo, a ocorrência de suicídio é seis vezes maior após uma tentativa por enforcamento, e quatro vezes maior após uma tentativa por afogamento, do que após uma tentativa por envenenamento, que é aliás o método mais comum.
Estes resultados podem ser úteis na avaliação imediata de risco após uma tentativa de suicídio.