Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autora: Inês Mota
Psicóloga Clínica
Se é pai ou mãe de filhos adolescentes, é natural que os conflitos se evidenciem e que tragam com eles as discussões, mas se tem como objectivo reduzir o volume estridente normalmente presente nas conversas em Alta Voz com os seus filhos adolescentes, mantenha presente os seguintes tópicos:
- Lembre-se que pertencem a gerações diferentes (com diferentes ideais e por isso diferentes ideias). Lembre-se que as gerações dependem umas das outras. Converse com o seu filho sobre essa continuidade e sobre as mudanças, criando assim mais pontes e não aumentando o fosso entre gerações.
-Ouça o que os media comunicam sobre a adolescência, preocupe-se q.b. mas não generalize: Quando falar com o seu filho mantenha presente a sua “ fotografia” real e não a imagem da “marca adolescência”.
- Aproxime-se do seu filho com disponibilidade genuína para ouvir as suas histórias, os seus pensamentos e sentimentos muito provavelmente confusos.
- Esteja com ele na procura de uma maior coerência para os seus pensamentos e sentimentos, e resista à tentação de impor, julgar ou recriminar pois isso conduzirá ao afastamento do seu filho e perderá assim a oportunidade de o ajudar a ver com maior nitidez “o caminho”.
- Tente encontrar formas alternativas de educar, sempre mais adaptadas às situações, não repita a forma como o educaram se não estiver a funcionar com o seu filho.
- Tente perceber se têm discussões repetidas: se sim e se já sabe como começam e acabam, e a solução passa então por fazer diferente, ex: se costumam discutir antes do jantar experimentem após o jantar, se costumam discutir na cozinha experimentem na sala, se normalmente é a sós, falem com a família reunida…
- Tente clarificar regras e limites, procure que sejam percebidas e cumpridas mas esteja disponível para negociar.