Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Ateliê “Reis e Rainhas”
Crianças dos (6-10 anos de idade) e respectivos Pais
Dia 4 de Junho 2011 (17h30 às 19h00) – Av. Paris, nº 4, 5º andar - Lisboa
Muitas vezes os pais no dia-a-dia, não têm tempo para estarem e brincarem com a criança. Encaram a brincadeira com um carácter desvalorizativo como se fosse algo improdutivo e trivial. No entanto é necessário encararmos a brincadeira de outra forma, porque brincar é benéfico para a criança pois proporciona-lhe a oportunidade para aprenderem quem são, o que podem fazer e como se podem relacionar com o mundo que as rodeia.
A brincadeira contribui para criarem uma relação mais próxima e laços afectivos mais fortes com a família, promovendo um aumento da sua auto-estima, permitindo explorar a criatividade, ensina-as a falar sobre os seus sentimentos, pensamentos, etc. Por outro lado, ajuda-as nas competências sociais, ensinando-as a saberem esperar pela sua vez, a partilharem, e a serem sensíveis aos sentimentos dos outros.
Neste ateliê oferecemos algumas sugestões aos pais sobre como brincarem com os seus filhos, evitando algumas tendências comuns para dominarem a brincadeira e de fazerem com que a criança se aborreça. Utilizaremos formas para estimular as competências cognitivas, e criativas e sociais da criança através do brincar.
Será realizado um jogo num tapete mágico, onde se pede a cada uma das crianças e respectivos pais, que lancem um dado gigante. De acordo com os números obtidos cada criança avança o número de casas assinalado. Se calharem nos quadrados marcados terão que desempenhar determinadas tarefas de interacção pré-definidas.
Será um espaço de partilha para ambos, onde irão levar sugestões para casa.
Data Limite de Inscrições – 3 de Junho 2011 – contacto@oficinadepsicologia.com
Custo: 20€ por agregado familiar
Número de Inscrições Limitado