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Dicas para deixar de fumar

por oficinadepsicologia, em 19.07.11

Autora: Catarina Castro

Psicóloga Clínica

www.oficinadepsicologia.com

 

 

Catarina Castro

1. Assuma um compromisso

Diga em voz alta que vai deixar de fumar e partilhe com familiares e amigos a sua decisão.

 

2. Estabeleça um plano

Escreva numa folha o que vai fazer quando surgir o impulso para fumar (actividades que goste) e coloque-a num sitio bem visível (em casa ou no trabalho). Esteja completamente preparado!

 

3. Saiba quais são as suas motivações

Porque é que quer deixar de fumar? Pelos seus filhos? Pela sua saúde? Para poupar dinheiro?

Faça uma lista com os motivos que o levam a querer deixar de fumar e lembre-se deles quando surgir o impulso.

 

4. Conheça-se melhor

Perceba se é mais fácil para si deixar de fumar de repente ou se é preferível ir reduzindo o numero de cigarros que fuma.

 

5. Marque uma data

Marque no calendário o dia em que vai deixar de fumar. Nesse dia ponha todos os cigarros no lixo. É importante não ter nenhuma tentação perto de si.

 

 

6. Não se engane a si próprio

Determine desde o inicio que não vai voltar a fumar, nem uma única passa. Pois uma passa vai levar à segunda, que por sua vez vai levar a um cigarro inteiro, que vai levar a outro.

Não se iluda! Uma simples passa pode provocar uma recaída!

 

7. Atrase o desejo de fumar!

Distrai-se. Não ceda! Espere e faça alguma coisa que lhe dê prazer. Telefone a um amigo ou alguém que o apoia na sua decisão ou inspire e expire 5 vezes.

 

8. Mude as suas estratégias para lidar com o stress

Se estiver ansioso, triste ou irritado em vez de acender um cigarro vá apanhar ar fresco, fazer desporto, ouvir musica ou tomar um banho quente.

 

9. Mastigue pastilhas elásticas ou rebuçados

Ajuda a que não tenha tanta vontade de fumar mas atenção ao açúcar. Ocupe as mãos com uma caneta ou uma bola anti-stress.

 

10. Evite lugares onde fumar é quase obrigatório

Numa fase inicial, evite bares, discotecas, bebidas alcoólicas e café.

 

 

11. Tenha pensamento positivo

A 1ª semana sem fumar de facto pode ser difícil mas em compensação a 2ª será mais fácil. O impulso para fumar será cada vez menos frequente e menos forte mas quando surgir ou se surgir não se esqueça das suas motivações e principalmente de tudo aquilo que já conseguiu conquistar.

 

12. Se tiver uma recaída não está tudo perdido

Não significa que não é capaz ou que não consegue ser bem sucedido.

Identifique os seus erros, quais os maiores obstáculos e como pode ultrapassa-los na próxima tentativa mas não espere muito tempo para voltar a tentar.

Estabeleça um novo compromisso e metas a atingir.

 

publicado às 10:36


1 comentário

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De jaqueline a 04.10.2013 às 13:02

o ser humano é capaz de qualquer coisa começo hoje e tenho comigo \'não preciso do cigarro\' e me desejem boa sorte!

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