Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este consultório da Oficina de Psicologia tem por objectivo apoiá-lo(a) nas suas questões sobre saúde mental, da forma mais directa possível. Coloque-nos as suas dúvidas e questões sobre aquilo que se passa consigo.
Autor: António Norton
Psicólogo Clínico
O que leva a amizade a ser um factor de protecção da saúde mental? Qual é verdadeiramente a importância de termos amigos?
Os amigos funcionam como catalisadores dos nossos recursos emocionais. Se não tivéssemos amigos entraríamos em estados de saturação emocional. As nossas emoções precisam de ser renovadas e essa renovação dá-se quando encontramos pessoas com quem criamos laços de afinidade, intimidade e cumplicidade, com quem vivemos várias experiências e partilhámos vários momentos. Quando vemos essas pessoas, rapidamente acedemos quase instantaneamente a esse mundo de memórias e essas memórias remetem-nos para determinados estados emocionais que renovam e reciclam outras emoções já saturadas.
Vou me procurar explicar de uma forma mais coerente e clara:
Na nossa vida somos alvos de várias situações que alteram os nossos estados emocionais e conduzem a estados de ansiedade mais ou menos moderados, a estados de stress, de instabilidade emocional.
Por vezes vivemos em relações familiares e conjugais onde existem elevados níveis de saturação, discussões contínuas que conduzem a sintomas depressivos.
Os amigos muitas vezes são a "lufada de ar fresco" que nos permite voltar a respirar e a reencontrarmo-nos. Quando estamos com amigos revisitamos e reencontramos memórias de bons momentos passados e imediatamente entramos e mudamos o nosso estado emocional, a nossa tensão fica mais leve, o sorriso volta, as brincadeiras, a boa disposição, o humor e a energia.
A amizade tem algo de absolutamente fundamental para a sensação de liberdade que promove: Um verdadeiro amigo nada nos cobra, nada exige de nós, não temos de lhe dar nada, não lhe devemos nada, não há condicionalismos. Os verdadeiros amigos não ficam chateados ou amuados se não podemos estar com eles. Os verdadeiros amigos compreendem tal e respeitam as nossas escolhas e a nossa liberdade.
Este espaço de aceitação é altamente propicio a permitir justamente a renovação emocional.
A familia e a relação conjugal, muitas vezes são espaços de alguma pressão e de alguma exigência: Ser um bom marido/mulher/pai/mãe/filho/filha, esta pressão não deverá existir nas relações de amizade. A amizade deverá ser assim um espaço de liberdade e de aceitação.
A amizade além de um espaço de renovação emocional é muitas vezes um espaço de renovação de redes sociais.
Quantos casais formaram-se a partir de amigos "casamenteiros"?
Amigos conhecem amigos que conhecem amigos e assim é possível alargar redes sociais que por vezes entram em saturação e precisam de alguma novidade.
O espaço de liberdade proporcionado pela amizade permite que se troquem confidencialidades que por vezes não se trocam com mais ninguém, o que é altamente salutar.
Por todos estes motivos os amigos são algo precioso! Deverão ser estimados, acarinhados e amados.
Viva a amizade e cultive as suas amizades!
Agora existem redes móveis que permitem por um valor praticamente irrisório mandar sms e falar, existem redes sociais e outros veículos.
Celebre a amizade! Reúna os amigos e peça para eles trazerem outros amigos que nem sequer conhece! Assim nascem novas amizades e a novidade é algo altamente estimulante do ponto de vista psicológico!
Seja amigo de si e cultive as suas amizades!